De ajudante de pedreiro até o UFC: aos 24 anos, Tamires Tratora assina contrato e mira estreia
Aos 24 anos, a peso-galo Tamires Vidal, mais conhecida como Tamires Tratora, é a nova representante do Brasil no UFC – maior organização de MMA do mundo. Atleta da equipe Team Brothers, de Niterói (RJ), a brasileira assinou um contrato de quatro lutas e fará sua estreia no dia 4 de novembro, contra Ramona Pascual, em local ainda a ser definido.
O caminho até o UFC, porém, não foi fácil. Trabalhando como ajudante de pedreiro, Tamires Tratora precisou superar a desconfiança da mãe e adversárias duras para atingir seu objetivo, e deixou um recado inspirador.
“Quando eu era mais nova, compartilhei esse sonho (de ser lutadora) com a minha mãe, e ela não acreditou muito, falou que eu não ia conseguir, que deveria trabalhar como ela (de gari), e na época abaixei a cabeça e comecei a chorar. Eu tinha três objetivos: ser jogadora de Futebol, bombeira ou lutadora do UFC, e graças a Deus recebi essa notícia maravilhosa. Tenho certeza que hoje a minha mãe está feliz, e se outros falarem que você não vai chegar lá, deixa eles falarem, siga acreditando porque você é capaz”, afirmou a lutadora em entrevista à TATAME.
Dona de um cartel com seis vitórias e apenas uma derrota no MMA, Tamires Tratora luta profissionalmente desde 2018. Em sua última apresentação, ela finalizou Queila Braga no LFA 126, realizado em março deste ano. Feliz com o acerto com o UFC, a peso-galo exaltou o apoio do seu empresário e do treinador.
“Estou feliz demais. Eu batalhei muito para chegar até aqui. Sou ajudante de pedreiro, às vezes chegava na academia cansada, e minha equipe, minha família falavam ‘vamos nessa, não desiste dos seus sonhos’. Agradeço a Deus e a eles por não terem desistido, ao Daniel Martins e em especial ao Márcio, que além de treinador e amigo, também é um pai para mim. Conto com ele pra tudo”.
Orgulhoso da sua pupila, Márcio Panda – líder da Team Brothers – completou: “Só posso agradecer por uma notícia dessas. É tudo muito difícil no nosso meio, então esse acordo da Tamires Tratora com o UFC é uma grande vitória para toda a equipe. Já o Daniel é um cara super do bem, que conheço há bastante tempo, ajuda a gente de coração aberto, em especial a Tamires, e sei que ainda vem muita coisa boa pela frente”.
Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Judô e Kickboxing, além de um dos sócios da DM Fight – agência de atletas -, Daniel Martins citou o trabalho social realizado por Márcio Panda na Team Brothers e também destacou a trajetória de superação da fera Tamires Tratora.
“A Tamires é uma guerreira, começou com o Panda desde cedo, no Jiu-Jitsu, depois migrou para o MMA, e desde que fechamos com ela, foram só vitórias. Ela conquistou um importante resultado no LFA e agora chegou a hora de dar voos maiores. Vamos com tudo”, disse Daniel, antes de encerrar:
“Preciso ressaltar que nada disso seria possível sem a dedicação do Márcio, que é um irmão, faixa-preta de Jiu-Jitsu como eu, casca-grossa da antiga e que faz um trabalho maravilhoso na Team Brothers”.