UFC San Antonio: Cory domina Vera, mas vence em ‘estranha’ decisão dividida; Lucas Alexander salva o Brasil

UFC San Antonio: Cory domina Vera, mas vence em ‘estranha’ decisão dividida; Lucas Alexander salva o Brasil

Realizado neste sábado (25), nos Estados Unidos, o UFC San Antonio terminou com apenas três duelos sendo resolvidos pela via rápida (nocaute ou finalização). Ao todo foram sete decisões, incluindo a luta principal, que teve um desfecho no mínimo “estranho” com vitória de um dominante Cory Sandhagen sobre Marlon Vera por decisão dividida dos jurados no peso-galo.

No co-main event, a ex-campeã Holly Holm dominou do início ao fim a russa Yana Santos – esposa de Thiago Marreta – e voltou a vencer no Ultimate. Já representando o Brasil, Vinicius Salvador e Daniel Miojo perderam, enquanto o peso-pena Lucas Alexander salvou a pátria ao superar Steven Peterson.

Cory Sandhagen vence Vera e se aproxima do título

A luta principal do UFC San Antonio, um encontro entre dois Top 5 dos galos, ficou abaixo do que era esperado pelos fãs de MMA. Nº 5 no ranking da divisão, Cory Sandhagen dominou o equatoriano Marlon Vera – terceiro colocado – para vencer sem sofrer perigos. O confronto começou com os dois lutadores alternando chutes baixos, e Vera, conhecido por sua agressividade, atuando de forma apática. Foi a deixa para o americano quedar e trabalhar por cima no ground and pound.

O segundo round teve a mesma dinâmica, com Sandhagen castigando o equatoriano no solo. Já no terceiro assalto, Cory diminuiu o ritmo, enquanto Vera teve seu único suspiro de uma boa atuação, conectando golpes limpos em pé. No quarto round, o americano recuperou as rédeas da luta e aumentou sua vantagem.

No quinto e decisivo assalto, Cory Sandhagen voltou a quedar Vera, que se levantou, mas não assustou o adversário. Nos últimos segundos, Vera ainda tentou explodir partindo pra cima do americano, porém era tarde demais. A “surpresa” ficou por conta do triunfo de Sandhagen ter sido por decisão dividida, visto que ele dominou claramente o duelo. Enquanto dois juízes laterais marcaram 50-45 e 49-46 para Cory, um deles anotou 48-47 para Vera. Essa foi a terceira vitória seguida do peso-galo, que se aproxima de uma disputa de cinturão.

Holly Holm domina Yana Santos e se recupera no UFC

No co-main event do UFC San Antonio, pelo peso-galo feminino, Holly Holm não deu chances para a russa Yana Santos. O único susto sofrido pela americana foi logo no começo do combate, quando Yana pressionou Holm contra a grade e forçou uma queda. Entretanto, a ex-campeã se defendeu bem, saiu da posição incômoda e acertou uma boa cotovelada na russa. Antes do fim do round, Holly ainda derrubou e segurou sua oponente no solo até o soar do gongo.

Os outros dois assaltos foram de imposição total da americana, com ela chegando perto de encerrar a luta na segunda parcial, mas Yana resistiu bravamente aos golpes no ground and pound. No terceiro round, novo castigo de Holly Holm pra cima da russa, que levou a melhor por decisão unânime dos jurados e voltou a vencer no Ultimate.

Holly Holm foi um dos destaques do UFC San Antonio (Foto reprodução ESPN)

Holly Holm foi um dos destaques do UFC San Antonio (Foto reprodução ESPN)

Lucas Alexander tem atuação segura e ‘salva’ o Brasil

O peso-pena brasileiro Lucas Alexander dominou o americano Steven Peterson desde o inicio da luta pelo UFC San Antonio. Durante os três rounds do combate, Lucas abusou dos chutes no corpo e castigou as pernas do adversário, que ficou com a mobilidade comprometida.

Peterson pouco conseguiu fazer – teve suas tentativas de queda frustradas – e o combate seguiu no mesmo ritmo até o fim, com Lucas superior em pé. Antes do fim do duelo, o brasileiro ainda aplicou um knockdown para consagrar sua boa atuação e vencer pela primeira vez no UFC. Já o americano, aos 32 anos, anunciou sua aposentadoria do MMA.

Daniel Miojo quase triunfa, mas leva virada incrível

Entre os moscas, o brasileiro Daniel Miojo enfrentou o americano CJ Vergara e tomou a iniciativa, quase acertando uma joelhada voadora. Já na metade do primeiro round, Miojo conectou um lindo chute rodado que balançou CJ, perseguiu o americano pelo octógono, tentou um estrangulamento, mas não conseguiu liquidar a fatura.

A falta de definição custou caro, e no segundo round, Vergada foi pra cima reverter a desvantagem. O brasileiro ainda tentou uma chave de panturrilha, mas acabou ficando por baixo e sofreu com o ground and pound de CJ. Já na reta final do assalto, Vergara anotou o nocaute técnico, enquanto Daniel Miojo sofreu sua quarta derrota em quatro lutas no UFC e corre risco de deixar a organização.

Vinicius Salvador estreia com derrota no Ultimate

Na abertura do UFC San Antonio, o brasileiro Vinicius Salvador fez sua estreia no Ultimate contra o mexicano Victor Altamirano pelo peso-mosca. A luta iniciou com os adversários trocando chutes baixos. O mexicano aplicou uma queda no brasileiro, mas não progrediu para uma tentativa de finalização. O brasileiro levava vantagem em pé, mas Altamirano, com um jogo imprevisível, tentava alguns golpes.

A disputa seguiu o mesmo ritmo nos rounds seguintes, com o brasileiro melhor na luta em pé, mas sendo derrubado pelo mexicano que dominava no chão. Victor Altamirano foi apostando nas quedas e golpes rodados, e no fim levou a melhor por decisão unânime dos jurados.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC San Antonio
San Antonio, no Texas (EUA)
Sábado, 25 de março de 2023

Card principal 
Cory Sandhagen derrotou Marlon Vera por decisão dividida dos jurados
Holly Holm derrotou Yana Santos por decisão unânime dos jurados
Nate Landwehr finalizou Austin Lingo com um mata-leão no R2
Maycee Barber derrotou Andrea Lee por decisão dividida dos jurados
Albert Duraev derrotou Chidi Njokuani por decisão dividida dos jurados
Daniel Pineda finalizou Tucker Lutz com uma guilhotina no R2

Card preliminar 
Lucas Alexander derrotou Steven Peterson por decisão unânime dos jurados
Trevin Giles derrotou Preston Parsons por decisão dividida dos jurados
CJ Vergara derrotou Daniel Miojo por nocaute técnico no R2
Victor Altamirano derrotou Vinicius Salvador por decisão unânime dos jurados

Saiba mais sobre o UFC San Antonio, aqui