ADCC 2022: Kaynan Duarte sofre com punições, mas vence Craig Jones e conquista o bicampeonato
Kaynan Duarte brilhou na categoria até 99kg e faturou o título no ADCC 2022 (Foto: Reprodução/Flograppling)
Campeão em 2019 na categoria acima de 99kg, Kaynan Duarte desceu para até 99kg e confirmou o seu favoritismo na noite deste domingo (18), em Las Vegas (EUA). O brasileiro encarou na decisão Criag Jones, perigoso na chave de pé, mas teve uma performance pautada na estratégia para controlar os 20 minutos e vencer por 12 a 0 nos pontos. Apesar disso, o paulista sofreu com punições.
Kaynan começou o combate já colocando pressão sobre Jones no chão, mas foi administrando a posição e acabou sofrendo duas posições antes da metade da luta – quando não valem pontuações positivas. Perto de romper a barreira dos dez minutos, conseguiu ir para a montada, foi minando a resistência do australiano e colocou o pé duas vezes na barriga para abrir 4 a 0 no placar.
Dominando o confronto, o brasileiro foi progredindo o jogo, passou a guarda e abriu 7 a 0. Na sequência da luta, Kaynan acabou recebendo uma série de punições e ficou em desvantagem no placar. Apesar de 7 a 0 nos pontos, estava com oito punições o que daria vantagem para o australiano. Mas o lutador da Atos acelerou o ritmo, passou a aguarda e depois conquistou uma queda para fechar em 12 a 0 e garantir o bicampeonato do ADCC 2022.