Junior Lima, Márcio Garcia e outros: famosos que são faixas-preta de Jiu-Jitsu e você não sabia

Lista trazida pela TATAME reúne alguns famosos que são faixas-preta de Jiu-Jitsu, já disputaram torneios e foram até campeões; saiba mais

Junior Lima, Márcio Garcia e outros: famosos que são faixas-preta de Jiu-Jitsu e você não sabia

Cantor Junior Lima foi graduado à faixa-preta no Jiu-Jitsu em 2019 (Foto: Reprodução)

* Nem todo praticante de Jiu-Jitsu carrega em seu corpo as marcas que a arte suave traz, como a orelha estourada, por exemplo. Muitos praticantes da arte suave são famosos e não costumam revelar no seu dia a dia que praticam Jiu-Jitsu. Alguns deles são adeptos da modalidade como filosofia de vida, outros como uma opção agradável para a prática de esporte e exercícios físicos, e alguns até mesmo para sentir a adrenalina das competições.

O fato é que, entre anônimos e famosos, o número de praticantes de Jiu-Jitsu cresce de forma constante ao longo dos últimos anos em diversos países, principalmente no Brasil, berço da arte suave. Diante disso, nossa equipe organizou uma lista de alguns famosos que não apenas praticam a arte suave, como também são faixas preta na modalidade.

Confira abaixo:

Márcio Garcia

Márcio Garcia começou sua carreira no Jiu-Jitsu com o professor Castello Branco, no Largo do Machado (RJ). Após vários anos de dedicação, chegou à faixa marrom, mas os compromissos profissionais o afastaram da arte suave por cerca de 15 anos.

“Geralmente, quem chega à faixa-preta faz todo o processo de forma contínua, e essa minha interrupção não foi fácil. Mas foi muito bom ter resgatado e ter conseguido levar para a minha família e para os meus amigos o que aprendemos dentro de uma academia de Jiu-Jitsu, e que levamos para a vida toda. Lição de respeito, disciplina, hierarquia… Foi incrível! É um dia memorável. Agora, vamos em frente. Essa faixa não é o final, é apenas o começo”, disse Márcio quando foi graduado.

marcio garcia jiu jitsu

Marcio Garcia foi graduado pelo professor Castello Branco (Foto: Eduardo Ferreira)

Sérgio Mallandro

Sergio Mallandro tornou-se faixa preta pelas mãos de Fernando Pinduka, uma das lendas do Jiu-Jitsu, formado por Carlson Gracie e conhecido pela grande batalha contra Marco Ruas. O humorista treinou nos tempos áureos da Carlson Gracie, junto com Wallid Ismail, Murilo Bustamante, Saporito, entre outros. A graduação ocorreu no ano de 2019, onde Sergio fez uma live no dia em que foi graduado.

sergio mallandro jiu jitsu

Sergio Mallandro é faixa-preta de Jiu-Jitsu e já treinou com nomes lendários (Foto: Reprodução)

Luciano Szafir

Luciano Szafir, ator e modelo brasileiro, também é faixa preta de Jiu-Jitsu. Praticante desde 1978, o pai da Sasha (sua filha com Xuxa) se dedicou ao esporte durante anos ininterruptos, até conseguir a tão sonhada faixa preta, que veio pelas mãos do saudoso Octávio de Almeida.

luciano szafir jiu jitsu

Luciano Szafir, modelo e ator, também é faixa-preta da arte suave (Foto: Reprodução)

Cauã Reymond

Graduado à faixa-preta pelo professor Gigi Paiva, da Alliance, engana-se quem pensa que Cauã Reymond é apenas mais um “rostinho bonito” da TV. O ator já chegou a se sagrar bicampeão brasileiro de Jiu-Jitsu, mas trabalhos profissionais o afastaram dos tatames. Conhecido como bastante competitivo, Cauã retornou aos treinos de forma mais branda.

Cauã Reymon foi treinado pelo professor Gigi Paiva na equipe Alliance (Foto: Reprodução)

Cauã Reymon foi treinado pelo professor Gigi Paiva na equipe Alliance (Foto: Reprodução)

Mauricio Mattar

Ator e cantor, Mauricio Mattar foi casado com a advogada Flavia Gracie, mãe da renomada atleta e faixa preta Kyra Gracie. Começou a treinar em 1984, em Copacabana, com o Mestre Carlinhos Gracie Jr.

mauricio mattar

Raul Gazolla

Outro ator famoso e praticante de Jiu-Jitsu, inclusive também faixa preta da arte suave, Raul Gazolla conta que começou a treinar a modalidade aos 36 anos, quando um fatídico acontecimento ocorreu em sua vida. Em 1992, Raul teve sua esposa, a atriz Daniela Perez, assassinada de forma brutal, e o ator encontrou no esporte uma das formas para lidar com a perda. Raul, inclusive, chegou a ser campeão mundial na arte suave aos 47 anos.

raul gazolla

Paulo Zulu

Surfista profissional, ator e modelo, Paulo Zulu começou a treinar Jiu-Jitsu aos 20 anos e sempre sonhou em ser faixa preta. Por conta da sua agenda lotada e inúmeras viagens a trabalho para o exterior, acabou se distanciando da arte suave, mas retornou ao esporte aos 40 anos. Paulo, vale ressaltar, é aluno do Mestre Toti, seu amigo de infância.

paulo zulu

Claudio Heinrich

Claudio Heinrich é um ator e cantor, que começou sua carreira sendo paquito da Xuxa. Depois, entrou para a TV Globo, onde atuou em “Malhação” na década de 90, como o professor Dado. Entre outros papeis de sucesso, Claudio sempre se dedicou ao Jiu-Jitsu, e hoje, longe das telinhas, se dedica à rotina de professor de Jiu-Jitsu.

claudio heinrich

Junior Lima

Em novembro de 2019, após 11 anos de treino, Junior Lima foi graduado faixa Ppreta de Jiu-Jitsu. Segundo o cantor e ator, foram 11 anos em que ele aprendeu “apanhando bastante”, e isso torna a arte suave bastante importante e especial. Junior Lima foi graduado pelo professor Narcisio Villaca.

Scott Caan

Sucesso no papel do Detetive Dan Williams, na série “Havai Cinco-0”, após 15 anos de dedicação, o ator foi graduado em 2016 pelas mãos do Mestre Marcus Vinicius Di Lucia, dono da academia Beverly Hills Jiu-Jitsu Club, em Los Angeles (EUA).

scott caan

Vinny Di Lucia, Scott Caan e Marcus Vinícius Di Lucia (Foto: Divulgação)

Ed O’Neil

Iniciando sua carreira nas décadas de 80 e 90, sua fama explodiu nos anos 2000. Mesmo com uma agenda lotada, Ed foi aluno de Rorion Gracie, criador do UFC, durante 16 anos, quando atingiu sua faixa preta. Hoje aos 75 anos, Ed ainda pratica Jiu-Jitsu. “O Jiu-Jitsu é um hobby, eu me divirto muito fazendo”.

ed oneil

Paul Walker

Paul Walker foi um ator americano que fez sucesso interpretando o piloto Brian O´Connor na franquia “Velozes e Furiosos”. Paul era aluno do Professor Ricardo Miller, também conhecido como “Franjinha”, que o graduou faixa marrom. No entanto, um acidente automobilístico em 2013 acabou tirando a vida do ator. Em uma última homenagem, seu professor realizou uma graduação póstuma, onde graduou Paul Walker à faixa preta de Jiu-Jitsu.

paul walker

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui
  • Texto por Bruno Carvalho