UFC 268, em novembro, terá duas revanches valendo cinturão e outros grandes combates; confira

UFC 268, em novembro, terá duas revanches valendo cinturão e outros grandes combates; confira

Integrante do plantel do UFC desde o ano de 2010, Edson Barboza vai fazer a última luta do seu contrato com a organização na próxima vez que entrar no octógono. Sem lutar desde outubro do ano passado, quando derrotou Makwan Amirkhani por decisão unânime, o brasileiro, nos últimos tempos, chegou a pedir para ser liberado da companhia ao alegar que não vinha sendo utilizado com frequência. Agora, Barboza aguarda por "uma ligação" para ter seu próximo duelo marcado, mas garante que ainda não definiu qual será o próximo passo da sua carreira a partir do momento em que seu vínculo com o Ultimate chegar ao fim. “Não, nada mudou. Eu só estou esperando. Liguei para o meu empresário no final de dezembro e disse: ‘Ei, se o UFC quiser me dar uma luta, por favor, estou pronto', e eu estava treinando muito em dezembro, janeiro. Estou pronto. Se o UFC me der a oportunidade de lutar de verdade em breve, de fazer minha última luta, estou pronto. Se vão renovar meu contrato, vamos ver o que acontece, ou deixem-me ir. Tenho três opções agora, mas vamos ver o que acontece. Como eu disse, estou pronto para essa luta”, reforçou ao site MMA Junkie. Com 35 anos e um cartel de 21 vitórias e nove derrotas no MMA profissional, o atleta de Nova Friburgo (RJ) afirmou que sua intenção era lutar em janeiro, o que não ocorreu. Sendo assim, Barboza espera que o desejo de atuar nos primeiros meses do ano, para se manter ativo, seja atendido por parte do Ultimate. “Graças a Deus, eu estou 100% saudável. Treino muito, me sinto melhor e melhor a cada dia e quero lutar. Liguei para o meu empresário e disse que queria lutar em janeiro, e não aconteceu. Agora, quero lutar em fevereiro ou em março, não sei. Como eu disse, estou pronto desde o ano passado”, concluiu o peso-pena. Raphael Assunção é retirado de luta contra Raoni Barcelos Antes marcado para acontecer no UFC Fight Night 186, no próximo dia 27 de fevereiro, em Las Vegas (EUA), o duelo entre Raphael Assunção e Raoni Barcelos, válido pela categoria peso galo, não vai mais ocorrer no card em questão. Na última terça-feira (2), o site MMA Junkie revelou que Assunção precisou ser retirado do evento por razões ainda desconhecidas. Ainda não existe uma definição se a organização buscará um novo oponente para Raoni ou se o confronto entre os brasileiros será remarcado para uma nova data. Décimo colocado no ranking dos galos, Raphael Assunção vem de três derrotas consecutivas, para Marlon Moraes, Cody Sandhagen e Cody Garbrandt, respectivamente. Por outro lado, Raoni Barcelos está invicto no UFC, com cinco vitórias seguidas, a última delas em novembro do ano passado, quando derrotou Khalid Taha. Mais tarde, Raphael compartilhou o motivo da sua retirada nas redes sociais: "2021 começou um pouco turbulento. Um acidente de carro com lesão no cotovelo, braço e Covid-19, infelizmente, me forçaram a sair da luta do dia 27 de fevereiro, contra o meu compatriota Barcelos. Voltarei mais cedo ou mais tarde", postou.

No último sábado (28), durante o UFC Vegas 35, a organização confirmou oficialmente que o UFC 268 será realizado no dia 6 de novembro, no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos, e terá duas revanches valendo cinturão entre os destaques. Na luta principal, o campeão meio-médio Kamaru Usman volta a medir forças contra Colby Covington, enquanto no co-main event, a ex-campeã peso-palha Weili Zhang recebe direito a revanche imediata diante de Rose Namajunas, atual detentora do título.

Atualmente com 34 anos, Kamaru Usman (19-1) é considerado um dos campeões mais dominantes do UFC e vem em uma incrível sequência de 14 vitórias consecutivas na organização. Sua última apresentação aconteceu em abril, quando derrotou Jorge Masvidal por nocaute no segundo round. Um ano mais novo, Colby Covington (16-2) fez sua última luta em setembro do ano passado, superando o ex-campeão Tyron Woodley no quinto assalto. Os dois lutadores, vale ressaltar, se enfrentaram pela primeira vez em 2019. Na ocasião, na luta principal do UFC 245, Usman saiu vencedor por nocaute técnico no quinto assalto da disputa.

 

Com 29 anos, a campeã peso-palha Rose Namajunas (10-4) já teve o cinturão em sua posse antes, mas ao ser derrotada pela brasileira Jessica Bate-Estaca em maio de 2019, precisou refazer sua caminhada rumo ao título. Após superar a própria Jessica em julho do ano passado, a americana recebeu o title shot e, em abril deste ano, com uma atuação de gala, nocauteou Weili Zhang (21-2) em pouco mais de um minuto de combate para voltar ao topo da categoria até 52kg. Três anos mais velha que Namajunas, a chinesa vinha de cinco triunfos em sequência antes do revés para “Thug Rose” e agora vai tentar reconquistar o título.

Além das disputas de cinturão envolvendo Tyron Woodley x Colby Covington e Rose Namajunas x Weili Zhang, a organização confirmou outros dois duelos que, até então, não haviam sido anunciados. Na categoria peso-galo, Germaine de RandamieIrene Aldana, enquanto na divisão peso-leve, Al IaquintaBobby Green.

CARD PROVISÓRIO:

UFC 268
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 6 de novembro de 2021

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Colby Covington
Peso-palha: Rose Namajunas x Weili Zhang
Peso-leve: Justin Gaethje x Michael Chandler
Peso-médio: Sean Strickland x Luke Rockhold
Peso-galo: Frankie Edgar x Marlon Vera
Peso-galo: Germaine de Randamie x Irene Aldana
Peso-leve: Al Iaquinta x Bobby Green
Peso-médio: Edmen Shahbazyan x Nassourdine Imavov