ADCC 2022: Gordon Ryan atinge feito histórico e finaliza André Galvão na superluta; veja como foi
Gordon Ryan finalizou André Galvão no ADCC 2022 (Foto: Reprodução/FloGraplling)
Após três anos de espera, muita provocação e até briga em bastidor de evento, André Galvão e Gordon Ryan se encontraram na superluta do ADCC 2022, na noite de domingo (18), em Las Vegas (EUA). O confronto foi técnico e disputado em cada detalhe. O americano impôs o seu jogo, abriu vantagem na pontuação e terminou finalizando para coroar mais uma performance de gala no torneio.
- Confira os resultados de todas as finais do ADCC 2022, AQUI
Logo no começo do embate, Galvão foi tentar fazer a pegada em Gordon e acabou acertando um tapa no rosto do americano. O árbitro chegou a interromper, mas os dois se cumprimentaram e seguiram o confronto. O brasileiro conseguiu uma queda, mas ainda não valiam pontos por ser antes dos dez minutos. Ryan ficou no chão e tentou atacar a perna do líder da Atos, mas sem sucesso.
Quando derrubou André, Gordon teve calma para ir progredindo o ataque. Ao romper a barreira dos dez minutos, acelerou, pegou as costas e encaixou o gancho algumas vezes até abrir 12 a 0 no placar. O americano não desistiu, seguiu na posição até finalizar por estrangulamento, restando pouco mais de três minutos no relógio. Ainda no tatame, os dois deixaram toda a rivalidade de lado e trocaram uma rápida conversa em tom de respeito.
Gordon deixa a edição do ADCC 2022 com o feito de ser o primeiro lutador da história do evento a lutar a categoria na mesma edição em que tinha uma superluta. Para ficar ainda mais emblemático, ele venceu os dois – divisão e superluta – e mostrou que é o atleta a ser batido no sem pano. Agora, com cinco títulos no ADCC.
Já Galvão deverá encerrar uma das carreiras de maior sucesso na história do Jiu-Jitsu. No ADCC, teve o recorde de quatro defesas de títulos em superlutas e mais dois títulos – divisão e absoluto.