Rickson Gracie revela como ‘infidelidade’ de Helio deu origem ao clã Gracie; saiba
Rickson Gracie comentou sobre o seu cartel e afirmou que pode ser ainda maior (Foto: Reprodução/Instagram)
A família Gracie é marcada pelo imensurável legado para as artes marciais, como o Jiu-Jitsu e o Vale-Tudo, hoje conhecido como MMA. Mas, a história também reserva polêmicas e causos que ficam ou ficaram guardados por tempos. Rickson Gracie, um dos mais importantes nomes da família, abriu o jogo sobre um segredo familiar em entrevista ao site MMA Fighting.
Rickson foi categórico ao dizer que seria quase impossível a existência do “clã Gracie”, se não fosse a infidelidade do seu pai, o Grande Mestre Helio Gracie. O faixa-vermelha contou que não era filho de Margarida – esposa de Hélio. Ela não podia engravidar, então, o casal utilizou a babá da família, Isabel, como uma barriga de aluguel também para as gestações de Rorion e Relson.
“Acho que é uma verdade que deve ser contada em algum momento. Eu não conhecia a realidade quando nasci. Sempre vi Margarida como minha mãe, e não via outra maneira. Acreditei nisso até os 16 anos. Depois que comecei a ligar os pontos e as coisas fizeram mais sentido, realmente entendi que minha mãe verdadeira era uma babá que meu pai teve por muito tempo. Com o acordo (de Margarida), eles planejaram ter três filhos”, revelou Rickson.
Ampliação do Clã Gracie
Para conseguir, de fato, criar um clã Gracie, Helio, seguindo seus pensamentos, precisava de mais filhos. Foi quando Rickson contou que descobriu mais quatro irmãos – que mais tarde se tornariam seis – com Vera, uma senhora que trabalhava na academia Gracie, no Rio.
“Quando eu tinha 12 anos, meu pai me perguntou: ‘Meu filho, você gostaria de ter mais irmãos?’ Eu disse: ‘Sim, pai’, mas que pergunta estranha era essa. Eu ainda pensava que era filho da Margarida. Entramos no carro e saímos de casa no Flamengo e quando chegamos em Botafogo, entramos em um apartamento no sexto andar. Quando a porta abriu, apareceu uma senhora e comecei a ver cabeças pipocando atrás dela. Tinham quatro (crianças) naquela época: Rolker, Royler, Royce e Rerika. Ricci e Robin ainda não haviam nascido”, relatou o ex-lutador.
Rickson seguiu as revelações e contou que, diferente das gestações com a babá Isabel, quando Margarida sabia e usava almofadas para se apresentar grávida diante da sociedade à época, os quatro filhos de Helio fora do casamento também foram uma surpresa para ela. O faixa-vermelha contou que isso gerou depressão nela e que foi um impacto toda a situação.
“Eu vi aquelas crianças e o Helio disse: ‘São todos seus irmãos. Foi uma surpresa para mim, mas posso dizer que foi agradável. Mas, do ponto de vista da relação dele com a minha mãe Margarida, ela se surpreendeu com aqueles quatro filhos, que depois viraram seis, e foi traumático porque ela não tinha concordado com isso, e provavelmente não sabia sobre esta história também”, disse Rickson, que seguiu relembrando esse complicado momento familiar:
“Ela ficou desapontada quando soube disso e comecei a ver um lado de – eu não chamaria desrespeito, mas falta de amor, falta de parceria, que me incomodava na época. Vi que a minha mãe Margarida, embora ela fizesse tudo por amor, chegou a um ponto que a sua depressão, a sua tristeza por não conseguir saciá-lo, sentia que não teria sucesso no final. Senti falta de alegria quando ela ficou mais velha e isso me impactou muito. Ver esse relacionamento, não é algo que eu queria para minha vida. Mesmo admirando meu pai como exemplo, como general, como alguém com muitas qualidades, do lado do relacionamento, senti que faltou um pouco”.
Relação com Isabel
A babá Isabel seguiu fazendo parte da família Gracie, mas Rickson Gracie contou que o relacionamento – embora fosse um tratamento diferenciado de uma babá – não mudou. O ex-lutador contou que apenas uma vez teve um diálogo aberto com ela sobre o assunto.
“Depois que foi descoberto, ela continuou sendo companhia da família, indo para nossa casa e visitando. E a gente sempre a tratou de forma diferente, como uma babá única que depois se transformou na mãe número 2, sabe? Nós a tratamos bem, mas ela nunca se abriu sobre esse fato, nunca se abriu sobre ser nossa mãe. Nunca falamos abertamente sobre isso. A única vez que tentei falar com ela sobre isso, já era casado, acho que foi em 2006 ou 2008, e ela disse que ninguém da família dela sabia ainda. Ela manteve isso em segredo. Já que ela queria assim, eu não queria forçar nada. Então aceitei que isso seria uma distância positiva entre nós”, concluiu.