UFC Las Vegas apresenta ‘atropelo’ de Merab Dvalishvili em Petr Yan na luta principal; brasileiros vão bem
Merab teve atuação gigante no main event do UFC Las Vegas (Foto: Reprodução/ESPN)
Em um card eletrizante na noite de sábado (11), disputado no The Theater at Virgin Hotels, o UFC Las Vegas protagonizou grandes performances, como na luta principal. Em ascensão dentro do peso-galo, Merab Dvalishvili teve uma atuação gigante durante os 25 minutos e “atropelou” o ex-campeão Petr Yan. O georgiano se coloca como um dos postulantes ao title shot na divisão, ao embalar a nona vitória seguida dentro da categoria.
O Brasil marcou presença em peso no UFC Las Vegas com quatro atletas e mais Carlston Harris, que é nascido em Moçambique, mas é radicado no Rio de Janeiro. O lutador venceu logo na abertura do evento. Bruno Bulldoguinho, Ariane Lipski e o estreante Vitor Petrino também triunfaram. Raphael Assunção foi o único que saiu derrotado e, ainda no octógono, anunciou que estava se aposentando do MMA aos 40 anos.
Merab “atropela” Yan no main event
Sem respeitar o ex-campeão peso-galo, no melhor sentido, Merab Dvalishvili foi para cima de Petr Yan – que aparecia acuado no confronto principal do UFC Las Vegas. Com grande volume de jogo, o georgiano foi buscando a queda, chegou a derrubar, mas não conseguiu trabalhar por muito tempo. O lutador também aplicou golpes e foi confundido a movimentação do russo.
O panorama seguiu no dois assaltos seguintes, onde Merab mantinha domínio sobre o ex-campeão e o encurralava na grade. Yan, tentava responder, mas seus ataques pareciam ineficientes para conter o ritmo do oponente. No quarto round, Yan foi mais agressivo, até trabalhou na grade algumas joelhadas, mas rapidamente Dvalishvili retomou o controle do confronto.
No último e decisivo round da luta principal do UFC Las Vegas, Merab seguiu com um volume alucinante e “atropelou” o ex-campeão com jabs, diretos e um jogo de grappling expressivo. No fim, por decisão unânime, Dvalishvili garantiu a vitória e se coloca perto de disputar o cinturão dos galos – que pertence ao seu companheiro de time Aljamain Sterling. O georgiano chegou ao nono triunfo seguido, enquanto o russo perdeu a terceira luta seguida.
Ver essa foto no Instagram
Petrino vence em estreia no UFC
Estreando no UFC Las Vegas, Vitor Petrino não quis tomar conhecimento de Anton Turkalj e foi com tudo para cima. O brasileiro conectou bons golpes e até terminou o primeiro round trabalhando no ground and pound. Já o sueco voltou melhor para a segunda parcial, onde colocou combinações de golpes, mas sempre com a resposta do brasileiro.
Nos últimos cinco minutos, Petrino voltou a ser mais incisivo em seus ataques, embora encontrasse um Turkalj atento e também procurando saídas, com bons golpes. No fim, por decisão unânime, o mineiro estreou com vitória no meio-pesado do UFC Las Vegas, após brilhar no Contender Series. Já o sueco conhece novo revés na companhia.
Ver essa foto no Instagram
Assunção é finalizado e se aposenta
No começo do confronto, Davey Grant tinha mais o controle das ações e foi colocando chutes na perna de Raphael Assunção. O brasileiro aproveitou a agressividade do rival, derrubou e até ensaiou uma finalização, mas o britânico saiu do ataque. O jogo foi seguindo com o inglês controlando as ações em pé e levando vantagem sobre o pernambucano no segundo round do UFC Las Vegas.
No terceiro assalto, Grant chegou a ter um ponto descontado após segurar na grade durante uma tentativa de queda efetuada por Raphael. Mas o inglês acelerou o confronto já próximo do fim e encaixou um triângulo invertido para “apagar” o peso-galo do Brasil.
