Rudson Mateus se destaca na primeira etapa do Circuito Mineirinho com ouro duplo; veja os resultados
Por Yago Rédua
O Circuito Brasil Open Mineirinho abriu a temporada de 2018 em alto nível, com o Desafio Verão, realizado no Tijuca Tênis Clube, no último final de semana (3 e 4). O principal nome do evento foi Rudson Mateus, multicampeão mundial nas faixas coloridas e que faturou o ouro duplo no adulto faixa-preta. A edição ainda premiou os campeões do absoluto com vagas no Grand Slam do Rio, além de realizar três superlutas e o tradicional Festival Kids.
Campeões do absoluto garantem vaga no Grand Slam
Rudson Mateus teve uma atuação impecável na divisão até 94kg e finalizou na decisão o experiente Leo Lima “Macaco Branco”, da Game Fight. No absoluto, mais tarde, o faixa-preta da equipe de Caio Terra confirmou o favoritismo e levou sua segunda medalha dourada. Com isso, o manauara garantiu vaga no Abu Dhabi Grand Slam do Rio de Janeiro.
Além de Rudson, outros atletas também conquistaram o absoluto e se classificaram para o Grand Slam do Rio, organizado pelo UAEJJF. Na faixa-preta master 1, Davi Fidelis, da Pitbull Teresópolis, teve uma grande atuação e foi o campeão na divisão e peso aberto.
Já no faixa-preta master 3 e 4, os campeões foram Gilson Conrado, da Nova União, e Vinicius Amaral líder da Game Fight, respectivamente. No adulto faixa-marrom, o campeão foi Paulo Henrique, da Nova União. Na faixa-roxa, Raphael Guerra, da Soul Fighters, foi o campeão, enquanto no master 1 a medalha dourada ficou com Carlos Magno, da GFTeam.
Superlutas agitam o ginásio
Em um dos pontos altos do evento, as superlutas mobilizaram o público presente no Tijuca Tênis Clube. Márcio de Deus (Infight), Alexandre Salgado (Soul Fighters) e Iaponam Vilaça (Top Brother) superam Felipe Moreira (GFTeam), Flávio Florêncio (Game Fight) e Romenique França (Soul Fighters), respectivamente. Em entrevista à TATAME, os campeões elogiaram a proposta da FJJD-Rio em valorizar os atletas. Confira mais abaixo:
“Eu acho legal, porque foram três lutas entre professores. É muito legal os alunos verem os seus professores ainda lutando, competindo… Acho que isso dá uma motivação para os alunos, confiança e firma aquilo que o professor ensina. Sem contar que é uma sensação muito boa pisar no tatame, aquele friozinho na barriga que não sinto há muito tempo, então, é muito bom lutar. O que a FJJD-Rio está fazendo é incrível, dando oportunidade para pessoas que não têm condições”, opinou Márcio de Deus sobre a iniciativa.
Confira todos os campeões do Desafio Verão, aqui
“Eu acho bem maneiro, o evento está bem organizado. É legal essa ideia de casar lutas com professores aqui da região, achei bem maneiro e vai dar uma motivada para os nossos alunos, que estão nos vendo lutar. A galera que não compete se anima”, falou Alexandre.
“É muito importante a valorização dos professores e atletas. Isso ajuda na vontade do professor de colocar os atletas para lutarem e ir em busca de algo. Foi muito importante para mim ganhar a superluta pela FJJD-Rio. Foi em uma honra. Lutar só por medalha é bom para caramba, mas ter um incentivo a mais, é melhor ainda”, comentou Iaponam.
Festival Kids repete sucesso
Assim como nos anos anteriores, o Festival Kids foi uma atração esperada pelas crianças e pelos pais dos futuros lutadores de Jiu-Jitsu. Com atividades lúdicas, comandadas pelo professor Maurício Abreu, faixa-preta da Equipe Gavazza, as crianças aprendem sobre o espírito esportivo, além de respeitar os amigos e a hierarquia dentro e fora da luta.
Próxima edição e luta pelo ranking
A segunda etapa do ranking da FJJD-Rio será realizada nos dias 17 e 18 de março, o Campeonato Estadual. Desta vez, a competição volta para o Clube Municipal, também na Zona Norte do Rio de Janeiro. A organização do evento espera um número ainda maior de competidores, principalmente por novas equipes disputarem o Circuito e obterem resultados satisfatórios. As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (7), com descontos e brindes aos primeiros inscritos. Fique ligado e garanta logo a sua vaga.