623
Visualizações
Valentina Shevchenko é uma lutadora de 35 anos natural de Bisqueque, no Quirguistão, que vai tentar tomar de volta o cinturão dos peso mosca feminino no Noche UFC.
Valentina Shevchenko é uma lutadora de 35 anos natural de Bisqueque, no Quirguistão, que vai tentar tomar de volta o cinturão dos peso mosca feminino no Noche UFC.
Seu título foi “arrancado” das suas mãos na sua última luta, em março deste ano, pela mexicana Alexa Grasso.
A Bailarina, como é conhecida, iniciou sua vida na luta pelo kickboxing ainda na infância, mas também ingressou no Muay Thai. Ela detém vários titulos mundiais nesses esportes.
Como profissional de MMA, a sua primeira luta foi em 2003. Então, ela chegou ao UFC com um cartel de 11 vitórias e uma derrota. Logo na sua estreia, em 2015, derrotou Sarah Kaufman por decisão. Em 2017, foi para sua primeira disputada de cinturão no peso galo, contra a brasileira Amanda Nunes, e perdeu.
Uma luta depois desceu de categoria e, já no peso mosca, venceu a também brasileira Priscila Cachoeira, o que lhe deu lastro para a disputa de cinturão da categoria no ano seguinte. Ela se sagrou campeã contra Joanna Jedrzejczyk, em 2018, e desde então foram sete defesas, quebrando o recorde de defesas de cinturão da categoria.
A sequência foi interrompida no UFC 285, no início deste ano, quando a “Bullet” foi derrotada por finalização contra a mexicana Alexa Grasso. Agora, ela tem a chance de retomar o título.
A próxima luta no sábado (16), no Noche UFC, será uma revanche cheia de emoção. Valentina já estava acostumada com esse cinturão há seis anos, com sete defesas bem-sucedidas, e quer levar de novo para o Quirguistão esse marco história de ser a primeira no país a possuir um título como esse.
Por outro lado, também temos uma pioneira em cinturões para o México. Vencendo, Valentina vai estragar a festa mexicana em comemoração ao dia da Independência.
Shevchenko possui 27 lutas, 23 vitórias e quatro empates, com oito nocautes, sete finalizações e oito decisões. Na ultima luta, perdeu por finalização para Grasso.