ADCC 2022: Yuri Simões faz valer experiência, bate Nicholas Meregali e fatura absoluto; confira
Yuri Simões venceu Nicholas Meragali na final do absoluto do ADCC 2022 (Foto: Reprodução/FloGrappling)
Na aguardada decisão do absoluto, um veterano conquistou o cobiçado título do ADCC 2022. Yuri Simões, que já tinha conquistado o torneio em 2015 e 2017, brilhou no peso-aberto e fez valer toda a sua experiência na competição. Ele derrotou Lachlan Giles, Nick Rodriguez, Roberto Cyborg e, por último, Nicholas Meregali na decisão – após o gaúcho sofrer duas punições.
No começo do confronto, Meregali chamou para guarda e acabou levando uma punição. Com habilidade, o gaúcho pegou as pernas de Yuri, inverteu a posição e passou a trabalhar por cima. Neste momento, Nicholas progrediu o jogo e exigiu que Simões se defendesse e ficasse um pouco desgastado.
Após um período sofrendo por baixo, Yuri explodiu e fez a luta voltar em pé. Os dois ficaram trocando pegadas, até que Nicholas voltou a chamar para guarda e recebeu mais uma punição. No chão, Nicholas tentou atacar, mas o carioca defendeu bem e foi administrando o tempo para garantir o terceiro título na história da competição e o seu primeiro absoluto do ADCC.
Meregali, que não tinha experiência no sem pano, passou a treinar esse ano nos Estados Unidos, lutou três vezes antes do ADCC 2022 e deixa o torneio com uma prata (absoluto) e um bronze (divisão).