Werdum é nocauteado por Renan Problema em luta polêmica na PFL; dois brasileiros dão show
Realizado na última quinta-feira (6), em Atlantic City, nos Estados Unidos, o terceiro evento da PFL em 2021 contou com duelos válidos pela temporada regular das categorias peso-pesado e peso-leve, além de uma “luta de exibição” nos meio-médios. A edição teve em sua luta principal a estreia de Fabrício Werdum na organização. Ex-campeão do UFC, o “Vai Cavalo” acabou sendo nocauteado pelo compatriota Renan “Problema” Ferreira ainda no primeiro round, mas o combate ficou marcado por uma grande polêmica, que certamente vai gerar discussão e desdobramentos nos próximos dias.
Além de Werdum e Renan, o card contou com a presença de outros três brasileiros. No peso-leve feminino, Larissa Pacheco teve grande atuação e nocauteou Julija Pajic no primeiro round, enquanto Mariana Morais foi nocauteada pela atual campeã da categoria, a invicta e bicampeã olímpica Kayla Harrison. Já nos pesados, Bruno Cappelozza brilhou e superou Ante Delija ainda no round inicial, também por nocaute.
Vale lembrar que o formato da Professional Fighters League é inspirado nas grandes ligas esportivas americanas, nas quais o campeonato é dividido em temporada regular e playoffs. Na PFL MMA, a temporada regular consiste em duas lutas para cada atleta, e cada uma vale pontos na classificação. Uma vitória conta três pontos e o empate vale um ponto. “No Contest” (luta sem resultado) também vale um ponto. Triunfos por nocaute e finalização recebem bônus de acordo com o round em que acontecerem: no primeiro assalto, são três pontos de bônus; no segundo, dois pontos; e no terceiro, um ponto. Ao fim da primeira parte, os quatro melhores classificados de cada categoria passam aos playoffs e se enfrentam por uma vaga na grande decisão, valendo US$ 1 milhão para o campeão por divisão.
Peso-pesado: Werdum sofre revés polêmico e Bruno dá show
A expectativa era grande para a estreia de Fabrício Werdum na PFL, no entanto, desde o início, o ex-campeão do Ultimate sabia que teria um grande “problema” pela frente. Com 2,08m e 114kg, Renan “Problema” Ferreira, logo de início, resistiu a um triângulo bem aplicado por Werdum, mas essa foi a grande polêmica da noite. Ainda no primeiro round, o duelo estava no chão e Fabrício estava por baixo, tentando encaixar o triângulo, enquanto Renan aplicava golpes no ground and pound. No entanto, nesse momento, o goiano pareceu dar dois “tapinhas” no ombro do adversário, em sinal de desistência. O árbitro central não percebeu o detalhe e, logo depois, Werdum perdeu a posição. Foi a brecha que Renan Ferreira precisou para conectar uma forte sequência de golpes no ground and pound, o que forçou a interrupção do juiz Keith Peterson em pouco mais de dois minutos de confronto.
Com a vitória ainda no primeiro assalto, Renan somou seis pontos e já é um dos líderes do GP. Já Fabrício Werdum deu entrevista logo após o combate e indicou que seu compatriota deu pelo menos um tapa em sinal de desistência, o que foi comprovado pelas imagens da transmissão. A tendência é que a equipe do “Vai Cavalo” tente recorrer do resultado oficial.
Outro brasileiro que também somou seis pontos e lidera o torneio é Bruno Cappelozza. Fazendo sua estreia na PFL, o peso-pesado retornou ao cage após três anos afastado e teve uma atuação de gala, nocauteando o croata Ante Delija em apenas 46 segundos de embate, após uma sequência de golpes potentes na média distância.
Ver essa foto no Instagram
Além de Renan e Bruno, outro líder do GP dos pesados é Denis Goltsov. O russo também se destacou e, em apenas quatro minutos de luta, nocauteou o americano Muhammed DeReese. Já em outra luta do torneio, Mohammed Usman, irmão de Kamaru Usman, campeão meio-médio do UFC, acabou sendo finalizado pelo americano Brandon Sayles no segundo assalto, em luta animada do início ao fim.
> Posição – Lutador – Pontuação
1. Bruno Cappelozza – 6 pontos
2. Renan Problema – 6 pontos
3. Denis Goltsov – 6 pontos
4. Brandon Sayles – 5 pontos
5. Mohammed Usman – 0 ponto
6. Muhamed DeReese – 0 ponto
7. Fabricio Werdum – 0 ponto
8. Ante Delija – 0 ponto
9. Ali Isaev – 1 ponto
10. Hatef Moeil – 1 ponto
Peso-leve feminino: Kayla Harrison e Larissa largam na frente
Finalistas do GP peso-leve da PFL em 2019, Kayla Harrison e Larissa Pacheco mostraram que estão dispostas a reeditar a grande final. Atual detentora do título da divisão, a americana, bicampeã olímpica no Judô, provou mais uma vez que é uma das melhores lutadoras do mundo e não deu chances à adversária Mariana Morais, nocauteando a brasileira em pouco mais de um minuto de duelo, depois de uma sequência brutal de golpes no ground and pound, aumentando sua invencibilidade para nove triunfos no MMA.
Ver essa foto no Instagram
Vice-campeã no GP em 2019, Larissa Pacheco deu um show ainda mais rápido no cage da PFL. Em duelo contra a montenegrina Julija Pajic, a brasileira precisou de apenas 51 segundos para conseguir o nocaute, que veio após uma incrível sequência de 18 golpes no chão.
> Posição – Lutador – Pontuação
1. Larissa Pacheco – 6 pontos
2. Kayla Harrison – 6 pontos
3. Genah Fabian – 3 pontos
4. Kaitlin Young – 3 pontos
5. Taylor Guardado – 3 pontos
6. Helena Kolesnyk – 0 ponto
7. Cindy Dandois – 0 ponto
8. Laura Sanchez – 0 ponto
9. Mariana Morais – 0 ponto
10. Julija Pajic – 0 ponto
RESULTADOS COMPLETOS:
PFL 2021 #3
Atlantic City, em Nova Jersey (EUA)
Quinta-feira, 06 de maio de 2021
Card principal
Renan Ferreira derrotou Fabrício Werdum por nocaute no 1R
Kayla Harrison derrotou Mariana Morais por nocaute técnico no 1R
Brandon Sayles finalizou Mohammed Usman com um mata-leão no 2R
Larissa Pacheco derrotou Julija Pajic por nocaute técnico no 1R
Card preliminar
Bruno Cappelozza derrotou Ante Delija por nocaute no 1R
Kaitlin Young derrotou Cindy Dandois por decisão unânime dos jurados
Genah Fabian derrotou Laura Sanchez por decisão unânime dos jurados
Denis Goltsov derrotou Muhammed Dereese por nocaute técnico no 1R
Taylor Guardado derrotou Helena Kolesnyk por decisão unânime dos jurados
Magomed Umalatov derrotou Kyron Bowen por nocaute técnico no 2R