De Gracie a McGregor, passando por Erberth: relembre lutadores que já foram presos

Campeão mundial de Jiu-Jitsu, Erberth se juntou à vasta lista de lutadores que foram presos por polêmicas fora dos cages

De Gracie a McGregor, passando por Erberth: relembre lutadores que já foram presos

Erberth Santos e McGregor são algumas das estrelas que já foram presos (Foto: Reprodução)

* Campeão mundial pela IBJJF em 2017 e tricampeão brasileiro de Jiu-Jitsu, o faixa-preta Erberth Santos foi preso no último dia 24 de agosto, após cometer uma série de crimes em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, acompanhado do também faixa-preta André Pessoa. Erberth está sendo acusado de roubar e estuprar ao menos quatro mulheres, e com ele e André, foram encontrados 26 celulares, facas e armas de fogo.

O caso não é o primeiro envolvendo Erberth Santos e nem outros lutadores, e assim como ele, alguns nomes impactantes, seja do Jiu-Jitsu, MMA ou Boxe, já foram parar atrás das grades. Relembre abaixo:

Jon Jones

Considerado por grande parte dos fãs e jornalistas especializados como o “GOAT” (maior lutador de todos os tempos) do MMA, Jones Jones foi preso quatro vezes. Os dois primeiros casos onde atual campeão dos pesados do UFC se envolveu foram em acidentes de trânsito, sendo o mais grave, quando o americano fugiu do local após uma batida, sem prestar socorro à vitima – uma mulher grávida -, que acabou quebrando o braço.

Na época, o UFC lhe destituiu do cinturão dos meio-pesados, além de aplicar uma suspensão por tempo indefinido. Jones também já foi acusado de violência doméstica e uso negligente de arma de fogo. Entre os casos mais polêmicos vividos por “Bones”, um deles ocorreu quando o lutador foi preso horas depois da sua cerimônia de inclusão no Hall da Fama do UFC, em 2021. Ele foi acusado de bater na sua noiva, que foi encontrada com rastros de sangue no rosto e nas roupas. Ao ser detido pela polícia, Jones deu uma cabeçada na viatura que amassou o capô do carro.

Prisões de Jon Jones fizeram o americano ser destituído do cinturão dos meio-pesados do UFC (Reprodução)

Prisões de Jon Jones fizeram o americano ser destituído do cinturão dos meio-pesados do UFC (Reprodução)

Conor McGregor

O ex-campeão duplo e lenda do UFC, Conor McGregor é, sem dúvidas, uma das figuras mais controversas no mundo dos esportes, e isso já levou à sua prisão. O irlandês, conhecido por ter uma personalidade muito explosiva, responde por violência sexual e acabou atrás das grades por outros motivos.

Entre elas, McGregor acabou preso por quebrar o aparelho de celular de um fã, também por direção perigosa e por atacar uma pessoa num bar. Mas a prisão mais conhecida do lutador foi após o incidente no UFC 223, em 2018. McGregor e alguns companheiros de equipe foram atrás de seu rival, Khabib Nurmagomedov, que estava dentro de um ônibus do UFC, resultando na famosa cena do irlandês arremessando um carrinho de mão no veículo, quebrando o vidro e atingindo outros atletas.

Ex-campeão duplo do UFC, Conor McGregor já foi preso diversas vezes e segue respondendo por acusação de importunação sexual (Foto: Reprodução)

Ex-campeão duplo do UFC, Conor McGregor já foi preso diversas vezes (Foto: Reprodução)

Cain Velasquez

Ex-campeão peso-pesado do UFC, Cain Velasquez ganhou os noticiários em fevereiro de 2022, ao ser preso por tentativa de homicídio contra um homem que foi acusado de molestar seu filho, de apenas 4 anos. O ex-lutador perseguiu Harry Goulart, de 43 anos, por 17km, atirando muitas vezes em direção ao seu carro. O atleta ficou preso por certa de oito meses, o que gerou um movimento na comunidade de MMA chamado #FreeCain, por conta da natureza de sua prisão. Atualmente, ele responde em liberdade condicional.

Mike Tyson

Lenda do Boxe, Mike Tyson foi preso no auge de sua carreira após ter sido condenado por estupro em Indiana (EUA), em 1992. Um dos atletas americanos mais icônicos, “Iron Mike” passou três anos preso ao ser acusado de estuprar a modelo Desiree Washington, de 18 anos.

Mike Tyson foi preso em 1991, e ficou detido por três anos preso acuso de estupro (Foto: Reprodução)

Mike Tyson foi preso em 1991, e ficou detido por três anos preso acuso de estupro (Foto: Reprodução)

Ralph Gracie

Membro da lendária família Gracie, Ralph foi sentenciado a seis meses de prisão em 2021 por ter agredido Flávio “Cachorrinho” Almeida em 2018. O crime aconteceu durante o Mundial No-Gi da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation ), quando Ralph acertou uma cotovelada no rosto do compatriota, enquanto assistiam uma das lutas do evento.

Segundo a Gracie Barra, os dois possuíam uma “rixa” antiga, incluindo ameaças da parte de Ralph, que não queria que Flávio abrisse academias em “seu território”, nos Estados Unidos. Além de uma multa no valor de US$ 50 mil e os seis meses de prisão em regime fechado, Ralph pegou mais três anos em liberdade condicional e foi proibido de ter qualquer tipo de participação nos eventos da IBJJF.

Muitos outros lutadores, principalmente do MMA, também tiveram passagens pela polícia. Israel Adesanya, Chael Sonnen, Jorge Masvidal e BJ Penn são alguns dos grandes nomes que já tiveram problemas com a lei.

  • Texto por Pedro Palma
Para mais notícias sobre Erberth Santos, clique aqui!