UFC negocia direito de transmissão no Brasil com rival da Globo na TV aberta e gigante da Twitch; detalhes
UFC não chegou a comentar as demissões, mas a imprensa americana divulgou (Foto: Divulgação)
Negociando a renovação de contrato com a Rede Globo, que transmite os eventos do UFC através do Canal Combate, o Ultimate mira novas alternativas. Segundo o podcast “Trocação Franca”, comandado pelo jornalista Guilherme Cruz, a organização de MMA negocia com a Band, na TV aberta, e o streamer Gaules, que é um dos gigantes da Twitch.
As conversas com a Globo seguem, mas as partes parecem distante de chegarem a um acordo. O atual contrato termina no fim de 2022. O UFC então decidiu ir ao mercado e está conversando com algumas emissoras de TV aberta e a Band aparece na frente. O grupo de comunicação paulista tem feito sucesso com as transmissões da Formula 1 e NBA, tratando-os como “eventos premium”.
A oferta do UFC à Band, segundo o podcast, é de 12 eventos anuais com a garantia de brasileiros na luta principal. A mesma proposta foi oferecida a TV Globo, que não achou interessante.
No streaming, que vem ganhando cada vez mais espaço nas transmissões esportivas, o Ultimate tem conversas bem adiantadas com Gaules. O produtor de conteúdo na plataforma Twitch é um dos maiores do mundo. Com diversos prêmios, ele é Top 2 global e transmite NBA em seu canal.
A ESPN, que é a detentora dos direitos de transmissão do UFC nos Estados Unidos, chegou a negociar com a franquia de Dana White para adquirir os eventos também no Brasil. Inicialmente, as rodadas de negociação não avançaram e, por enquanto, a empresa da Disney é vista como “fora do páreo”, como informou o podcast.
Entre todas as negociações, o UFC, caso não renove com a Globo até o fim de 2022, vai lançar o Fight Pass aqui no Brasil. O serviço já é disponível em diversos países e entraria para substituir o Canal Combate, que é o pay-per-view responsável pela transmissão do Ultimate há 20 anos. Os preços seriam semelhantes ao praticado pelo Grupo Globo – atualmente no valor de R$ 39,90 – ou até mais baixo.
A parceria entre UFC e Globo existe há mais de duas décadas. A emissora carioca já transmitiu eventos no canal aberto e também no Sportv – algo que não acontece desde 2018. Mas, os principais programas esportivos da emissora e também o Jornal Nacional divulgam eventos e lutadores brasileiros com lutas marcadas no show.