UFC 287: Adesanya se vinga, nocauteia Alex Poatan e recupera cinturão; Durinho derrota Masvidal
Cercado de expectativa, o UFC 287 aconteceu neste sábado (8), em Miami (EUA), e consagrou Israel Adesanya de novo campeão dos médios. Na luta principal da edição, o nigeriano se vingou do brasileiro Alex Poatan, e com uma vitória por nocaute no segundo round, recuperou o cinturão até 84kg. A expectativa agora é por uma trilogia entre eles.
No co-main event, pela divisão dos meio-médios, Gilbert Durinho se impôs contra Jorge Masvidal, dominou o combate do início ao fim e venceu por decisão unânime dos jurados. O americano de origem cubana, por sua vez, se aposentou do MMA aos 35 anos após engatar quatro derrotas seguidas.
Ainda representando o Brasil, pelo card preliminar do UFC 287, Luana Pinheiro derrotou Michelle Waterson-Gomez por decisão dividida dos jurados, enquanto a estreante Jaqueline Amorim perdeu para Sam Hughes por unanimidade.
Adesanya se vinga de Poatan e recupera cinturão
Bastante aguardada pelos fãs do Brasil, a luta principal do UFC 287 teve Alex Poatan e Israel Adesanya frente a frente em disputa pelo título peso-médio. Como esperado, o início foi de estudo por parte dos dois lutadores, que trocavam golpes no centro do octógono, mas sem muita efetividade. No segundo round, o brasileiro aplicou uma blitz pra cima de Adesanya, que parecia sentir.
O nigeriano, porém, respondeu com um cruzado potente de direita, por cima da guarda de Poatan, e levou o brasileiro à lona. Mais dois golpes bastaram para o árbitro intervir e decretar o triunfo de Israel Adesanya, que recuperou o cinturão dos médios por nocaute. Agora, o placar entre eles está 1 a 1 no MMA, mas 3 a 1 ao todo, com o brasileiro tendo vencido duas no Kickboxing.
Gilbert Durinho vence e aposenta Jorge Masvidal
O primeiro round entre Gilbert Durinho e Jorge Masvidal começou equilibrado, com ambos os lutadores conectando bons golpes um no outro. No fim da parcial, o brasileiro aplicou uma linda queda e pressionou o oponente no ground and pound.
No segundo assalto, Durinho fez valer sua faixa-preta de Jiu-Jitsu, e após dar outra queda plástica, castigou o americano no solo. No terceiro round, o domínio do brasileiro foi em pé, conectando fortes socos no lutador da casa, que resistiu, mas não respondeu. Ao término dos 15 minutos, os jurados decidiram pela vitória de Gilbert Durinho por decisão unânime, que se recuperou do revés para Khamzat Chimaev na categoria meio-médio.
Jorge Masvidal, por outro lado, anunciou sua aposentadoria do MMA. Aos 38 anos, o americano de origem cubana inicio sua carreira profissional em 2003. Antes, ainda participou de brigas de rua, quando ficou famoso nos Estados Unidos. No esporte, somou 35 vitórias e 17 derrotas, com alguns dos seus triunfos sendo marcantes. Hoje, Masvidal também atua como promotor de eventos, entre eles o “Gamebred Boxing”.
Luana Pinheiro conquista terceira vitória seguida
O duelo pela divisão dos palhas no UFC 287 teve início com a judoca Luana Pinheiro e a carateca Michelle Waterson-Gomez trocando golpes no centro do octógono, em especial chutes, mas seguiu morno até o fim da parcial, quando a brasileira acertou um cruzado que balançou Michelle. Já no segundo round, a americana começou melhor, mas Luana conseguiu equilibrar a disputa.
De virada, Jaqueline perde em estreia no UFC
Fazendo a sua estreia pelo Ultimate na abertura do UFC 287, a peso-palha brasileira Jaqueline Amorim – ex-campeã do LFA – começou bem a luta contra Sam Hughes, impondo seu Jiu-Jitsu de qualidade e levando a melhor no primeiro round. Ela, inclusive, esteve muito perto de finalizar a americana.
Hughes, porém, resistiu, e nos últimos dois rounds, colocou pressão pra cima da brasileira, conectando bons golpes em pé e também no ground and pound. No fim, com um triplo 29×28, os jurados decretaram vitória da americana por decisão unânime. Já Jaqueline, após seis triunfos seguidos, conheceu sua primeira derrota no MMA.
Outros destaques do evento realizado em Miami
No card preliminar do UFC 287, o americano Steve Garcia quase foi nocauteado pelo chinês Shayilan Nuerdanbieke, mas aos 36 segundos do segundo round, ao conectar dois golpes na linha de cintura do chinês, um chute e um soco, encerrou o combate com um nocautaço.
Também por nocaute, Joe Pyfer derrotou Gerald Meerschaert e chegou ao seu segundo triunfo no primeiro round em duas lutas no Ultimate. Kelvin Gastelum, por sua vez, travou uma guerra contra Chris Curtis, levantando o público presente na arena em seu retorno ao caminho das vitórias.
Na abertura do card principal do UFC 287, em um duelo de promessas, Christian Rodriguez, 25 anos, derrotou Raul Rosas Jr – lutador mais novo a vencer uma luta na história do Ultimate com 18 anos – por decisão unânime dos jurados. Na sequência, em grandes atuações, Kevin Holland e Rob Font venceram Santiago Ponzinibbio e Adrian Yanez, respectivamente, por nocaute.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 287
Miami, na Flórida (EUA)
Sábado, 8 de abril de 2023
Card principal
Israel Adesanya derrotou Alex Poatan por nocaute no 2R
Gilbert Durinho derrotou Jorge Masvidal por decisão unânime dos jurados
Rob Font derrotou Adrian Yanez por nocaute técnico no 1R
Kevin Holland derrotou Santiago Ponzinibbio por nocaute no 3R
Christian Rodriguez derrotou Raul Rosas Jr por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Kelvin Gastelum derrotou Chris Curtis por decisão unânime dos jurados
Luana Pinheiro derrotou Michelle Waterson-Gomez por decisão dividida dos jurados
Joe Pyfer derrotou Gerald Meerschaert por nocaute técnico no 1R
Lupita Godinez derrotou Cynthia Calvillo por decisão dividida dos jurados
Ignacio Bahamondes derrotou Trey Ogden por decisão unânime dos jurados
Steve Garcia derrotou Shayilan Nuerdanbieke por nocaute no 2R
Sam Hughes derrotou Jaqueline Amorim por decisão unânime dos jurados