UFC Londres: inglês nocauteia na luta principal e leva fãs à loucura; brasileiros vencem três de quatro duelos
Uma volta por cima triunfal, diga de cinema. Assim foi a luta principal do UFC Londres, realizado neste sábado (22), na Inglaterra, e que terminou com uma vitória por nocaute técnico do peso-pesado inglês Tom Aspinall sobre Marcin Tybura ainda no primeiro round. No co-main event, Julija Stoliarenko fez mais uma vítima e finalizou Molly McCann com uma chave de braço, a sua décima em 11 vitórias no MMA.
Aspinall, vale lembrar, não lutava há exatamente 1 ano, quando na mesma O2 Arena, em Londres, sofreu uma séria lesão no joelho em 15 segundos de combate contra Curtis Blaydes. Atuando em casa, o inglês precisou de pouco mais de 1 minuto para despachar Tybura e levar os fãs à loucura.
Representando a bandeira verde e amarela, Jafel Filho, Bruna Brasil e Ketlen Vieira conquistaram boas vitórias, enquanto André Sergipano acabou superado por nocaute técnico pelo escocês Paul Craig.
Inglês tem retorno de gala atuando em casa
Na luta principal do UFC Londres, Tom Aspinall retornou ao octógono após 1 ano e não decepcionou, comprovando seu status de Top 5 na divisão até 120kg. Contando com o apoio da torcida, que lotou a O2 Arena, o inglês precisou de pouco tempo para encaixar um potente direto de direita, levar Marcin Tybura à lona e completar o serviço no ground and pound.
Agora, Aspinall tem seis vitórias em sete lutas no UFC, sendo a única derrota justamente por conta da lesão no joelho, da qual o lutador mostrou estar 100% recuperado. Em entrevista após o confronto, ele garantiu: vai atrás do cinturão peso-pesado.
André Sergipano sofre segundo revés seguido
Último brasileiro a entrar em ação no UFC Londres, o peso-médio André Sergipano não teve a mesma sorte dos compatriotas – todos vitoriosos. Contra Paul Craig, ele até começou bem, aplicando algumas tentativas de finalização, mas sem sucesso.
No segundo round, uma cabeçada não intencional de André obrigou o árbitro a intervir. Com os dois lutadores em pé, Craig quedou o brasileiro, e após se defender de nova finalização, aplicou um forte ground and pound para sacramentar o nocaute técnico e voltar a vencer. Sergipano, por sua vez, acumulou a segunda derrota seguida.
Yet another finish for @PaulCraig 🚨
[ #UFCLondon | Live on @ESPNPlus 📺 ] pic.twitter.com/d5VivXqBtK
— UFC (@ufc) July 22, 2023
Ketlen Vieira se recupera com boa vitória
Com uma atuação segura e convincente no UFC Londres, Ketlen Vieira se recuperou do revés para Raquel Pennington, em janeiro deste ano, e retornou ao caminho das vitórias.
A peso-galo brasileira superou Pannie Kianzad por decisão unânime dos jurados, apostando principalmente na luta agarrada, e de quebra se aproxima de uma possível disputa pelo cinturão da categoria – vago desde a aposentadoria de Amanda Nunes. Com o resultado, Ketlen agora tem três vitórias nas suas últimas quatro lutas, entre elas contra as ex-campeãs Holly Holm e Miesha Tate.
Dominant from start to finish @KetlenVieiraUFC takes home the UD victory!
[ #UFCLondon | Live on @ESPNPlus 📺 ] pic.twitter.com/lXd7JObcK8
— UFC (@ufc) July 22, 2023
Jafel e Bruna Brasil vencem primeira no UFC
Nas duas lutas que abriram o UFC Londres, dois brasileiros entraram em ação e ambos conquistaram sua primeira vitória na organização. Peso-mosca da Nova União, Jafel Filho começou o duelo contra o espanhol Daniel Barez levando a pior na trocação, porém não desistiu. Mostrando coração e um Jiu-Jitsu afiado, Jafel conseguiu a queda, e ainda no primeiro round, encaixou um justo katagatame para finalizar Barez. Foi o primeiro triunfo do lutador no Ultimate e o 15º no MMA.
Pelo peso-palha, Bruna Brasil também teve trabalho, mas no fim se impôs sobre a irlandesa Shauna Bannon. Apesar do combate equilibrado, a brasileira conectou os melhores golpes e quedas preciosas para garantir a vitória por decisão unânime dos jurados – sua nona ao todo como profissional.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Londres
O2 Arena, em Londres, na Inglaterra
Sábado, 22 de julho de 2023
Card principal
Tom Aspinall derrotou Marcin Tybura por nocaute técnico no 1R
Julija Stoliarenko finalizou Molly McCann com uma chave de braço no 1R
Nathaniel Wood derrotou Andre Fili por decisão unânime dos jurados
Paul Craig derrotou André Sergipano por nocaute técnico no 2R
Fares Ziam derrotou Jai Herbert por decisão unânime dos jurados
Lerone Murphy derrotou Joshua Culibao por decisão unânime dos jurados
Daniel Marcos derrotou Davey Grant por decisão dividida dos jurados
Card preliminar
Jonny Parsons derrotou Danny Roberts por nocaute técnico no 2R
Joel Alvarez finalizou Marc Diakiese com um estrangulamento no 2R
Mick Parkin derrotou Jamal Pogues por decisão unânime dos jurados
Makhmud Muradov derrotou Bryan Barberena por decisão unânime dos jurados
Ketlen Vieira derrotou Pannie Kianzad por decisão unânime dos jurados
Chris Duncan derrotou Yanal Ashmouz por decisão unânime dos jurados
Bruna Brasil derrotou Shauna Bannon por decisão unânime dos jurados
Jafel Filho finalizou Daniel Barez com um katagatame no 1R