UFC 291: Gaethje nocauteia Poirier de forma brutal e conquista cinturão; Poatan supera Blachowicz
UFC 291 tem grande vitória de Justin Gaethje na luta principal e estreia vitoriosa de Alex Poatan nos meio-pesados; veja mais
Justin Gaethje defende o cinturão BMF contra Max Holloway no UFC 300 (Foto: Reprodução/UFC)
Realizado neste sábado (29), em Salt Lake City (EUA), o UFC 291 foi mais um evento de alto nível para os fãs de MMA. Na luta principal do card, Justin Gaethje e Dustin Poirier confirmaram as expectativas e fizeram um duelo de alto nível na trocação. A vitória, no fim, foi para o casca-grossa Gaethje, que nocauteou Poirier com um chute alto espetacular no segundo round e conquistou o cinturão BMF (lutador mais “durão” do planeta).
O co-main event do UFC 291 marcou a estreia de Alex Poatan na divisão dos meio-pesados. Em luta tensa e de fortes emoções, o brasileiro superou as ações de Jan Blachowicz na luta agarrada, foi claramente superior na trocação e, depois dos três rounds disputados, foi declarado vencedor na decisão dividida.
Além de Alex Poatan, outros cinco brasileiros entraram em ação no UFC 291 e o aproveitamento não foi dos melhores. Apenas Gabriel “Marretinha” Bonfim saiu vitorioso ao derrotar Trevin Giles com uma guilhotina ainda no primeiro round. No entanto, Marcos Pezão, Claudio Ribeiro, Vinicius Salvador e Priscila “Pedrita” Cachoeira foram derrotados por Derrick Lewis, Roman Kopylov, CJ Vergara e Miranda Maverick, respectivamente.
Gaethje nocauteia Poirier de forma devastadora e conquista cinturão BMF
Cercada de muita expectativa, a luta principal do UFC 291, como já era esperado começou com muita trocação, com golpes mais duros sendo conectados por Justin Gaethje, enquanto Dustin Poirier respondia com socos mais precisos de direita. Após um primeiro round com leve superioridade para Gaethje, o confronto foi definido a favor do americano no segundo assalto.
Os dois lutadores vinham em movimentação no meio do octógono, até que Justin Gaethje tirou da cartola um chute alto simplesmente espetacular, que pegou em cheio na cabeça de Dustin Poirier. Justin, então, só complementou com mais um golpe até a interrupção do árbitro Herb Dean, e com a vitória por nocaute no segundo round, se tornou o mais novo dono do cinturão “BMF” (lutador mais durão do planeta).
Em estreia nos meio-pesados, Poatan vence Blachowicz e se aproxima do título
Responsáveis pelo co-main event do UFC 291, Jan Blachowicz e Alex Poatan iniciaram a luta com o polonês buscando a queda, enquanto o brasileiro defendia esboçando uma guilhotina. O polonês conseguiu derrubar e, ao fazer a transição para as costas, aplicou o mata-leão, que foi bem defendido pelo paulista até o fim do primeiro round. No segundo assalto, Poatan vinha bem na trocação, conectando bons chutes baixos, mas assim que teve a oportunidade, Blachowicz voltou a derrubar o ex-campeão peso-médio, que depois de alguns instantes, conseguiu levantar e terminou a parcial com bastante superioridade na trocação.
Alex Poatan seguiu com a estratégia no terceiro e último round, conectando fortes chutes baixos e golpes precisos na média distância. O brasileiro vinha mais uma vez melhor na luta em pé, mas nos últimos segundos, acabou sendo derrubado mais uma vez por Jan Blachowicz. No fim, após três assaltos disputados, os árbitros decretaram a vitória do brasileiro na decisão dividida dos jurados.
Derrick Lewis aplica nocaute brutal sobre Marcos Pezão no card principal
De maneira impressionante, Derrick Lewis iniciou o combate no UFC 291 de forma avassaladora, com uma joelhada voadora brutal, que pegou em cheio no queixo de Marcos Pezão e o derrubou. Mantendo o seu ritmo alucinante, o americano partiu para cima e disparou uma sequência brutal de golpes no ground and pound, até que o árbitro central interrompeu e decretou a vitória de Derrick Lewis com apenas 31 segundos de confronto.
Com o grande resultado no evento, Derrick Lewis se recuperou das três derrotas consecutivas que sofreu anteriormente e voltou a vencer pelo Ultimate. Por outro lado, Marcos Pezão, que vinha de duas vitórias em sequência, é derrotado, o que não acontecia há mais de um ano.
