Dana White recebe duras críticas de ‘sanguinário ditador checheno’ após polêmica no UFC 282; entenda

Ramzan Kadyrov, líder da Chechênia, disse que Magomed Ankalaev deveria receber o cinturão meio-pesado e deixa recado a Dana White

Dana White recebe duras críticas de ‘sanguinário ditador checheno’ após polêmica no UFC 282; entenda

Dana White recebeu duras críticas de Ramzan Kadyrov, presidente da Chechênia (Foto: Reprodução/UFC)

Presidente do Ultimate, Dana White teve algumas “dores de cabeça” com o UFC 282, evento que foi realizado no último sábado (10), em Las Vegas (EUA). Uma delas aconteceu justamente na luta principal da edição, onde Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev disputaram o cinturão vago da categoria meio-pesado. Em um duelo sem muita ação, os árbitros optaram por decretar o empate no combate, que durou cinco rounds.

Sendo assim, o título da divisão segue vago, e agora será disputado entre Glover Teixeira, ex-campeão da categoria, e Jamahal Hill, no card do UFC 283, que será realizado no dia 21 de janeiro, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi anunciado por Dana White, seguido do resultado de empate da luta de Ankalaev, causou irritação em Ramzan Kadyrov, que chefia desde o ano de 2006 a Chechênia, uma pequena república muçulmana no norte do Caúcaso.

Kadyrov, segundo muitos relatos, cultiva a reputação sanguinária de líder autoritário em vídeos postados nas redes sociais: está ligado a execuções, ao uso de torturas e a um leque de violações de direitos humanos, além de uma ferrenha campanha contra os direitos dos homossexuais. Por meio da rede social “Telegram”, Ramzan fez críticas a Dana White e defendeu que Magomed Ankalaev deveria ter sido declarado vencedor contra Jan Blachowicz, e assim, conquistado o cinturão meio-pesado do UFC.

“Dana White, o que aconteceu com você? Você tinha princípios, mas hoje (sábado) tirou o cinturão do octógono, sendo que havia um campeão claro. Ou será que a politicagem entrou no ringue do UFC e há juízes sujos? Seja honesto, Dana White! Pegue o exemplo do Mairbek Khasiev, presidente do ACA (evento de MMA russo), que interrompe qualquer tipo de erro, qualquer ação tendenciosa e exige objetividade, sem misturar política com esporte. Você deveria pelo menos se desculpar (com Magomed Ankalaev), e salvar a reputação do seu evento”, disse Ramzan Kadyrov.

Natural de Makhachkala, no Daguestão, o russo Magomed Ankalaev também foi outro que não escondeu sua revolta com o resultado da luta contra Jan Blachowicz. O lutador disse que “não entendeu” o resultado do combate contra o polonês e deixou claro que fez de tudo para sair vitorioso e com o cinturão meio-pesado em sua posse.

“Eu não sei o que dizer. Eu venci a luta. Por que não ganhei meu cinturão? Eu não sei o que dizer. Não posso escolher os juízes da luta que sentam ali, mas eu venci. Eu quero este cinturão. Cadê meu cinturão? (…), não importa se eu senti dor, mas fiz de tudo para conseguir a vitória.

Sempre faço o que for preciso para sair com a vitória. Se eu estiver perdendo em pé, vou para o grappling e Wrestling. Se eu perder no Wrestling, me levanto. Posso fazer os dois. Mas não sei se volto a lutar pela organização, porque não sei o que aconteceu, honestamente. Não sei mais o que você quer que eu diga. Talvez voltaremos para pegar o que é nosso”, disse Magomed Ankalaev em entrevista ainda dentro do octógono.

Para conferir mais notícias sobre Dana White, clique aqui