Ralph Gracie deixa mensagem e se apresenta à Justiça americana nesta sexta-feira (22): ‘Ações têm consequências e devo enfrentá-las’
Na última quinta-feira (20), Ralph Gracie “quebrou o silêncio” e se pronunciou sobre a sentença no caso de agressão contra Flávio “Cachorrinho” Almeida, em 2018, durante o Mundial No-Gi de Jiu-Jitsu, na Califórnia (EUA). O lutador passará seis meses preso em regime fechado nos Estados Unidos – além de três anos em liberdade condicional – e deixou uma mensagem antes de se apresentar nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro.
Confira:
Na Arte da Guerra, Sun Tzu escreveu: ‘Ele vencerá quem sabe quando lutar e quando não lutar’. Como guerreiros, nunca devemos esquecer esta lição. Infelizmente, desta vez, escolhi travar a batalha errada. Ações têm consequências e devo enfrentá-las. Na sexta-feira, vou me apresentar na prisão sobre os ombros das gerações de lutadores de Jiu-Jitsu antes de mim. Meu corpo pode ficar atrás das grades por um curto período, mas minha mente permanecerá livre. Gostaria de agradecer ao Renzo Gracie e à nossa família do Jiu-Jitsu pelo enorme apoio. Também sou muito grato a todos os meus alunos por estarem comigo. Eu gostaria de ter lidado com essa situação de forma diferente, pelo esforço para dar o exemplo para todos vocês. No entanto, vocês sabiam o que estava em meu coração e ficaram ao meu lado. Estarei de volta em breve”, escreveu Ralph.
- Justiça americana condena Ralph Gracie a seis meses de prisão por caso de agressão; veja os detalhes
Além do período preso, Ralph – hoje aos 49 anos – foi condenado pela Justiça americana a pagar uma multa no valor de US$ 50 mil (cerca de R$ 264 mil), fazer um curso de controle de raiva e está proibido de deixar os Estados Unidos, segundo informação dos advogados de Flávio Almeida, Fernanda Freixinho e Daniel Raizman.
Ver essa foto no Instagram
Relembre o caso
Ralph foi acusado de agredir Flávio Almeida, da Gracie Barra, durante o Mundial No-Gi da IBJJF em dezembro de 2018. Em vídeo divulgado na internet no período da confusão, é possível ver o Gracie disparando uma cotovelada no rosto de “Cachorrinho”, enquanto os dois assistiam uma luta que acontecia no evento. Na época, a Gracie Barra afirmou que a “rixa” entre os dois era mais antiga e Ralph teria “ameaçado” Flávio de “não abrir academias em seu território” nos Estados Unidos. Na agressão, Flávio sofreu convulsão e perdeu alguns dentes, tendo, inclusive, divulgado uma foto posteriormente sem os dentes incisivos.
Por conta de toda a situação, Ralph Gracie também sofreu consequências no âmbito esportivo, sendo proibido de competir, atuar como treinador e entrar em eventos da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Procurado pela equipe da TATAME ao longo dos últimos meses, o faixa-preta não se manifestou.