Mundial de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha repete 2021 e fatura novo ouro duplo; Meregali conquista absoluto

Mundial de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha repete 2021 e fatura novo ouro duplo; Meregali conquista absoluto

Gabi Pessanha conquista o ouro duplo pela segunda vez no Mundial de Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução)

Ponto final em mais uma edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF. O evento de 2022 marcou o retorno à Pirâmide, em Long Beach, na Califórnia (EUA), após três anos por conta da pandemia de Covid-19. O tradicional ginásio viu de perto grandes histórias de estrelas do esporte neste domingo (5), como Gabi Pessanha que repetiu o feito de 2021 e voltou a ser ouro duplo entre as mulheres na faixa-preta.

Nicholas Meregali e Eric Munis acabaram com o suspense se teria ou não luta – porque ambos são parceiros de time na Dream Art e poderiam fechar. Para coibir, a IBJJF já tinha anunciado que quem fizesse isso, não levaria o dinheiro da premiação e nem os pontos do Mundial de Jiu-Jitsu no ranking. Os dois se enfrentaram duas vezes. Eric venceu a final dos super-pesados e Meregali ganhou o sonhado absoluto.

Gabi repete ouro duplo e vira tetra

O primeiro ouro do dia foi na decisão dos super-pesados, quando Gabi travou uma guerra contra Yara Soares. A atleta da Dream Art chegou a abrir uma vantagem. Depois, com uma raspagem, a faixa-preta da Infight/MD colocou 2 a 0 no placar. Pouco depois, a paulista empatou em 2 a 2, mas na reta final Pessanha fez 4 a 2 e garantiu o triunfo.

Já batalha pelo absoluto, Gabi Pessanha ficou trabalhando na guarda a matando as investidas da valente Amy Campo. A brasileira foi neutralizando a oponente, mas não conseguia impor o seu ritmo. O placar já na segunda metade ficou 2 a 2 nos pontos e a decisão foi parar nas mãos dos árbitros, que deram a vitória para a brasileira. A vitória concretizou o segundo ouro duplo seguido no Mundial de Jiu-Jitsu – repetindo o grandioso feito de 2021. A faixa-preta da Infight/MD agora é tetracampeã na faixa-preta.

Meregali leva absoluto e Eric a divisão

Pela categoria dos super-pesados, Nicholas e Eric fizeram um duelo com bastante alternativas. O placar seguiu 4 a 4 nos pontos até a reta final, quando Munis raspou e abriu 6 a 4 para garantir o triunfo. O lutador, inclusive, chegou a abrir um corte na boca em um contato não-intencional entre os dois. Esse foi o bicampeonato do jovem paulista na faixa-preta do torneio.

Na final do absoluto, Nicholas Meregali foi mais determinado com sua estratégia e não deu brechas para o parceiro de time. O gaúcho ficou quase que os dez minutos tentando transpor a guarda de Eric Munis e venceu o peso-aberto por uma vantagem após empate em 0 a 0. É o tricampeonato de Nicholas no Mundial de Jiu-Jitsu – sendo o primeiro no absoluto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)


Destaque das categorias masculinas

Nos pesadíssimos, Gutemberg Pereira dominou boa parte da luta, mas Victor Hugo virou já nos instantes e venceu por 9 a 2 de forma impressionante. O faixa-preta da Six Blades é bicampeão com o resultado. Na final dos pesados, Kaynan Duarte levou a melhor sobre Dimitrius Souza com duas vantagens. Esse foi o segundo título no Mundial de Jiu-Jitsu do lutador da Atos. Um dos maiores nomes da história, Leandro Lo conquistou o Mundial de Jiu-Jitsu pela oitava vez na carreira. O adversário na final dos meio-pesados foi Isaque Bahiense, que começou bem, mas o paulista levou a melhor por 2 a 0 nos pontos.

Tainan Dalpra mostrou que é o rei dos médios. O lutador da AOJ teve uma performance dominante contra Andy Murasaki. Após abrir 11 a 2, finalizou o faixa-preta da Atos com um estrangulamento norte-sul para conquistar o bicampeonato. A decisão do peso-leve era uma das finais mais aguardadas do Mundial de Jiu-Jitsu. Sensação na arte suave, Mica Galvão abriu 2 a 0 contra Tye Ruotolo em uma queda, chegou perto de finalizar e garantiu o seu primeiro título na faixa-preta (saiba mais aqui). Após a pontuação ficar empatada em 0 a 0, Isaac Doerderlein raspou nos segundos finais e derrotou Diego Sodré na final do peso-pena. O americano faturou sua primeira medalha dourada em mundiais como faixa-preta.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)


No peso-pluma, Meyram Maquiné e Diego Pato, que são parceiros de time na Dream Art, optaram por lutar e não fechar. O duelo foi equilibrado e terminou empatado em 2 a 2 nos pontos e com uma vantagem para cada lado. No fim, os árbitros assinalaram vitória para Meyram que chegou ao primeiro título mundial na elite da arte suave. Apresentando técnica e garra, Thalisson Soares bateu Carlos Alberto Oliveira na final do peso-galo por 2 a 0 nos pontos e também conquistou o seu primeiro Mundial de Jiu-Jitsu como faixa-preta.