Ainda no octógono, Raphael, aos 40 anos, anunciou que estava se aposentando do MMA. O brasileiro chegou a ser um dos grandes nomes da divisão, mas perdeu cinco das últimas seis lutas na franquia. Já Grant soma a segunda vitória seguida.
Ver essa foto no Instagram
Ariane mostra consistência e triunfa
Pressionada para vencer, Ariane Lipski entrou determinada no cage. A brasileira, conhecida por sua trocação, começou a trocar golpes em pé com JJ Aldrich – que tentou até um jogo franco. No entanto, com o decorrer do primeiro round, a americana passou a buscar o grappling, mas teve as quedas frustradas pela ex-campeã do KSW.
No decorrer da segunda parcial, Ariane foi trabalhando golpes na média distância e incomodando Aldrich, que não conseguia derrubar. O panorama seguiu o mesmo no terceiro assalto, com a brasileira conectado os melhores golpes. No fim, por unanimidade, a curitibana ficou com o triunfo e voltou a vencer no peso-mosca, enquanto JJ apresenta o segundo revés seguido.
Ver essa foto no Instagram
Bulldoguinho finaliza em retorno
Quase dois anos sem lutar por conta das seguidas lesões, Bruno Bulldoguinho pisou no octógono do UFC Las Vegas e mostrou um ímpeto avassalador. O brasileiro foi apresentando suas armas contra Tyson Nam e chegou a aplicar um soco rodado. O golpe deixou o adversário cambaleando. Já o americano não se assustou e até tentou uma blitz no fim do primeiro assalto.
No segundo round, Bulldoguinho voltou acelerando, acertou um chute “à lá Anderson Silva”, que fez Nam desmoronar, mas permanecer no confronto. O brasileiro usou o seu jogo de grappling para encaixar um mata-leão e finalizar a disputa no UFC Las Vegas. Essa é a terceira vitória seguida do paulista no peso-mosca, que deve figurar no Top 15 da categoria.
Ver essa foto no Instagram
Moçambique domina adversário
Carlston Harris iniciou o confronto não dando brecha para o azar. Seu adversário, Jared Gooden, assumiu o posto de última hora e não foi páreo para o africano radicado no Rio de Janeiro. “Moçambique”, como é conhecido, utilizou o seu jogo de grappling nos dois primeiros rounds e foi ditando a tônica do confronto. O mesmo aconteceu no terceiro asssalto, onde não sofreu quase risco com os ataques do oponente no UFC Las Vegas.
No fim, por decisão unânime dos jurados, Harris garantiu o triunfo e voltou a vencer no meio-médio do UFC. Já Gooden estreia com revés no Ultimate.
Ver essa foto no Instagram
CARD COMPLETO:
UFC Las Vegas
Las Vegas, nos Estados Unidos (EUA)
Sábado, 11 de março de 2023
Card principal
Merab Dvalishvili derrotou Petr Yan por decisão unânime dos jurados
Alexander Volkov derrotou Alexandr Romanov por nocaute técnico no 1R
Nikita Krylov finalizou Ryan Spann com um triângulo no 1R
Jonathan Martinez derrotou Said Nurmagomedov por decisão unânime dos jurados
Mario Bautista finalizou Guido Cannetti com um mata-leão no 1R
Vitor Petrino derrotou Anton Turkalj por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Karl Williams derrotou Lukasz Brzeski por decisão unânime dos jurados
Davey Grant finalizou Raphael Assunção com um triângulo invertido no 3R
Josh Fremd finalizou Sedriques Dumas com uma guilhotina no 2R
Ariane Lipski derrotou JJ Aldrich por decisão unânime dos jurados
Victor Henry derrotou Tony Gravely por decisão dividida dos jurados
Bruno Bulldoguinho finalizou Tyson Nam com um mata-leão no 2R
Carlston Harris derrotou Jared Gooden por decisão unânime dos jurados