Em 2013, Jon Jones quase perdeu cinturão para Sonnen após lesão inusitada; relembre o episódio

Jon Jones fraturou o dedo do pé, mas conseguiu nocautear Chael Sonnen ainda no primeiro round, antes da possível interrupção médica

Em 2013, Jon Jones quase perdeu cinturão para Sonnen após lesão inusitada; relembre o episódio

Jon Jones venceu Chael Sonnen no UFC 159, mas séria lesão quase colocou defesa de título em risco (Foto: Reprodução/UFC)

Ao longo dos anos, você já conseguiu imaginar Jon Jones perdendo o cinturão dos meios pesados do UFC e, de quebra, ver Chael Sonnen sendo o novo campeão? Não, isso nunca aconteceu, mas foi por pouco.

No ano de 2013, Jones e Sonnen foram os treinadores do reality show “The Ultimate Fighter 17” e se enfrentaram ao fim da temporada. Na época, muitos questionaram a “furada de fila” do ex-desafiante ao título dos médios, que havia sido nocauteado por Anderson Silva e recebeu a chance direta pelo título da categoria até 93kg sem nunca ter feito nenhuma luta como meio-pesado no UFC até então.

O confronto aconteceu em abril de 2013, na luta principal do UFC 159, realizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Chael Sonnen até que tentou partir para cima do campeão Jon Jones, que por sua vez, dominou o combate derrubando o rival algumas vezes, até que, no fim do primeiro round, “Bones” desferiu várias cotoveladas e joelhadas nocauteando o “falastrão” ainda no primeiro round, faltando alguns segundos para o término da parcial.

Até então, tudo normal, com mais uma defesa bem sucedida de Jones na divisão dos meio-pesados, onde reinou por anos. Mas o que espectadores não esperavam era uma grave lesão sofrida pelo campeão no duelo em questão. O americano quebrou o dedão do pé esquerdo durante a luta, e caso Sonnen tivesse resistido por mais 27 segundos, e o round chegasse ao fim, provavelmente, Jon Jones seria impedido de continuar lutando, e Chael Sonnen sairia vitorioso da luta. Vale salientar que, na época, foi a quinta defesa seguida de cinturão de Jones no Ultimate. O americano defenderia mais seis vezes seu título nos 93kg até abrir mão do cinturão em 2020.

ATENÇÃO: IMAGEM FORTE ABAIXO

Jon Jones fraturou o dedão do pé esquerdo durante luta contra Sonnen (Foto: Divulgação/UFC)

Jon Jones fraturou o dedão do pé esquerdo durante luta contra Sonnen (Foto: Divulgação/UFC)

Jon Jones está com 35 anos de idade e retorna às competições no próximo sábado (4), na luta principal do UFC 285, após três anos sem atuar. O americano vai fazer sua estreia na categoria dos pesados (até 120kg) contra o francês Ciryl Gane, na disputa do cinturão vago da divisão. O americano tem 26 vitórias e apenas uma derrota em seu cartel no MMA  Sua última apresentação nas artes marciais mistas foi contra Dominick Reyes, em fevereiro de 2020, saindo vitorioso na decisão unânime dos juízes.

Para conferir mais notícias sobre Jon Jones, clique aqui