Luta contra o vício e rivalidade com Adesanya: conheça Alex Poatan, brasileiro que disputará título no UFC 281

Descendente de nordestinos indígenas e alcoólatra até os 22 anos, Alex Poatan enfrentou duas vezes seu adversário deste sábado

Luta contra o vício e rivalidade com Adesanya: conheça Alex Poatan, brasileiro que disputará título no UFC 281

Estrela no Kickboxing, Alex Poatan vai buscar o cinturão peso-médio do UFC no próximo sábado (Foto: Divulgação/UFC)

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Alex Poatan é mais um brasileiro com chances de fazer história no UFC. Neste sábado (12), em Nova York (EUA), na luta principal do UFC 281, ele enfrenta o nigeriano Israel Adesanya em busca do inédito título na categoria peso-médio. Um resultado que coroaria uma trajetória difícil, repleta de superação e que tem no próprio Adesanya um personagem marcante.

“Poatan”, na verdade, significa “mão dura” em tupi-guarani. O brasileiro, descendente de nordestinos indígenas, ganhou o apelido de um antigo treinador que o viu dar os primeiros passos na luta.

Depois de largar os estudos sem mesmo completar o ensino médio (estudou até a antiga oitava série, hoje nono ano), Alex Poatan começou a trabalhar cedo. E cedo também se envolveu com as bebidas. Aos 22 anos, alcoólatra, buscou refúgio no Kickboxing. No entanto, embora o esporte ajudasse, não conseguiu largar o vício completamente. Em uma entrevista ao podcast “Mundo da Luta” (episódio 179), o brasileiro confessou que se tornou campeão brasileiro da modalidade “bebendo bastante”. Até ter um estalo:

“Tive algumas derrotas no final de 2012 e senti muito com isso, achei que a bebida tinha culpa. E parei. Desde 2012, até agora, nunca mais coloquei uma gota de álcool na minha boca e estou muito bem sem”.

No Kickboxing, Alex Poatan ganhou destaque ao faturar os títulos do “WPG”, um renomado evento nacional da modalidade. Primeiro, ganhou na categoria até 85kg; três anos depois, repetiu a dose no peso-médio.

Ainda no kickboxing, o brasileiro começou a rivalidade com seu adversário deste sábado. Em 2016, Poatan encontrou Israel Adesanya em um evento na China e venceu na decisão dos juízes. No ano seguinte, em São Paulo, repetiu a dose, desta vez com um belo nocaute no terceiro round.

Experiência com Anderson Silva

Tantos encontros com o nigeriano deram a Alex Poatan a oportunidade de fazer parte do camp de Anderson Silva para ajudar na preparação do ex-campeão dos médios, que justamente teria como adversário Adesanya – o nigeriano, inclusive, acabou vencendo a luta por pontos.

Na época, é bem verdade que Alex Poatan já tinha alguma experiência no MMA em organizações menores. Há exatamente um ano, no mesmo Madison Square Garden onde lutará neste sábado, o brasileiro fez sua estreia no UFC, nocauteando o grego Andreas Michailidis no segundo round. Em seguida, venceu o também brasileiro Bruno Blindado por pontos e nocauteou o norte-americano Sean Strickland em julho, credenciando-se para o combate com Israel Adesanya.

Alex Poatan já contabiliza três vitórias dentro do UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Alex Poatan já contabiliza três vitórias dentro do UFC (Foto: Divulgação/UFC)

Confirmados no card do UFC 281 em agosto, os dois andaram trocando farpas nas últimas semanas. Em entrevista ao programa “The MMA Hour”, Adesanya rejeitou Poatan como o maior desafio de sua carreira, chamando o adversário de “novo no esporte”. Poatan, por sua vez, zombou de um treino em que o nigeriano aparece desviando de algumas bolinhas de tênis lançada em sua direção.

“Quem apanha, nunca esquece. Tenho certeza de que ele (Adesanya) não esqueceu. A vez dele já foi”, provocou Poatan ao programa “Countdown”, do próprio UFC.

CARD COMPLETO:

UFC 281
Madison Square Garden, em Nova York (EUA)
Sábado, 12 de novembro de 2022

Card principal (00h, horário de Brasília)
Peso-médio: Israel Adesanya x Alex Poatan
Peso-palha: Carla Esparza x Weili Zhang
Peso-leve: Dustin Poirier x Michael Chandler
Peso-galo: Frankie Edgar x Chris Gutierrez
Peso-leve: Dan Hooker x Cláudio Puelles

Card preliminar (20h, horário de Brasília)
Peso-leve: Brad Riddell x Renato Moicano
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Ryan Spann
Peso-mosca: Molly McCann x Erin Blanchfield
Peso-médio: Andre Petroski x Wellington Turman
Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Silvana Gomez Juarez
Peso-pena: Mike Trizano x Seung Woo Choi
Peso-leve: Ottman Azaitar x Matt Frevola
Peso-galo: Julio Arce x Montel Jackson
Peso-meio-pesado: Carlos Ulberg x Nicolae Negumereanu

Para conferir mais notícias sobre Alex Poatan, clique aqui