PFL x Bellator: histórico evento acontece neste sábado com brasileiros em destaque; siga ao vivo

Renan Problema, Bruno Cappelozza e Thiago Marreta representam o Brasil no PFL x Bellator, enquanto Patrício Pitbull deixa o card

PFL x Bellator: histórico evento acontece neste sábado com brasileiros em destaque; siga ao vivo

Renan Problema e Ryan Bader fazem a luta principal do PFL x Bellator, neste sábado (Foto: Divulgação/PFL)

Neste sábado (24), na cidade Riyadh, na Arábia Saudita, acontece o evento histórico evento PFL x Bellator, com destaque para duas disputas de cinturão nas lutas principais, onde haverá o encontro entre campeões de cada organização. Inicialmente anunciado com quatro disputas nesse modelo, o card sofreu as baixas de Magomed Magomedkerimov e Jesus Pinedo, campeões peso-meio-médio e pena, respectivamente. O show deste sábado marca a nova era da organização americana após a compra do Bellator, que aconteceu no final de 2023, e a primeira experiência dos lutadores – antes comandados por Scott Coker – se apresentando na PFL, que se consolida como a segunda maior organização de MMA do mundo.

Na luta principal do evento PFL x Bellator, o brasileiro Renan “Problema”, campeão peso-pesado da PFL em 2023, enfrentará Ryan Bader, campeão peso-pesado do Bellator. Já no co-main event, Impa Kasanganay campeão dos meio-pesados da PFL em 2023, terá pela frente Johnny Eblen, campeão peso-médio do Bellator, em duelo na categoria até 84kg. O card ainda conta com o duelo entre Bruno Cappelozza e o campeão dos meio-pesados do Bellator, Vadim Nemkov, na categoria até 120kg, e o combate entre os veteranos Thiago Marreta e Yoel Romero.

Renan Problema e Ryan Bader se enfrentam na luta principal do PFL x Bellator (Foto: Reprodução)

Renan Problema e Ryan Bader se enfrentam na luta principal do PFL x Bellator (Foto: Reprodução)

Campeões x Campeões

Protagonista da luta principal e vivendo a melhor fase da sua carreira aos 34 anos, Renan Problema (12v-3d-3NC) conquistou o título dos pesos pesados da PFL em 2023, nocauteando seus três adversários de forma brutal, sendo Denis Goltsov o último deles, em novembro, na grande final do torneio, se consolidando como uma grande estrela da organização. Agora, Renan terá pela frente seu maior desafio na carreira até o momento.

Aos 40 anos e com longa passagem pelo UFC, Ryan Bader (31v-7d-1NC) também vem de três vitórias seguidas, a última delas em fevereiro do ano passado, superando a lenda do esporte, Fedor Emelianenko, com um nocaute ainda no primeiro round, que consolidou a terceira defesa de cinturão do americano bem sucedida nos pesados. Vale ressaltar que, no Bellator, Bader também foi campeão dos meio-pesados.

Lutando no co-main event do PFL x Bellator, Impa Kasanganay (15v-3d) se sagrou campeão dos meio-pesados da PFL em 2023 ao derrotar Josh Silveira, em novembro. Após passagem frustrada pelo UFC, o atleta vive o melhor momento de sua carreira, com seis vitórias seguidas. Por outro lado, Johnny Eblen está invicto na carreira após 14 lutas realizadas e se tornou campeão do Bellator em 2022. Na sequência, defendeu o cinturão por duas vezes. Na última delas, o americano nocauteou Fabian Edwards, em setembro.

Outros brasileiros no PFL vs Bellator

Campeão peso-pesado da temporada 2021 da PFL, Bruno Cappelozza (15v-6d-1NC) retorna de suspensão após ter sido flagrado no teste antidoping depois de sua última luta, em abril, contra Matheus “Buffa”. O atleta terá pela frente ninguém menos que o campeão dos meio-pesados do Bellator, Vadim Nemkov (14v-2d-1NC), que não sabe o que é perder desde 2016 e, desde então, acumulou 11 vitórias. O duelo será na categoria até 120kg.

Também voltando de suspensão por doping, Thiago Marreta (22v-11d-1NC) busca no PFL x Bellator retomar a boa fase dos tempos de UFC, que lhe renderam a disputa de cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones, em 2019, no qual foi derrotado na decisão dividida. Aos 40 anos, o brasileiro soma apenas uma vitória nas últimas sete lutas e buscará a recuperação contra o veterano Yoel Romero (15v-7d), de 46 anos, que em sua última apresentação, disputou o cinturão dos meio-pesados do Bellator e foi superado por Vadim Nemkov, em junho.

Luta entre brasileiros cai às vésperas do evento

Patrício Pitbull (35v-7d) enfrentaria Jesus Pinedo (23v-6d-1e) em mais um duelo entre campeões no PFL x Bellator, mas uma lesão afastou o peso-pena peruano. Com isso, o potiguar enfrentaria o compatriota Gabriel Braga, que não apresentou condições de competir e não compareceu à pesagem oficial, cancelando, assim, o confronto. Vale lembrar que Gabriel perdeu o pai e treinador Diego Braga, assassinado há quase dois meses.

Já Pitbull, maior nome da história do Bellator, chegou a ser campeão simultâneo dos penas e dos leves dentro da organização norte-americana. Na divisão até 66kg, Patrício foi campeão em três oportunidades, tendo defendido seu título por oito vezes, mas vive um momento inédito da sua carreira, com uma sequência de duas derrotas seguidas, e terá que esperar um pouco mais para se apresentar na nova organização.

Patrício Pitbull não irá mais lutar no card do PFL x Bellator neste sábado (24) (Foto: Reprodução)

Patrício Pitbull não irá mais lutar no card do PFL x Bellator neste sábado (24) (Foto: Reprodução)

CONFIRA ABAIXO AS PRIMEIRAS LUTAS DO EVENTO AO VIVO – A PARTIR DAS 14H30 (HORÁRIO DE BRASÍLIA):

CARD COMPLETO:

PFL x Bellator
Riyadh, na Arábia Saudita
Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Card principal 
Peso-pesado: Renan “Problema” x Ryan Bader
Peso-médio: Impa Kasanganay x Johnny Eblen
Peso casado: Ray Cooper III x Jason Jackson
Peso-pesado: Bruno Cappelozza x Vadim Nemkov
Peso meio-pesado: Thiago Marreta x Yoel Romero
Peso-leve: Clay Collard x AJ McKee

Card preliminar
Peso-pena: Henry Corrales x Aaron Pico
Peso-leve: Biaggio Ali Walsh x Emmanuel Palacio
Peso-leve: Claressa Shields x Kelsey DeSantos
Peso-pena: Abdullah Al-Qahtani x Edukondal Rao
Peso-mosca: Malik Basahel x Vinicius Pereira

Para mais notícias sobre o evento PFL x Bellator clique aqui