Preso esta semana, Erberth Santos já acabou com BJJ Stars e foi expulso de festa em SC

Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu, Erberth Santos tem a vida marcada por polêmicas dentro e fora dos tatames

Preso esta semana, Erberth Santos já acabou com BJJ Stars e foi expulso de festa em SC

Confusão de Erberth Santos no BJJ Stars em 2019 (Foto: Reprodução)

Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2017 pela IBJJF, Erberth Santos foi preso nesta semana, em Boituva, no interior de São Paulo, ao lado do também faixa-preta André Pessoa. Ambos são suspeitos de praticarem uma série de estupros e roubos em diversas cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos dias e foram detidos pelo Batalhão de Polícia de Choque.

Investigações indicam que Erberth e André estupraram, pelo menos, quatro mulheres. No entanto, de acordo com os policiais do Choque, o número de vítimas pode ser maior. Junto com os autores dos crimes, foram localizados também 26 celulares, facas e armas de fogo. Também há relatos de que os crimes foram marcados por muita violência, onde as vítimas eram amarradas, agredidas e ameaçadas.

Carreira marcada por polêmicas

Um dos grandes nomes do Jiu-Jitsu, Erberth Santos tem a vida marcada por polêmicas dentro e fora dos tatames. O lutador de 29 anos, que cresceu em Roraima, teve uma adolescência conturbada. Em uma entrevista ao ge.com no de 2014, o faixa-preta contou que era o “alvo” dos policiais de sua antiga cidade, por “viver” entre a academia e o crime.

“A polícia já não queria mais saber. Tudo que acontecia no bairro a culpa era jogada para cima de mim, tudo que sumia no bairro eles (policias) iam logo atrás de mim. Quando sumia uma moto, eles iam à minha casa me procurar, era algo tenso. Foi então que disse para minha mãe que eu iria mudar de vida. Ela perguntou como eu iria mudar de vida se quase todo dia eu era preso, eu falei pra ela que iria morar em Manaus, que iria embora. Ela disse que lá seria pior, por ser cidade grande”, relatou.

O faixa-preta, segundo o Jornal O Globo, já teria sido preso pelo menos cinco vezes antes desta prisão no interior de São Paulo. Há dois anos, em 2021, durante uma festa em Itajaí, em Santa Catarina, Erberth abriu uma live em suas redes sociais para relatar que estava sendo “expulso” de uma festa pela polícia local. Na ocorrência, dizia que o lutador teria causado “confusão” no ambiente. Ele nega e descreveu a ação como “racista”.

Em 2019, na estreia do BJJ Stars – um dos principais eventos de Jiu-Jitsu do mundo -, Erberth Santos estava lutando contra Felipe Preguiça, quando sentiu o joelho. Na sequência, o faixa-preta levantou e foi para cima da plateia e iniciou uma confusão generalizada no Clube Hebraica, em São Paulo. Ele ficou suspenso por um ano pela IBJJF – órgão máximo do Jiu-Jitsu – e retornou após longo período aos eventos do BJJ Stars.

Erberth Santos também já se envolveu em diversas trocas de com diversos lutadores, como Leandro Lo (morto em 2022), Nicholas Meregali, Gordon Ryan, Felipe Preguiça, entre outros.

Para conferir mais notícias sobre Erberth Santos, clique aqui