O que esperar do UFC 293: Adesanya x Strickland

Cinturão em disputa, tensão e rivalidade. Sidney, na Australia, foi a cidade escolhida para a defesa de título do Ultimate Fighting Championship (UFC) do nigeriano Israel Adesanya, que enfrentará o norte-americano Sean Strickland. Os desafiantes sobem ao octógono do UFC no sábado, 9 de setembro, um mês após a organização tornar oficial o confronto. Em jogo o título da divisão do peso-médio, uma das mais desafiadoras do UFC.

por
Tatame Admin
09/09/2023

Tudo sobre a luta principal do UFC 293

Fora do cage, nos bastidores do UFC, o combate reforça a possibilidade de uma lesão sofrida por Dricus Du Plessis – apontado como o próximo desafiante natural ao título até 84kg. Após construir uma rivalidade intensa com Adesanya e ‘garantir’ passaporte para a Austrália ao derrotar o ex-campeão Robert Whittaker, o atleta sul-africano não teria tempo hábil para tratar a contusão e competir no UFC 293, em setembro.

Na pré-luta, em entrevista ao programa ‘Countdown’ do UFC 293, o nigeriano disse que está em um patamar diferente do seu rival e prometeu que irá vencer de forma fácil. “Strickland está níveis abaixo de mim. É isso que quero mostrar nessa luta. Ele fala muito”, prometeu Adesanya.

O nigeriano, atual detentor no cinturão do peso-médio, especialista em kickboxing e faixa roxa em jiu-jítsu construiu um cartel composto por 24 vitórias, sendo 16 por nocaute, e duas derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Alex ‘Poatan’, Anderson Silva, Brad Tavares, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Marvin Vettori (duas vezes), Paulo ‘Borrachinha’, Rob Wilkinson, Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.

Strickland é o quinto no ranking do peso-médio e junto com Dricus Du Plessis faz parte dos lutadores relevantes entre os médios que Adesanya ainda não tinha enfrentado. O norte-americano vem de duas vitórias consecutivas na divisão, com muitos fãs interessados ​​em ver e ouvir as trocas verbais entre Strickland e Adesanya.

Tuivasa vs Volkov

Além da luta principal, o card de Sydney já conhece seu ‘co-main event’ – que será disputado por um duelo de pesos-pesados. Atleta ‘da casa’, Tai Tuivasa tenta se recuperar das derrotas sofridas contra Ciryl Gane e Sergei Pavlovich. Para isso, ‘Bam Bam’ terá que superar o russo Alexander Volkov – que, por sua vez, vem embalado por dois triunfos consecutivos na liga.

Brasileiros no UFC 293

Serão dois brasileiros em ação no UFC 293. E com estreia já no card principal. Felipe dos Santos (7V-0D) enfrenta o angolano Manel Kape (18V-6D) na divisão peso-mosca. Mais experiente, o angolano tem cinco lutas (3V-2D) no UFC.

No card premilinar, Gabriel Miranda (16V-6D) faz a segunda luta da carreira no UFC, após estrear com derrota contra Benoit St. Denis (UFC Fight Night 209 – Gane vs. Tuivasa), em setembro de 2022. O confronto será contra o neo-zelândes Shane Young (13V-7D), que já fez seis lutas (2V-4D) pelo UFC. Young vem de três derrotas em sequência.