Brasileiro Gabriel “Marretinha” finaliza e dá show no UFC 291
Mais um brasileiro em ação no UFC 291, Gabriel Bonfim deu um verdadeiro show e manteve sua invencibilidade no MMA. Enfrentando Trevin Giles, o lutador de Brasília não deu qualquer chance ao adversário e definiu o confronto ainda no primeiro round. Depois de derrubar o americano, “Marretinha” esbanjou técnica e agilidade, e com uma justa guilhotina, finalizou Giles, forçando os três tapinhas do oponente em apenas 1 minuto e 13 segundos de luta.
Com o resultado, Gabriel “Marretinha” Bonfim segue invicto em sua carreira no MMA, agora com 15 vitórias, sendo 12 delas por finalização. No Ultimate, já são dois triunfos contabilizados, ambos por guilhotina. O primeiro havia acontecido em janeiro deste ano, quando finalizou Mounir Lazzez em apenas 49 segundos de combate.
Em duelo de muita trocação, Vinicius Salvador é superado por americano
Os pesos moscas CJ Vergara e Vinicius Salvador iniciaram a luta no UFC 291 com algumas ações na luta em pé. Com maior envergadura e boa movimentação, o brasileiro teve volume maior de golpes e teve ligeira superioridade no primeiro round. Muito versátil em seus ataques, Vinicius empolgou o público com alguns golpes plásticos, mas ao abaixar demais a guarda e exagerar nas “brincadeiras”, recebeu golpes perigosos do americano, que igualou as ações no segundo assalto.
Os lutadores foram para a trocação franca no terceiro e último assalto e, assimo como foi na parcial anterior, CJ Vergara cresceu de produção e acertou bons golpes na média distância, enquanto Vinicius Salvador buscava contragolpear com alguns chutes e combinações envolvendo diretos e cruzados. No fim, após três rounds de confronto, o americano saiu vencedor na decisão unânime dos jurados e conquistou sua segunda vitória em sequência no Ultimate, enquanto o mineiro amargou sua segunda derrota em duas lutas no UFC.
Russo nocauteia Cláudio Ribeiro de forma brutal
O combate entre Roman Kopylov e Cláudio Ribeiro, no card preliminar do UFC 291, teve início com os atletas se estudando na trocação. Buscando pressionar o brasileiro, o russo conectou bons chutes, enquanto Cláudio respondeu com fortes golpes de direita. Na reta final, ambos foram para a trocação franca e acertaram golpes limpos, empolgando o público.
Diante de muita ação e golpes potentes, o confronto chegou ao fim no segundo round. Ao se aproximar lentamente, Roman Kopylov viu Cláudio Ribeiro fintar um golpe e, com isso, abrir a guarda. Era o que o russo precisava para acertar um fortíssimo chute alto, que pegou em cheio no rosto do brasileiro, que por sua vez, já caiu seminocauteado, forçando a interrupção imediata do árbitro central. Com o resultado, o russo emplacou sua terceira vitória consecutiva no Ultimate, enquanto Cláudio, que vinha de triunfo em sua última luta, volta a perder no Ultimate.
Priscila Cachoeira é finalizada na luta de abertura do card
Abrindo o UFC 291, o duelo entre Miranda Maverick e Priscila Cachoeira começou com as lutadoras trocando golpes na média distância. Ao tentar uma joelhada, a brasileira acabou sendo derrubada e recebeu alguns golpes no ground and pound, levando a americana a ser superior no primeiro round. Miranda buscou repetir a estratégia no segundo assalto e, depois de muito insistir, voltou a aplicar a queda sobre Priscila e, por cima, continuou se mostrando dominante, conectando golpes precisos.
O cenário se repetiu no terceiro e último round. Com facilidade, Miranda Maverick derrubou Priscila Cachoeira. Dessa vez, a americana se mostrou mais agressiva, conseguiu a transição para a chave de braço e, com isso, forçou os três tapinhas da brasileira. Com o resultado, Maverick se recuperou da derrota sofrida para Jasmine Jasudavicius, enquanto Priscila voltou a perder após emplacar duas vitórias em sequência.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 291
Salt Lake City, Estados Unidos
Sábado, 29 de julho de 2023
Card principal
Justin Gaethje derrotou Dustin Poirier por nocaute no 2R
Alex Poatan derrotou Jan Blachowicz por decisão dividida dos jurados
Derrick Lewis derrotou Marcos Pezão por nocaute técnico no 1R
Bobby Green finalizou Tony Ferguson com um katagatame no 3R
Kevin Holland finalizou Michael Chiesa com um d’arce choke no 1R
Card preliminar
Gabriel Bonfim finalizou Trevin Giles com uma guilhotina no 1R
Roman Kopylov derrotou Cláudio Ribeiro por nocaute no 3R
Jake Matthews finalizou Darrius Flowers com um mata-leão no 2R
CJ Vergara derrotou Vinicius Salvador por decisão unânime dos jurados
Uros Medic derrotou Matthew Semelsberger por nocaute técnico no 3R
Miranda Maverick finalizou Priscila Cachoeira com uma chave de braço no 3R