Artigo: entenda a importância dos treinos para a socialização entre crianças nas artes marciais

Artigo: entenda a importância dos treinos para a socialização entre crianças nas artes marciais

* Dentro da academia de artes marciais, a criança entra em contato com um meio social diferente do que ela está acostumada. Isso possibilita uma nova maneira de ver o mundo à sua volta, as brincadeiras, os treinos permitem um aprimoramento das habilidades e a capacidades da criança de se envolver em um contexto social, onde outras crianças também estão inseridas.

Nas brincadeiras no tatame e nos treinos adaptados notam-se a grande relevância que se tem para o desenvolvimento, além de físico, psicomotor e também social. A criança se mostra totalmente integrada com o ambiente ao expressar suas vontades por meio do lúdico, e quando se treina com o outro, abre espaço para interação social, desenvolve a capacidade e passa a reconhecer o quanto brincar ou treinar com o outro é importante para amenizar sentimentos negativos.

A maioria dos adultos, incluindo pais e professores, está preocupada apenas com o aspecto profissional, as trocas de faixas e talvez um futuro brilhante nos octógonos. Para estes, a academia de artes marciais representa um lugar sistemático de treinos, enquanto consideram as brincadeiras e os treinos adaptados para crianças um lazer, ou brincadeiras sem propósitos.

Não podemos ignorar que crianças a partir de três anos aprendam através do ato de brincar, levando ao desenvolvimento cognitivo e afetivo. O brincar é tão importante quanto se alimentar e descansar. Por meio do brincar, a criança estabelece relações de conhecimento consigo, com os outros e com o mundo.

Ao receber crianças nas academias de artes marciais, é fundamental que o professor compreenda os benefícios das brincadeiras e, aos poucos, insira os treinos de forma leve e prazerosa. As atividades lúdicas fazem parte da vida da criança e estão atreladas ao brincar. No momento da brincadeira, a criança cria e recria de acordo com sua imaginação. 

Um exemplo disso é uma vassoura que se torna um cavalo, uma escova de dente pode se tornar um microfone. Tudo depende da sua imaginação, do que a criança deseja representar ou expressar. É por meio da brincadeira que a criança constrói suas aprendizagens e conhecimentos. É nesse momento que sua imaginação se intensifica e representa o mundo social que a cerca, bem como as formas de comportamento que lhe são referentes.

A brincadeira é um universo simbólico, onde a criança reconstrói e representa sua realidade e aprende a dividir regras. É a partir daí que a criança constrói riquíssimas relações com seus pares e, juntos, fazem descobertas e adquirem novos conhecimentos. Na brincadeira, a criança pode modificar as regras, ela inventa e reinventa situações, enfim, na brincadeira a criança tem liberdade para agir. 

Pais e professores devem estar atentos ao brincar da criança, pois muitas vezes estão preocupados com os resultados, com as habilidades e competências que a criança deve desenvolver, e não observam que a criança por si só, e na relação com seu par, alcançou ou superou seus limites considerados essenciais para sua aprendizagem.

Para finalizar, o Brincar para Donald Woods Winnicott (pediatra e psicanalista) 

“Para a criança, o brincar é sua linguagem (expressa suas alegrias, frustrações, habilidades e dificuldades), é a maneira encontrada para se expressar no mundo e comunicar a sua realidade interior”.

Referências 

  • DE SOUZA, Cláudia Flôr. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO APRENDER DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
  • Norma Lucia Neris de Queiroz; Diva Albuquerque Maciel; Angela Uchôa Branco. BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA.

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Quem sou eu? Mônica de Paula Silva, também conhecida como Monica Lambiasi, é graduada em Pedagogia desde 2004. Concursada pela Prefeitura de Embu Guaçu – SP, atua há 13 anos como psicopedagoga clínica, área na qual é pós-graduada desde 2006. Em 2008 concluiu pós-graduação em Didática Superior, e em 2009 concluiu pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva. Já em 2017 concluiu pós-graduação em neuropsicopedagoga, e atualmente estuda psicanálise e neurociência. Também é escritora.

Contatos: WhatsApp (11) 99763-1603 / Instagram: @lambiazi03

* Por Mônica de Paula Silva