UFC 282: disputa entre Błachowicz e Ankalaev termina empatada, e meio-pesado segue sem campeão; saiba
Duelo principal do UFC 282 terminou em empate e sem um novo campeão (Foto: Reprodução/ESPN)
O último card numerado do Ultimate em 2022, o UFC 282, foi impressionante na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA). Das 12 lutas, dez terminaram pela via rápida – nocaute ou finalização. A cereja do bolo, no entanto, a disputa do cinturão vago dos meio-pesados entre Jan Błachowicz, ex-campeão, e Magomed Ankalaev acabou sendo um bom combate, mas terminou gerando um anticlímax com os jurados assinalando empate. Sendo assim, a divisão até 93kg segue sem um dono.
Com elevado hype, Paddy Pimblett, conhecido como o “novo McGregor”, fez uma luta acirrada com Jared Gordon e venceu por decisão unânime no co-main event, mas o resultado gerou contestação nas redes sociais. O Brasil não teve nenhum lutador no UFC 282. Daniel Miojo, que iria enfrentar o compatriota Vinícius Salvador na abertura do show, foi vetado pela equipe médica horas antes do início do evento.
Disputa de título termina empatada
O primeiro round do main event do UFC 282 teve Magomed Ankalaev soltando mais o jogo com golpes rápidos, mas sem forçar tanto. Jan Błachowicz ficou mais plantado e não se expôs tanto, usando como uma das principais armas os low kicks. O estudo e a cautela seguiram em boa parte da segunda parcial, mas o polonês foi mais contundente com bons chutes e cruzados certeiros.
No terceiro assalto, após castigar a perna direita de Ankalaev, que ficou mancando, Błachowicz começou a atacar a perna esquerda do russo. O ex-campeão foi ganhando terreno e controlando mais o combate na trocação. Precisando impedir os avanços do adversário, Ankalaev usou mais o grappling a partir do quarto assalto e começou a levar vantagem.
No quinto assalto, o russo voltou a derrubar com tranquilidade e foi trabalhando o ground and pound no chão. Ao fim dos cinco rounds, os árbitros assinalaram empate no confronto principal do UFC 282, o que gerou um anticlímax nos fãs em Las Vegas (EUA). Błachowicz disse ainda no octógono que não venceu o confronto, enquanto Ankalaev afirma que foi o vencedor. O resultado é que a categoria dos meio-pesados segue sem um campeão.
Ver essa foto no Instagram
Pimblett vence, mas não convence
A parcial inicial foi marcada por enorme equilíbrio. Cada atleta teve seu momento de maior domínio, mas sempre com os adversários encontrando respostas rápidas. No segundo round, Jared Gordon foi trabalhando da média para a curta distância, grudou em Paddy Pimblett e chegou até a derrubar, mas não foi efetivo. Quando se afastou, o inglês – dono de uma envergadura maior – foi para a trocação franca no UFC 282.
No último e decisivo round, Gordon encurtou mais uma vez e ficou uma boa parte do tempo pressionando o europeu na grade. Com o andamento do assalto, Pimblett chegou a inverter a posição, mas o ritmo do combate foi mais devagar. No fim, por decisão unânime, o “novo McGregor” venceu e garantiu a quarta vitória seguida no peso-leve do Ultimate. O resultado final, no entanto, gerou controvérsia dos fãs nas redes sociais, que apontaram triunfo para o americano no UFC 282.
Ver essa foto no Instagram
Ponzinibbio tem virada espetacular
O primeiro round não teve nada de estudo. Alex Morono colocou o seu melhor em prática, acertou boas combinações de golpes e foi deixando Santiago Ponzinibbio desconfortável na luta. No final do assalto, o americano encaixou um soco rodado e levou o argentino ao solo, mas não tinha mais tempo para trabalhar o nocaute técnico. No segundo round, Morono permaneceu efetivo em seus ataques – embora estivesse sofrendo com os low kicks – e até causou um flashdown no sul-americano com um direto.
No último assalto, o roteiro parecia se repetir. Morono ia atacando e balançando Santiago, mas o “Argentino Gente Boa” ressurgiu, evitou que o adversário o cercasse e soltou a mão. Após Ponzinibbio encaixar um cruzado, o americano sentiu e o sul-americano avançou para colocar mais um overhand e o árbitro Jason Herzog interrompeu o confronto no UFC 282.
Com a impressionante virada, Ponzinibbio volta a triunfar no Ultimate após duas derrotas. Originalmente, iria enfrentar o ex-campeão Robbei Lawler, que precisou deixar o card por lesão. Já Morono, que assumiu o confronto há poucos dias, tem a série de quatro triunfos interrompida.
Ver essa foto no Instagram
Outros destaques
Ex-desafiante ao cinturão dos meio-médios, Darren Till segue em fase ruim na carreira e foi finalizado por Dricus Du Plessis no terceiro round. O sul-africano encaixou um mata-leão. Já o peso-pesado Jairzinho Rozenstruik voltou a vencer na companhia após nocautear Chris Daukaus em apenas 23 segundos. Com apenas 18 anos, Raul Rosas Jr., lutador mais jovem da história do Ultimate, estreou no UFC 282 e finalizou Jay Perrin com um mata-leão no primeiro round.
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC 282
T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 10 de dezembro de 2022
Card principal
Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev ficam no empate
Paddy Pimblett derrotou Jared Gordon por decisão unânime dos jurados
Santiago Ponzinibbio derrotou Alex Morono por nocaute técnico no 3R
Dricus du Plessis finalizou Darren Till com um mata-leão no 3R
Ilia Topuria finalizou Bryce Mitchell com um triângulo no 2R
Card preliminar
Raul Rosas Jr. finalizou Jay Perrin com um mata-leão no 1R
Jairzinho Rozenstruik derrotou Chris Daukaus por nocaute técnico no 1R
Edmen Shahbazyan derrotou Dalcha Lungiambula por nocaute técnico no 1R
Billy Quarantillo derrotou Alexander Hernandez por nocaute técnico no 2R
Chris Curtis derrotou Joaquin Buckley por nocaute técnico no 2R
TJ Brown finalizou Erik Silva com um triângulo no 3R
Cameron Saaiman derrotou Steven Koslow por nocaute técnico no 3R