Prochazka diz que Poatan utiliza ‘força espiritual’ para duelos no UFC e recebe resposta do brasileiro

Jiri Prochazka disse que Poatan utiliza fator "espiritual" para seus desafios, citando o "xamanismo" e origem indígena do brasileiro

Prochazka diz que Poatan utiliza ‘força espiritual’ para duelos no UFC e recebe resposta do brasileiro

Jiri Prochazka disse que Poatan utiliza fator "espiritual" para suas lutas no UFC e recebeu resposta do brasileiro (Foto: Reprodução)

Ex-campeão meio-pesado do Ultimate e prestes a enfrentar Alex Poatan pela segunda vez, no próximo sábado (29), na luta principal do UFC 303, Jiri Prochazka é um lutador que não costuma fazer uso das provocações – o famoso trash talk – para tentar intimidar ou desestabilizar seus adversários. No entanto, na semana da revanche contra o brasileiro, o tcheco chamou a atenção com uma declaração polêmica.

Inicialmente, em entrevista ao site MMA Fighting, Jiri Prochazka deu a entender que Alex Poatan busca “forças” para seus duelos no UFC fazendo uso do “xamanismo”, uma série de práticas ancestrais que tem como principal intuito estabelecer contato com o mundo espiritual.

Cabe salientar que, em entrevistas ou outras ocasiões, o brasileiro sempre fez questão de reforçar sua origem indígena e é comum ver Alex aparecendo com o rosto pintado e utilizando acessórios indígenas nas pesagens cerimoniais do Ultimate. Ao falar sobre isso, Prochazka indagou se o paulista teria o mesmo sucesso em sua trajetória no UFC sem buscar o “poder” dos rituais indígenas.

“Eu vi como ele trabalhou contra (Jamahal) Hill e depois da luta. Não quero que soe mal, mas acho que ele acredita muito na ajuda de coisas espirituais e não pode lutar sem isso. Quero manter isso apenas no desempenho esportivo, puro, homem contra homem. Acho que ele não sabe lutar sem isso, porque usa essas coisas o tempo todo. Todos sabem que ele está trabalhando com alguns xamãs de sua cidade e que acredita na ajuda espiritual. Também acredito, mas acredito mais no melhor desempenho aqui e agora. Sem magia. Veremos se Alex ainda trabalha assim, porque tem funcionado”, afirmou.

Já em conversa com jornalistas na última quarta-feira (26), Jiri Prochazka voltou a falar sobre o assunto: “Todo mundo sabe disso, que ele faz rituais antes da luta. Todo mundo consegue sentir isso. O que cerca ele e o que está acontecendo… Então, eu acho que o Alex não consegue lutar sem isso. Isso é algo que ele está usando normalmente nas lutas. Vamos ver… Nesse momento, esse é o meu desafio para ele, se a gente pode lutar de forma limpa”.

Ao tomar conhecimento das declarações de Jiri Prochazka e ser questionado, também durante o Media Day realizado na última quarta-feira, sobre as afirmações do adversário, Alex Poatan resolveu não prolongar a polêmica.

“Bom, eu acho que todo mundo tem um espírito, né? Acho que ninguém vive só com o corpo. Se ele não acredita ou se ele não encontrou o espírito dele, eu não tenho culpa”, respondeu Poatan.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Canal Encarada (@canal_encarada)

Alex Poatan e Jiri Prochazka entraram em ação pela última vez no histórico card do UFC 300, realizado em abril. Fazendo a luta principal, o brasileiro nocauteou Jamahal Hill ainda no primeiro round e manteve o cinturão meio-pesado em sua posse. Já o lutador tcheco também teve grande atuação e nocauteou Aleksandar Rakic no segundo assalto.

Para conferir mais notícias sobre Alex Poatan e Jiri Prochazka no UFC 303, clique aqui