UFC 289: Amanda Nunes defende cinturão e Charles do Bronx retorna contra Dariush

UFC 289: Amanda Nunes defende cinturão e Charles do Bronx retorna contra Dariush

Chegou o dia do UFC 289! E neste sábado (10), o Brasil tem tudo para ter uma noite histórica no Ultimate, com Amanda Nunes e Charles do Bronx, dois dos principais nomes do MMA nacional, em ação em Vancouver, no Canadá. Na luta principal, Amanda, que é campeã peso-galo e pena, irá defender seu cinturão até 61kg contra a mexicana Irene Aldana. Já no co-main event, Do Bronx, ex-campeão dos leves, vai encarar Beneil Dariush em busca de uma nova disputa de título.

Completando a participação brasileira na noite, a peso-palha Maria Oliveira abre o evento em duelo contra a romena Diana Belbita. O UFC 289, vale citar, tem início às 19h30 (horário de Brasília) e transmissão do UFC Fight Pass.

Amanda defende título dos galos

Na luta principal, Amanda Nunes, a “Leoa”, colocará o cinturão peso-galo em disputa contra a mexicana Irene Aldana. Além disso, levará ao octógono um histórico invejável: ela é a primeira brasileira a conquistar um título no UFC, atual campeã em duas divisões – peso-galo e pena – e a nº 1 no ranking peso-por-peso feminino da organização. Aos 35 anos, Nunes vem de vitória por decisão unânime sobre Julianna Pena, em julho do ano passado, quando recuperou o cinturão. Já Irene, da mesma idade da baiana, substitui a compatriota Pena e tem dois triunfos seguidos. Ao todo, a mexicana soma 14 vitórias e seis derrotas no MMA.

Amanda também detém os recordes de vitórias e finalizações em lutas femininas do UFC e está no Top 5 de vitórias em lutas pelo título (independentemente do gênero). Os recordes, contudo, contam apenas parte da história dela e talvez não sejam suficientes para mostrar a importância da brasileira antes do UFC 289. A “Leoa” protagonizou momentos icônicos no octógono, como as lutas contra Miesha Tate e Ronda Rousey, e tem sido um dos alicerces na popularização do MMA feminino.

Amanda Nunes vai defender cinturão peso-galo contra Irene Aldana na luta principal do UFC 289 (Foto Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Amanda vai defender cinturão peso-galo contra Irene na luta principal do UFC 289 (Foto Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Do Bronx em ação no co-main event

Na luta co-principal do UFC 289, Charles do Bronx, ex-campeão dos leves e nº 1 no ranking da categoria, enfrentará o norte-americano Beneil Dariush, nº 4 na divisão até 70kg. O duelo é fundamental para o brasileiro poder voltar a lutar pelo título, que atualmente está nas mãos do russo Islam Makhachev, justamente o responsável por destronar Charles em outubro do ano passado. Aos 33 anos, o paulista tem 33 vitórias e nove derrotas no cartel. Do outro lado, Dariush, 34 anos, acumula 22 triunfos, quatro reveses e um empate, mas vem de oito resultados positivos consecutivos.

Assim como a “Leoa”, Do Bronx é outro exemplo de atleta cuja popularidade extrapola o octógono. Recordista de vitórias pela via rápida (19) e finalizações (16) na história do Ultimate, o brasileiro é hoje um ícone do esporte nacional.

O evento protagonizado pelos dois brasileiros e a peso-palha Maria Oliveira será exibido com exclusividade pelo UFC Fight Pass, plataforma de streaming que o UFC lançou no Brasil em 2023.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 289
Vancouver, no Canadá
Sábado, 10 de junho de 2023

Card principal
Amanda Nunes derrotou Irene Aldana por decisão unânime dos jurados
Charles do Bronx derrotou Beneil Dariush por nocaute técnico no 1R
Mike Malott finalizou Adam Fugitt com uma guilhotina no 1R
Dan Ige derrotou Nate Landwehr por decisão unânime dos jurados
Marc-Andre Barriault derrotou Eryk Anders por decisão unânime dos jurados

Card preliminar 
Nassourdine Imavov x Chris Curtis terminou em “No Contest” (sem resultado)
Jasmine Jasudavicius derrotou Miranda Maverick por decisão unânime dos jurados
Aiemann Zahabi derrotou Aoriqileng por nocaute no 1R
Kyle Nelson derrotou Blake Bilder por decisão unânime dos jurados
Steve Erceg derrotou David Dvorak por decisão unânime dos jurados
Diana Belbita derrotou Maria Oliveira por decisão unânime dos jurados

Saiba mais sobre o UFC 289, aqui