Destaque das categorias femininas

Na decisão dos pesados, Larissa Dias derrotou Rafaela Guedes por decisão dos jurados após empate em 0 a 0 nos pontos e nas vantagens. Ela conquistou seu primeiro título mundial na elite do esporte. Já Ana Carolina acelerou o ritmo na reta final contra Luciana Castelo Branco, abriu 12 a 0 nos pontos e finalizou com um katagatame. Esse é o quinto título da dinastia de “Baby” no Mundial de Jiu-Jitsu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)


O peso-médio tem uma rainha! Pelo terceiro mundial seguido, Andressa Cintra levou a medalha de ouro. Desta vez, a atleta da Gracie Barra superou Thalyta Lima por decisão dos árbitros, após igualdade em 0 a 0 nos pontos e nas vantagens. Após uma dinastia de Bia Mesquita no peso-leve, a britânica Ffion Davies quer fazer história na categoria e venceu a brasileira Janaína Lebre por 2 a 0 nos pontos na final. Assim, conquistou o primeiro Mundial de Jiu-Jitsu como faixa-preta.

Em dez minutos eletrizantes, Bianca Basílio superou Amanda Monteiro por 3 a 1 nas vantagens após empate em 0 a 0 no peso-pena. Esse é o primeiro título mundial da lutadora da Almeida Jiu-Jitsu como faixa-preta. Com uma performance estratégica, Ana Rodrigues conquistou o bicampeonato mundial ao bater a casca-grossa Tammi Musumeci. O combate foi quase todo na guarda 50/50, mas a brasileira com duas raspagens abriu 4 a 0 nos pontos e confirmou a medalha dourada. Em uma batalha disputada contra Brenda Larissa na decisão do peso-galo, Mayssa Bastos manteve o posto de rainha e conquistou o tri no Mundial de Jiu-Jitsu, como faixa-preta, ao vencer por 6 a 4 nos pontos.

CONFIRA OS RESULTADOS DO MUNDIAL DE JIU-JITSU:

– Faixa-preta / adulto / feminina

Peso-galo: Mayssa Bastos derrotou Brenda Larissa por 6 a 4 nos pontos
Peso-pluma: Ana Rodrigues derrotou Tammi Musumeci por 4 a 0 nos pontos
Peso-pena: Bia Basílio derrotou Amanda Monteiro por 3 a 1 nas vantagens após empate em 0 a 0
Peso-leve: Ffion Davies derrotou Janaina Lebre por 2 a 0 nos pontos
Peso-médio: Andressa Cintra derrotou Thalyta Lima por decisão dos árbitros
Peso-meio-pesado: Ana Carolina Vieira finalizou Luciana Castelo Branco com um katagatame
Peso-pesado: Larissa Dias derrotou Rafaela Guedes por decisão dos árbitros
Peso-super-pesado: Gabi Pessanha derrotou Yara Soares por 4 a 2 nos pontos
Absoluto: Gabi Pessanha derrotou Amy Campo por decisão dos árbitros

– Faixa-preta / adulto / masculina

Peso-galo: Thalison Soares derrotou Carlos Alberto Oliveira por 2 a 0 nos pontos
Peso-pluma: Meyram Maquiné derrotou Diego Pato por decisão dos árbitros
Peso-pena: Isaac Doerderlein derrotou Diego Sodré por 2 a 0 nos pontos
Peso-leve: Mica Galvão derrotou Tye Ruotolo por 2 a 0 nos pontos
Peso-médio: Tainan Dalpra finalizou Andy Murasaki com um estrangulamento norte-sul
Peso-meio-pesado: Leandro Lo derrotou Isaque Bahiense por 2 a 0 nos pontos
Peso-pesado: Kaynan Duarte derrotou Dimitrius Souza por duas vantagens
Peso-super-pesado: Eric Munis derrotou Nicholas Meregali por 6 a 4 nos pontos
Pesadíssimo: Victor Hugo derrotou Gutemberg Pereira por 9 a 2 nos pontos
Absoluto: Nicholas Meregali derrotou Eric Munis por uma vantagem

Para conferir mais notícias sobre o Mundial de Jiu-Jitsu, clique aqui