UFC 296 tem brasileiro Alexandre Pantoja em defesa de cinturão e título meio-médio em jogo; veja
Último evento do Ultimate no ano de 2023, UFC 296 acontece neste sábado (16) e contará com duas disputas de cinturão nas lutas principais; confira
Pantoja defende o título dos moscas diante de Royval no UFC 296 (Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via Getty Images)
Após uma temporada repleta de grandes eventos e lutas de altíssimo nível, o Ultimate chega ao seu último evento do ano de 2023 neste sábado (16), com o UFC 296, que será realizado em Las Vegas (EUA), e a noite promete ser especial para o Brasil. Na luta co-principal da noite, o recém-coroado campeão peso-mosca, o brasileiro Alexandre Pantoja (26v-5d), faz sua primeira defesa do título contra o número 2 do ranking da categoria, Brandon Royval (15v-6d).
Alexandre Pantoja, vale lembrar, conquistou o cinturão em julho, em uma verdadeira batalha contra Brandon Moreno, considerada por muitos uma das melhores lutas do ano do UFC. O carioca, que representa Arraial do Cabo em suas lutas, defenderá pela primeira vez o cinturão contra um adversário já conhecido, Brandon Royval.
Os dois se enfrentaram em agosto de 2021, e o brasileiro finalizou o americano no segundo round, garantindo o bônus de Performance da Noite. Desde então, Brandon Royval emplacou três vitórias consecutivas, incluindo duas vitórias pela via rápida ainda no primeiro round – a mais recente um nocaute sobre o brasileiro Matheus Nicolau, em abril. A revanche, agora valendo o cinturão, promete ser eletrizante.
Campeão meio-médio Leon Edwars encara polêmico Colby Covington
O cinturão de Alexandre Pantoja não será o único em disputa no UFC 296. Na luta principal do evento, o campeão Leon Edwards enfrenta o número 3 do ranking, Colby Covington, em um duelo muito aguardado no peso meio-médio.
Leon Edwards (21v-3d-1NC) busca manter o ritmo após vencer a trilogia contra o ex-campeão Kamaru Usman. Imbatível há 12 lutas, ele tem no currículo vitórias espetaculares sobre Nate Diaz, Rafael Dos Anjos e Gunnar Nelson. Edwards agora pretende se consolidar ainda mais como o melhor meio-médio do planeta com uma vitória neste sábado.
O ex-campeão interino dos meio-médios, Colby Covington (17v-3d), retorna à ação após sua vitória dominante contra Jorge Masvidal. Conhecido pelo Wrestling afiado, ele também obteve vitórias notáveis sobre Tyron Woodley, Robbie Lawler e Rafael Dos Anjos. Covington agora tem como objetivo deter Edwards de forma enfática e conquistar pela primeira vez o cinturão linear da divisão.
Mais três brasileiros em ação no card do UFC 296
Além do campeão Alexandre Pantoja, outros três brasileiros farão parte do card do UFC 296. No peso-galo, a capixaba Karol Rosa (17v-5d) parte para o maior desafio da carreira ao enfrentar a ex-desafiante ao cinturão da divisão e número 5 do ranking, Irene Aldana (14v-7d).
Já no peso-mosca, Ariane Lipski (7v-3d) espera estender a sequência de dois resultados positivos com uma vitória sobre Casey O’Neill (9v-1d). E finalizando o time brasileiro em ação na T-Mobile Arena, em Las Vegas, Lucas Almeida (14v-2d) busca sua segunda vitória no UFC contra Andre Fili (22v-10d-1 NC) em combate no peso-pena.
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC 296
T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 16 de dezembro de 2023
Transmissão: UFC Fight Pass Brasil
Card principal
Leon Edwards derrotou Colby Covington por decisão unânime dos jurados
Alexandre Pantoja derrotou Brandon Royval por decisão unânime dos jurados
Shavkat Rakhmonov finalizou Stephen Thompson com um mata-leão no 2R
Paddy Pimblett derrotou Tony Ferguson por decisão unânime dos jurados
Josh Emmett derrotou Bryce Mitchell por nocaute no 1R
Card preliminar
Alonzo Menifield derrotou Dustin Jacoby por decisão unânime dos jurados
Irene Aldana derrotou Karol Rosa por decisão unânime dos jurados
Cody Garbrandt derrotou Brian Kelleher por nocaute no 1R
Ariane Lipski finalizou Casey O’Neill com uma chave de braço no 2R
Tagir Ulanbekov finalizou Cody Durden com um mata-leão no 2R
Andre Fili derrotou Lucas Almeida por nocaute técnico no 1R
Shamil Gaziev derrotou Martin Buday por nocaute técnico no 2R