UFC 285: Alexa Grasso ‘choca o mundo’, finaliza Shevchenko e conquista cinturão peso-mosca; confira
Aos 29 anos, Alexa Grasso se torna a nova campeã peso-mosca feminino no co-main event do UFC 285; assista à finalização
Alexa Grasso finalizou Shevchenko e conquistou o cinturão peso-mosca no UFC 285 (Foto: Reprodução/UFC)
O UFC 285, realizado neste sábado (5), em Las Vegas (EUA), coroou a mais nova campeã peso-mosca da organização. De forma surpreendente e impressionante, Alexa Grasso finalizou a então dominante campeã Valentina Shevchenko e, aos 29 anos anos, conquistou o cinturão da categoria até 57kg. Com a vitória, Grasso se torna a primeira atleta mexicana a ser campeã na maior organização de MMA do mundo.
A luta
Valentina Shevchenko e Alexa Grasso tiveram um começo de luta de muito estudo no co-main event do UFC 285. Ciente do poder de nocaute de Grasso, Valentina buscou controlar a distância no primeiro round e apostou nos contragolpes, em parcial onde a mexicana teve leve superioridade. No segundo assalto, Shevchenko mudou sua postura e, rapidamente, derrubou Alexa. Muito sólida por cima, a quirguiz impôs uma forte pressão, mas a mexicana surpreendeu ao sair da posição e trazer a luta para a trocação mais uma vez. Nos últimos segundos, “Bullet” não deu brechas e voltou a derrubar Grasso.
As lutadoras partiram para a trocação na terceira parcial e conectaram bons golpes, mas mostrando uma estratégia certeira, Valentina Shevchenko voltou a derrubar Alexa Grasso. Na reta final, as lutadoras esboçaram tentativas de finalização, mas não tiveram sucesso em seus ataques. O quarto round foi mais cadenciado por parte de Valentina, que apostou nos jabs, enquanto Alexa “perdeu” a distância e passou a aplicar golpes no vazio.
Na reta final do quarto assalto, porém, Valentina Shevchenko viu tudo ir por água baixo. Em um erro técnico, a lutadora falhou em um chute rodado e abriu espaço para Alexa Grasso grudar em suas costas. A mexicana não desperdiçou a oportunidade e, com muita rapidez, encaixou um justo mata-leão, que forçou os três tapinhas da então campeã. De forma impressionante, Grasso conquista o cinturão peso-mosca do UFC aos 29 anos de idade e choca o mundo do MMA no UFC 285, tendo em vista que Valentina estava indo para sua oitava defesa de título.
Confira abaixo como foi a finalização de Alexa Grasso:
Such a well-timed back take. So happy for her. Best sport in the world ❤️🥹 pic.twitter.com/HhhIsyqX4S
— MS (@UFC_Obsessed) March 5, 2023