UFC pode fazer leilão por direitos de transmissão em 2025: ‘Muitos lugares para estarmos’
As negociações para uma possível renovação do UFC com a empresa do grupo Disney vão começar em janeiro de 2025
UFC pode ter uma nova parceira de direitos de transmissão no próximo contrato (Foto: Reprodução)
O contrato de direito de transmissão do UFC com a ESPN, nos Estados Unidos, chega ao fim no próximo ano e o mercado já está começando a ficar aquecido quanto a isso. As negociações para uma possível renovação com a empresa do grupo Disney vão começar em janeiro de 2025, mas especulações já fazem parte do negócio.
Nesta semana, Mark Shapiro, que é o presidente da holding TKO Group, que além do UFC tem a WWE como parte do conglomerado, conversou sobre o tema. O “chefe” de Dana White explicou que o Ultimate já superou os valores do atual contrato com a ESPN há cerca de seis meses. Sendo assim, o Ultimate está “entregando” mais do que recebe de direito de transmissão no atual vínculo que iniciou em 2018.
“Crescemos para uma posição em que estamos agora submonetizados. Isso é apenas um fato. Não quando fizemos o acordo. Foi um contrato muito emocionante, foi o triplo do que estávamos conseguindo na FOX. Mas agora estamos submonetizados, dada a audiência, as avaliações, as demonstrações, e estamos ansiosos para ter essas conversas”, disse Shapiro durante a Conferência de Mídia da JP Morgan.
A WWE, que tem contrato atualmente com a NBC, assinou um novo vínculo, a partir de 2025, com a Netflix, gigante do streaming e que tem investido em direitos esportivos. Shapiro afirmou que o UFC será “flexível” nas negociações e citou até empresas interessadas.
“Acho que falando por Dana (White) e Ari (Emanuel), diria que seremos muito flexíveis na próxima negociação, assim como fomos nesta. Vendemos nossos direitos de pay-per-view depois de todos esses anos com o UFC fazendo pay-per-views mensais através da DirecTV e a (TV) cabo, e finalmente vendemos esses direitos para a ESPN. Antes disso, estávamos conversando para fazer isso com a Amazon. No final das contas optamos pela ESPN, mas avançamos bastante com a Amazon”, disse Shapiro, que completou:
“Agora é um cenário evoluído, como discutimos. A ESPN está prestes a lançar seu próprio carro-chefe direto ao consumidor. Peacock está tentando aumentar sua penetração. A Paramount+ está usando esportes para aumentar sua penetração. Já falamos sobre Apple, Amazon, YouTube, muitos lugares saudáveis para estarmos”, encerrou.
No Brasil, o UFC encerrou um contrato de mais de duas décadas com a Globo no fim de 2022. A partir de então, a companhia lançou o próprio serviço de streaming no país, o Fight Pass, além de transmitir um evento por mês na TV aberta pela Band (apenas card principal) e lutas preliminares no Canal GOAT, no YouTube.