UFC Vegas 61: em luta parelha, Xiaonan Yan supera Mackenzie Dern; Brasil tem três vitórias
Xiaonan Yan bateu Mackenzie Dern na luta principal do UFC Vegas 61 (Foto: Reprodução/ESPN)
Sob os olhares de Mark Zuckerberg, dono e fundador do Facebook, que alugou exclusivamente todos os lugares do UFC Apex para acompanhar o UFC Vegas 61, os lutadores deram um grande show neste sábado (1) a noite. Na luta principal, em combate extremamente equilibrado, Xiaonan Yan superou o Jiu-Jitsu de Mackenzie Dern e venceu por decisão majoritária. No co-main event, outro brasileiro foi derrotado: Francisco Massaranduba caiu diante de Randy Brown.
Apesar dos dois reveses nas lutas principais, o Brasil teve grande desempenho no UFC Vegas 61 com três vitórias. Raoni Barcelos – com amplo domínio – e os nocautes de Daniel Willycat e Netto BJJ. Já Philipe Lins, que estaria em ação no show, acabou sendo vetado pela equipe médica horas antes do card. Ele iria enfrentar Maxim Grishin.
Xiaonan supera Mackenzie no main event
A primeira parcial teve uma superioridade para Xiaonan Yan, que conectou os melhores golpes – aproveitando a guarda baixa de Mackenzie Dern – e ainda defendeu as tentativas de queda da americana naturalizada brasileira. A história foi outra no segundo round. Com o combate indo para o chão, a multicampeã no Jiu-Jitsu apresentou um pouco da sua refinada técnica e colocou pressão na chinesa. Primeiro numa tentativa de omoplata, depois no katagatame e até ensaiou um mata-leão. Além disso, Dern aproveitou para aplicar socos na adversária.
O terceiro round foi marcado pelo equilíbrio, mas Xiaonan fugiu do jogo de chão de Mackenzie e ainda foi contundente nos jabs e diretos. O panorama da quarta parcial seguiu o mesmo, mas a brasileira conseguiu uma queda e ficou na guarda tentando avançar seu jogo, mas sem muito perigo.
No último e decisivo assalto, Mackenzie derrubou rápido e ficou trabalhando o seu jogo de grappling. A faixa-preta de Jiu-Jitsu encontrou uma boa defesa da chinesa e não conseguiu capitalizar as posições. No fim dos cinco rounds, Xiaonan ficou com o triunfo por decisão majoritária e voltou a vencer após duas derrotas. Já Dern, que mirava o topo dos palhas, conhece novo revés.
Ver essa foto no Instagram
Massaranduba é derrotado por Brown
A primeira parcial da disputa foi marcada por uma agressividade maior de Francisco Massaranduba. O brasileiro colocou bons golpes e até derrubou Randy Brown com certa facilidade. No chão, o veterano ensaiou chave de braço do jamaicano, mas não teve sucesso. No fim do assalto, Bronw respondeu ao pegar o pescoço do adversário. Após gastarem muita energia no round anterior, o segundo assalto foi mais parelho e em um ritmo mais cadenciado – que foi favorável para “Rudeboy”.
Cerca de 16 centímetros maior em relação ao brasileiro, Brown foi controlando as ações e aplicando os golpes, sem deixar o adversário entrar em seu raio de ação. Já Massaranduba usou bons low kicks, derrubou e foi até o fim do confronto em posição de domínio no chão. No entanto, na visão dos árbitros, a vitória ficou com o jamaicano por decisão unânime no UFC Vegas 61. Após dois triunfos, o piauiense volta a ser derrotado na companhia.
Ver essa foto no Instagram
Raoni domina e volta a triunfar
Precisando retomar o caminho da vitória, Roani Barcelos entrou estudando Trevin Jones na primeira metade do round inicial, mas não teve grandes problemas para derrubar e quase finalizar o oponente. No segundo assalto, o carioca seguiu dominante no duelo, sendo melhor também na trocação, onde aplicou boas combinações de golpes e até uma joelhada voadora.
No terceiro e último round, Roani não diminuiu o ritmo e seguiu melhor em pé e no chão. Para coroar a performance, o peso-galo tentou finalizar, mas Jones resistiu. Após duas derrotas seguidas, o brasileiro volta a vencer no UFC Vegas 61 com o triunfo por decisão unânime. O lutador de Guam fica em situação complicada ao perder pela terceira vez seguida.
Ver essa foto no Instagram
Willycat conquista primeira vitória
Após Daniel Willycat sofrer um grande revés no primeiro round, onde John Castañeda foi melhor ao aplicar os melhores golpes, como chutes altos, por exemplo, a história mudou no segundo assalto. Parceiro de treino de Charles do Bronx, o lutador da Chute Boxe deu a volta por cima ao neutralizar a trocação do americano e impor o seu jogo. Na sequência do assalto, “Sexi Mexi”, que reinava na parcial anterior, estava desgastado e quase entregue. Então, o mineiro acelerou com uma combinação de golpes para sacramentar o nocaute técnico no peso-casado até 63kg.
Essa foi a primeira vitória de Willycat no Ultimate após estrear com derrota para Julio Arce em abril deste ano. Já Castañeda tem a sequência de dois triunfos encerrada no UFC Vegas 61.
Ver essa foto no Instagram
Netto BJJ volta a vencer
Após um primeiro round disputado e equilibrado na trocação, na segunda parcial Netto BJJ voltou mais incisivo. O brasileiro foi colocando melhores golpes até encaixar uma joelhada voadora que derrubou Jesse Ronson. Na sequência, o goiano conectou mais alguns golpes até o árbitro Keith Peterson interromper o confronto e decretar a vitória no segundo round.
Após duas derrotas no peso-leve, Netto volta a reencontrar o caminho das vitórias no UFC Vegas 61. O canadense chega ao terceiro combate sem vitória e fica em situação delicada na companhia.
Ver essa foto no Instagram
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC Vegas 61
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 1º de outubro de 2022
Card principal
Yan Xiaonan derrotou Mackenzie Dern por decisão majoritária dos jurados
Randy Brown derrotou Francisco Massaranduba por decisão unânime dos jurados
Raoni Barcelos derrotou Trevin Jones por decisão unânime dos jurados
Sodiq Yusuff finalizou Don Shainis com uma guilhotina no 1R
Daniel Willycat derrotou John Castañeda por nocaute técnico no 2R
Mike Davis derrotou Viacheslav Borshchev por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Ilir Latifi derrotou Alexey Oleynik por decisão unânime dos jurados
Netto BJJ derrotou Jesse Ronson por nocaute técnico no 2R
Brendan Allen finalizou Krzysztof Jotko com um mata-leão no 1R
Chelsea Chandler derrotou Julija Stoliarenko por nocaute técnico no 1R
Guido Cannetti finalizou Randy Costa com um mata-leão no 1R