UFC 304: com duas disputas de título e dois brasileiros no card, evento acontece neste sábado (27)
Gregory "Robocop" Rodrigues e Bruna Brasil serão os brasileiros em ação no card do UFC 304; confira mais destaques
Leon Edwards vai defender cinturão meio-médio contra Belal Muhammad na luta principal do UFC 304 (Foto: Chris Unger/Zuffa LLC via UFC)
A cidade de Manchester, na Inglaterra, recebe neste sábado o UFC 304, evento que contará com duas disputas de cinturão. Na luta principal, Leon Edwards coloca o seu cinturão meio-médio em jogo em duelo contra Belal Muhammad. Já no peso-pesado, o atual dono do título interino da categoria, Tom Aspinall, o defende contra Curtis Blaydes.
O card do UFC 304 contará também com dois atletas brasileiros em ação. No peso-médio, Gregory “Robocop” Rodrigues encara Christian Leroy Duncan. Já na divisão peso-palha feminino, representando a Fighting Nerds, Bruna Brasil terá a inglesa Molly McCann pela frente.
Leon Edwards defende cinturão meio-médio em revanche contra Belal
Uma revanche valendo o cinturão do peso meio-médio irá liderar o card do UFC 304 neste sábado (27) em Manchester, na Inglaterra. Leon Edwards (20v-3d-1NC) e Belal Muhammad (23v-3d-1NC) se enfrentaram pela primeira vez em 2021, em duelo que terminou sem resultado após uma dedada acidental no olho desferida pelo britânico, que incapacitou o adversário de seguir no confronto.
Partindo para sua terceira defesa de cinturão, Leon Edwards não perde uma luta desde 2016. Ele está em uma sequência invicta de 13 lutas no UFC (12 vitórias e 1 NC), a terceira maior ativa na organização, atrás apenas de Jon Jones (19) e Islam Makhachev (14). Essa também é a segunda maior invencibilidade na história da divisão meio-médio, ficando atrás apenas de Kamaru Usman, que acumulou 15 triunfos seguidos.
Conhecido por sua abordagem estratégica, Belal Muhammad terá pela primeira vez a chance de lutar pelo título no UFC. O norte-americano tem um estilo fortemente baseado no Wrestling e usa seu volume de golpes para pressionar os rivais. O atleta está em uma sequência invicta de 10 lutas, a quinta maior entre os lutadores ativos do UFC e a quarta maior na história dos meio-médios. Ele acumula 14 vitórias no UFC, empatado na oitava posição na história da divisão até 77kg.
Aspinall e Blaydes medem forças pelo título interino dos pesados
O britânico Tom Aspinall (14v-3d) busca defender o cinturão interino dos pesos-pesados em uma revanche com Curtis Blaydes (18v-4d) na luta co-principal do UFC 304. Os dois lutadores se enfrentaram em 2022, mas o confronto teve um desfecho prematuro quando o inglês sofreu uma lesão no joelho com apenas 15 segundos de luta, naquela que foi sua única derrota em oito apresentações no Ultimate.
Tom Aspinall se destaca como um dos pesos-pesados mais rápidos e completos que a divisão viu nos últimos cinco anos. Seu Boxe é preciso e técnico, sem os golpes amplos e desordenados comuns na categoria, o que favorece o britânico na troca franca de golpes, como foi no confronto contra Sergei Pavlovich, que deu a ele o cinturão interino. Além disso, o peso-pesado é extremamente competente como grappler, possuindo uma faixa preta em Jiu-Jitsu que lhe rendeu vitórias por finalização sobre Alexander Volkov e Andrei Arlovski.
Curtis Blaydes é um peso-pesado explosivo com um Wrestling excepcional, complementado por um striking subestimado. Sua preferência é levar a luta ao chão, onde pode manter o controle e desferir golpes devastadores. Apesar de não ter nenhuma vitória por finalização, o ground and pound do norte-americano é um dos melhores da divisão e já fez vítimas como Shamil Abdurakhimov e Alistair Overeem.
Brasileiros em ação no UFC 304
Como já citado, o Brasil terá dois lutadores no UFC 304, que acontece neste sábado (27), em Manchester, na Inglaterra: o peso-médio Gregory “Robocop” Rodrigues e a peso-palha Bruna Brasil. A peso-palha Bruna Brasil (9v-4d-1e) retorna em busca da recuperação no Ultimate contra Molly McCann no card preliminar do UFC 304.
Em sua luta mais recente, a paranaense perdeu por decisão unânime para Loma Lookboonmee, em fevereiro deste ano. Esta também será a segunda viagem da lutadora até a Inglaterra pelo UFC, já que em julho de 2023, ela conquistou uma vitória sobre Shauna Bannon no card realizado em Londres. Especialista na luta em pé, Bruna tem três nocautes na carreira, sendo um deles o triunfo que lhe rendeu um contrato no “Dana White’s Contender Series”.
Gregory Rodrigues (15v-5d) vai em busca da terceira vitória seguida neste sábado, quando enfrenta o inglês Christian Leroy Duncan no card preliminar do UFC 304. O peso-médio tem se destacado recentemente com vitórias impressionantes, como os nocautes em cima de Brad Tavares e Denis Tiuliulin em suas últimas apresentações, e sabe que um novo triunfo pode lhe render um lugar no Top 15 do ranking da categoria.
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC 304
Manchester, na Inglaterra
Sábado, 27 de julho de 2024
Card principal
Belal Muhammad derrotou Leon Edwards por decisão unânime dos jurados
Tom Aspinall derrotou Curtis Blaydes por nocaute técnico no 1R
Paddy Pimblett finalizou Bobby Green com um triângulo no 1R
Gregory Rodrigues derrotou Christian Leroy Duncan por decisão unânime dos jurados
Arnold Allen derrotou Giga Chikadze por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Nathaniel Wood derrotou Daniel Pineda por decisão unânime dos jurados
Bruna Brasil derrotou Molly McCann por decisão unânime dos jurados
Jake Hadley derrotou Caolan Loughran por decisão unânime dos jurados
Muhammad Mokaev derrotou Manel Kape por decisão unânime dos jurados
Oban Elliott derrotou Preston Parsons por decisão unânime dos jurados
Modestas Bukauskas finalizou Marcin Prachnio com um triângulo no 2R
Sam Patterson derrotou Kiefer Crosbie com um triângulo no 1R
Mick Parkin derrotou Lukasz Brzeski por nocaute técnico no 1R
Shauna Bannon derrotou Alice Ardelean por decisão dividida dos jurados