Léo Vieira analisa superluta no ADCC com Sonnen e foco de Buchecha no absoluto: ‘Tá faminto por esse título’

Léo Vieira analisa superluta no ADCC com Sonnen e foco de Buchecha no absoluto: ‘Tá faminto por esse título’

Léo Vieira falou de superluta contra Sonnen no ADCC e participação de Buchecha (Foto: Reprodução)

Por Diogo Santarém

Bicampeão do ADCC nas edições de 2003 e 2005, Léo Vieira é mais um nome de destaque confirmado para a edição 2017 do torneio, que está sendo realizada neste final de semana (23 e 24), em Espoo na Finlândia. Inicialmente, o líder da Checkmat entraria em ação na categoria até 66kg, no entanto, de última hora, foi chamado para substituir Frank Mir e agora terá pela frente o polêmico Chael Sonnen em uma das superlutas da competição.

Em entrevista exclusiva à TATAME, Leozinho fez uma análise da superluta contra Sonnen. O brasileiro revelou que não há segredos para o duelo e citou a regra da competição como um ponto favorável para a realização de um embate interessante contra o falastrão.

“Não há segredos para essa luta… O Sonnen não vai ‘berimbolar’, assim como eu não vou dar ‘suplê’. A regra é imparcial para as modalidades, o que deixa o duelo interessante, mas estou treinado e apto a estar confortável em toda situação de luta”, analisou o faixa-preta.

Confira a entrevista com Léo Vieira na íntegra:

– Preparação para o ADCC e adaptação às regras

A preparação para essa edição do ADCC foi muito boa, apesar da corrida com o novo prédio da Checkmat HQ. Me sinto pronto para a competição. As aulas de Jiu-Jitsu e No-Gi sempre fizeram parte da rotina e dos horários das minhas aulas, e as regras, apesar de diferentes, são uma das adaptações que temos, mas não muda muito o treinamento. É o mesmo Jiu-Jitsu, apenas com objetivos e regras diferentes, então vou lá para fazer o meu melhor.

– Últimos dias de treino até a semana do evento

Foram dias de família, professor e depois competidor. Apesar de gostar de competir, eu adoro ensinar e amo minha família e a vida que temos juntos. Sabendo nossos objetivos de vida, fica fácil focar e priorizar nossas atividades diárias, que é o que eu venho fazendo.

– Saída da divisão até 66kg e superluta contra Sonnen

A única mudança em relação a isso aconteceu com os meus sparrings. O que antes eram adolescentes e “berimbolistas”, digamos assim, depois se tornaram “wrestlers” pesados.

– Sonnen maior e possível problema com o peso

Eu tenho uma luta em breve na categoria até 65kg, mas quero estar com 75kg pra essa luta (contra o Chael Sonnen). Não sou tão novo e o peso vai ajudar a segurar o impacto.

– Pontos fortes e fracos para o embate com Sonnen

Não há segredos para essa luta… O Sonnen não vai “berimbolar”, assim como eu não vou dar “suplê”. A regra é imparcial para as modalidades, o que deixa o duelo interessante, mas estou treinado e apto a estar confortável em toda situação de luta, com certeza.

leo

Bicampeão do ADCC, este ano Leozinho fará uma das superlutas do evento, contra Chael Sonnen (Foto TATAME)

– Lado provocador do seu adversário no MMA

No MMA, você deve ser um personagem. Você tem uma mídia e um púbico comprando um tipo de perfil de lutador, e falar demais ajuda no seu “business”. Jiu-Jitsu é respeito e orgulho… Falar demais aqui te dá uma péssima reputação e nosso púbico não compra essa ideia. Também acredito que o Sonnen não seja o que ele vende, pois assisti ao TUF e vi um tipo de treinador que mostrou muito sua natureza. Mas não sou daqueles que se impressiona com palavras. Sempre fui o menor nos grupos que andei, o bulliyng sempre fez parte da minha rotina e nunca alterou minha ações, e assim vai continuar sendo.

– Foco do Buchecha para a disputa do ADCC 2017

O Buchecha vem de uma série de competições este ano. Competiu tudo desde o início do ano, sem descanso, então fizemos apenas adaptações de jogo e estratégia, pois condicionado ele já estava. O mais importante é que ele está faminto pelo absoluto deste ano, como nunca esteve por outro título, então vamos chegar lá com tudo.

– Favoritos na divisão até 66kg após a sua saída

Aconteceram muitas baixas e nem sei quem está na categoria agora, mas o (Rubens) Cobrinha, seguido do (Augusto) Tanquinho são os nomes que me veem a cabeça, apesar de que o ADCC é a competição em que mais se descobre e lança novos campeões.