Faixa-preta de Jiu-Jitsu destaca domínio de Gordon Ryan: ‘Mais superior que o Roger Gracie’

Em entrevista, o faixa-preta de Jiu-Jitsu Rodrigo Cavaca comparou os desempenhos Gordon Ryan e Roger Gracie em suas carreiras; confira e opine

Faixa-preta de Jiu-Jitsu destaca domínio de Gordon Ryan: ‘Mais superior que o Roger Gracie’

Gordon Ryan e Roger Gracie são dois dos maiores nomes da história do Grappling e do Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução/Instagram)

Grande nome do Jiu-Jitsu sem quimono na atualidade, o americano Gordon Ryan tem mostrado grande superioridade sobre seus rivais nas competições e segue sem saber o que é perder há mais de cinco anos. Em participação no podcast “Connect Cast”, o faixa-preta de Jiu-Jitsu Rodrigo Cavaca, multicampeão na arte suave, falou sobre o desempenho de Gordon no grappling e destacou que o americano tem um domínio maior que o do brasileiro Roger Gracie teve no Jiu-Jitsu com quimono, onde foi campeão mundial dez vezes.

“Hoje é bem difícil do Gordon Ryan ser derrotado. Eu vejo que ele está muito superior (aos adversários). Ele está mais superior do que o Roger Gracie era de quimono em relação aos seus adversários, porque o nível técnico na época do Roger era mais parelho. Hoje o Ryan está mais longe, não tem como. Ele treina muito, não tem segredo”, declarou Rodrigo Cavaca, que seguiu:

“Ele tem um grande treinador a seu favor, um cara inteligente, estudioso… Ele é dedicado, tem a mente a forte e os resultados fazem essa mente ficar ainda mais forte. Isso é consequência de treinamento. Ele não nasceu pronto, ele foi construído, se construiu e os resultados apareceram. Hoje é muito difícil alguém ganhar dele sem quimono. Talvez quem vá ganhar dele um dia ainda nem apareceu”, finalizou o faixa-preta.

Estrela do grappling na atualidade, Gordon Ryan tem 28 anos de idade e está sem perder uma luta na modalidade desde maio de 2018. O americano competiu pela última vez em outubro e finalizou Patrick Gaudio no “Who’s Number One 20”. Gordon faria mais duas lutas em 2023, mas por conta de uma fratura na costela, foi forçado a deixar os combates contra Lucas Hulk, pelo WNO, e Mason Fowler, no UFC Invitational. Vale lembrar que, em fevereiro, “The King” também abandonou de última hora um confronto contra Felipe Preguiça, alegando problemas no estômago.

Roger Gracie é considerado por muitos o maior nome da história do Jiu-Jitsu com quimono, onde foi campeão mundial na faixa-preta dez vez. Aos 42 anos, o carioca lutou pela última vez em 2017, quando finalizou o compatriota Marcus Buchecha na luta principal do evento Gracie Kore, realizado no Rio de Janeiro.

Gordon Ryan e Roger Gracie são dois dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução/Instagram)

Gordon Ryan e Roger Gracie são dois dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução/Instagram)

Para mais notícias sobre o Jiu-Jitsu, clique aqui