Aldo descarta fazer ‘leilão’ para renovar com o UFC e fala sobre ‘furar fila’ para disputar cinturão

José Aldo afirmou que quer conversar com Dana White antes de definir o próximo passo da sua carreira; confira mais

Aldo descarta fazer ‘leilão’ para renovar com o UFC e fala sobre ‘furar fila’ para disputar cinturão

José Aldo afirmou que quer conversar com Dana White antes de definir o próximo passo da sua carreira (Foto: Divulgação/UFC)

Afastado do MMA há quase dois anos, José Aldo mostrou que o período inativo da modalidade pouco influenciou. Em ação no co-main event do UFC Rio, realizado no último sábado (4), o “Campeão do Povo” teve uma atuação dominante e, com o Boxe bem afiado, derrotou o americano Jonathan Martinez na decisão unânime dos jurados após três rounds disputados.

O duelo, que foi o último do seu atual contrato com o UFC, poderia ter marcado a despedida do ex-campeão peso-pena do MMA. No entanto, o ex-campeão peso-pena externou seu desejo de seguir com sua carreira nas artes marciais mistas. Em entrevista aos jornalistas após o UFC Rio, José Aldo disse que pretende conversar com Dana White, presidente do Ultimate, para avaliar seu futuro.

“Logo no começo, quando eu tinha aceitado essa luta, ele (Dana White) tinha falado sobre isso (renovação de contrato) e eu disse que queria lutar primeiro, para não colocar a carroça na frente dos bois, para eles verem como eu estou. Agora, sim, eu posso sentar com o Dana para ver qual é o melhor caminho que a gente pode tomar”, disse o manauara, que não pretende fazer “leilão” para definir seu próximo passo:

“Não passa pela minha cabeça fazer leilão ou qualquer outra coisa. Sempre fiz tudo na minha vida pensando em ser um campeão, então não é um leilão. Com todo respeito, eu tenho que sentar com o UFC, até porque no contrato tem isso, o Ultimate pode cobrir qualquer oferta que aparecer. Então, o momento é de ter calma, sentar com o Dana e o Dedé (Pederneiras, seu treinador e empresário) para ver qual é o melhor caminho a tomar”.

Após ter vencido Jonathan Martinez, atual 12º colocado no ranking, José Aldo afirmou que, inicialmente, a intenção era enfrentar outros lutadores da divisão peso-galo, como Cory Sandhagen, Henry Cejudo e Dominick Cruz. No caso de Cejudo, especificamente, o atleta da Nova União revelou que chegou a mandar uma mensagem para o ex-campeão duplo do Ultimate para saber qual seria sua opinião sobre um combate entre eles.

“Eu tinha pedido para lutar contra o Sandhagen, só que o pessoal falou que ele tava machucado. Só que antes disso, eu cheguei e mandei mensagem para o Henry Cejudo, perguntando se teria a possibilidade de nós lutarmos, só que ele tinha acabado de lutar e ia passar por uma cirurgia no ombro. Por isso não aconteceu a luta contra o Henry ou o Dominick no Rio, porque ambos estavam machucados. Mas agora, não. Agora já estamos em outro passo, temos que conversar com o Dana para ver o que nós podemos fazer”.

Com a boa desenvoltura apresentada na vitória contra Jonathan Martinez, José Aldo foi questionado se o bom desempenho e sua trajetória vitoriosa no UFC podem levá-lo a conseguir “furar a fila” no ranking e, numa próxima luta, receber a oportunidade de disputar o cinturão peso-galo, que atualmente pertence a Sean O’Malley.

“Isso é uma coisa que o Dedé sempre fala: ‘Com o nome que você tem, você pode furar a fila, você pode chegar lá dentro’, até porque quando nós saímos, estávamos muito bem ranqueados (na categoria peso-galo). Espero que isso aconteça. Se a gente conseguir (furar a fila), seria ótimo. Agora é descansar, voltar aos treinos fortes, porque acho que novos desafios virão pela frente”, finalizou Aldo.

Para conferir mais notícias sobre José Aldo no UFC Rio, clique aqui