Rickson Gracie revela diagnóstico de Doença de Parkinson e diz: ‘Abriu meus olhos para a realidade’
Principal representante da família Gracie, Rickson Gracie afirmou que foi diagnosticado com a doença há dois anos; confira
Rickson Gracie revelou que foi diagnosticado com Doença de Parkinson há dois anos (Foto: Divulgação)
Faixa-coral de Jiu-Jitsu e considerado por muitos o maior nome da família Gracie, Rickson Gracie revelou, durante gravação do podcast de Kyra Gracie, que foi diagnosticado com a Doença de Parkinson há dois anos. Atualmente com 63 anos de idade, o filho de Helio Gracie disse que a doença, um distúrbio degenerativo crônico, afetou seu sistema motor, causando tremores nas mãos e diminuindo sua capacidade de se movimentar. Apesar disso, Rickson deixou claro que o diagnóstico “não foi traumático”.
“Há dois anos, eu fui diagnosticado com Parkinson. Então, muita coisa que eu gostaria de fazer fisicamente eu estou diminuindo. Para mim, não foi nada dramático (receber o diagnóstico da doença). Eu estou pronto para qualquer coisa na minha vida. Eu aceito os meus erros e as minhas vitórias. Eu aceito bem a minha vida, então eu estou feliz hoje.
Mas essa deficiência neurológica abriu os meus olhos para a minha idade e para a minha realidade, que não mudou muito de lá para cá, mas tenho um certo tremor na mão, uma certa deficiência de movimentação, que antes eu não tinha. É uma coisa que não me incomoda muito, porque a minha motivação para acordar amanhã e trabalhar continua, então, eu vejo isso como um presente de Deus para ver o que eu vou fazer. Se eu te der muito dinheiro e você fizer coisas erradas, não te serviu de nada, mas se eu te der muito dinheiro e você fizer coisas boas, eu fico orgulhoso”, disse Rickson Gracie, que prosseguiu.
“Deus me deu agora uma situação que eu tenho que transformar para o bem. E a reação que eu tenho mais importante hoje em dia na minha vida é expressar minha gratidão pelo Jiu-Jitsu, continuar trabalhando pelo Jiu-Jitsu para fortalecer as pessoas e transformar a maneira da prática para que seja mais acessível para as pessoas que mais precisam. Então, eu vejo que estou nadando de braçadas em um oceano azul perfeito aguardando o próximo dia sem muita preocupação”, concluiu Rickson Gracie.
Principal representante da família Gracie, Rickson Gracie venceu todas as suas 11 lutas oficiais de Vale Tudo e MMA no Brasil e no Japão. Embora esse seja o número oficial registrado na carreira, o carioca afirma ter mais de 450 vitórias em sua trajetória no Vale-Tudo. Além disso, no final da sua carreira, a lenda foi a principal atração para lançar o evento japonês PRIDE, e em suas duas participações, finalizou o ídolo local Nobuhiko Takada. Em sua última luta nas artes marciais mistas, no ano de 2000, Rickson finalizou Masakatsu Funaki no evento Colosseum 2000.