PFL MMA: melhores amigos, Natan Schulte e Manfio são desclassificados após luta ‘abaixo do padrão’
Natan Schulte, que venceu Raush Manfio no card preliminar da PFL MMA 6, foi retirado dos playoffs do torneio peso-leve
Natan Schulte e Raush Manfio foram suspensos pela PFL MMA após duelo de pouca ação na última sexta (Foto: Divulgação/PFL)
A PFL MMA 6, realizada na última sexta-feira (23), em Atlanta (EUA), ficou marcada por uma atitude extrema tomada pela organização. Os atletas Natan Schulte e Raush Manfio receberam uma dura penalidade da Professional Fighters League após se enfrentarem no card preliminar da edição, em duelo válido pela categoria peso-leve.
Amigos bem próximos, Natan e Raush se enfrentaram por três rounds e o confronto ficou marcado pela pouquíssima ação dos atletas, que em ritmo de treino, quase não conectaram golpes ao longo dos 15 minutos de luta. No fim, Natan, que buscou bastante a luta no chão, saiu vencedor na decisão unânime dos jurados e garantiu uma vaga para as semifinais do torneio na divisão peso-leve, enquanto Raush foi eliminado com o revés.
No entanto, na manhã deste sábado (24), a PFL MMA anunciou uma verdadeira reviravolta. Por meio de uma nota oficial, a organização norte-americana confirmou que Natan Schulte e Raush Manfio foram suspensos pelos desempenhos apresentados na última sexta-feira, justificando que a luta “não atendeu aos padrões que todos os lutadores da PFL concordam em manter na competição”.
Com isso, Natan foi removido dos playoffs, onde enfrentaria Olivier Aubin-Mercier. O substituto será Shane Burgos (4º), que vai enfrentar Clay Collard (1º) nas semifinais. A outra semifinal será disputada entre Aubin-Mercier (2º) e o brasileiro Bruno “Robusto” Miranda (3º). Raush Manfio, vale ressaltar, já estava eliminado dos playoffs.
OFFICIAL: Revised matchups are set for the Lightweight Semifinals#PFLPlayoffs pic.twitter.com/FNVTSLLxVu
— PFL (@PFLMMA) June 24, 2023
A pouca ação apresentada por Natan Schulte e Raush Manfio no card da PFL MMA 6 já era esperado, tendo em vista que os dois lutadores nunca esconderam a amizade próxima que possuem. Natan é padrinho da filha de Raush, e Raush já chegou a ser ajudado financeiramente por Natan em anos anteriores.
“Ele (Natan Schulte) é meu melhor amigo. Ele me ajudou com tudo que eu pedi. Ele tinha o dinheiro das (temporadas anteriores da PFL) e várias vezes me ajudou a pagar o aluguel, quando eu não tinha dinheiro, ele comprava alguma coisa para eu comer. Estou (nos Estados Unidos) por causa dele. Ele é um amigo enviado por Deus”, disse Raush Manfio, em entrevista ao site MMA Fighting no ano de 2021.
Confira abaixo a nota divulgada pela PFL MMA:
“Na noite passada, Natan Schulte e Raush Manfio não atingiram os padrões que todos os lutadores dA PFL concordam em seguir nas competições.
Todos os lutadores, em seus acordos de luta na PFL, concordam em usar seus “melhores esforços e habilidades como um atleta profissional para competir e derrotar qualquer adversário.
Ficou muito claro que Natan e Raush não cumpriram esse padrão contratual na luta de ontem.
A PFL suspendeu imediatamente os dois lutadores da temporada e considerou a luta com 0 pontos para fins de classificação do torneio.
A PFL toma esta ação em reconhecimento de sua responsabilidade para com todos os lutadores da PFL e todos os fãs do evento”.