Mayra Aguiar fatura ouro nos Jogos Pan-Americanos e Brasil fecha participação

Mayra Aguiar fatura ouro nos Jogos Pan-Americanos e Brasil fecha participação

O Judô finalizou sua campanha nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 com mais três pódios para o Time Brasil neste domingo (11) e uma vitória espetacular de Mayra Aguiar por ippon sobre a cubana Kaliema Antomarchi na grande final do meio-pesado feminino (78kg). Os pesados David Moura (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg) garantiram dobradinha de bronze e o país fechou a conta com dez medalhas no quadro geral, sendo cinco de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

“Das cinco medalhas de ouro que conquistamos, três vieram com atletas jovens, que estavam estreando nos Jogos. Alguns daqueles que não chegaram à medalha sentiram um pouquinho o peso da competição, o clima dos Jogos, a exposição de mídia e, neste sentido, foi um ótimo laboratório para observarmos os atletas”, avaliou o gestor de Alto Rendimento da CBJ e chefe de equipe do Judô em Lima, Ney Wilson Pereira.

“No fim acredito que foi uma passagem pelos Jogos Pan-Americanos muito positiva. O resultado foi dentro daquilo que esperávamos. Minha previsão para o COB eram cinco medalhas de ouro e chegamos nelas. O balanço, portanto, é positivo”.

Depois de conquistar duas pratas (2011 e 2015) e um bronze (2007) nas edições passadas do Pan, Mayra chegou à Lima determinada a não deixar o ouro escapar dessa vez. Focada e segura em todas as lutas, passou sem maiores dificuldades pela americana Nefeli Papadakis, nas quartas de final, por ippon, e pela venezuelana Karen Leon, na semifinal, novamente com ippon.

Na decisão, em duelo bastante equilibrado, Mayra apostou tudo em um golpe que “guardou na manga” e conseguiu o ippon no segundo minuto do “golden score” para sacramentar a conquista inédita em sua já coroada galeria de títulos.

“Eu sabia que seria uma luta muito dura, porque ela estava numa boa campanha. Acabou indo para o ‘golden score’, onde normalmente não tenho muita sorte. Mas, hoje eu estava bem e com bastante vontade de conquistar esse ouro. Percebi que ela estava cansada e resolvi arriscar um ippon seoi (técnica), que eu não costumo fazer muito, e acabou dando certo”, disse Mayra.

“O Pan do Rio, em 2007, foi a primeira grande competição que eu fiz, quando tinha apenas 15 anos, e foi onde eu tive certeza de que queria fazer isso para sempre. Os Jogos Pan-Americanos são muito especiais. Tenho um carinho enorme”, completou a judoca de 27 anos, bicampeã mundial e duas vezes medalhista de bronze olímpica.

O segundo pódio do domingo veio com Beatriz Souza, que derrotou Izayana Marenco, da Nicarágua, por ippon. A judoca da categoria pesado feminina estreou no Pan com um ippon diante da mexicana Priscila Martinez, em menos de um minuto de luta. Na semifinal, a brasileira forçou duas penalidades à Melissa Mojica, de Porto Rico, mas a adversária conseguiu um waza-ari no “golden score” e foi para a final.

Assim como ela, David Moura também parou na semifinal, mas recuperou-se na disputa pelo bronze e garantiu a décima medalha brasileira. Sua caminhada começou diante do chileno Francisco Solís, com vitória por um waza-ari. Diante do cubano Andy Granada, David forçou duas punições ao adversário, mas acabou sofrendo o ippon durante o “golden score”. O bronze veio após ippon sobre o americano Ajax Tadehara.

Com o fim do Pan, o judô brasileiro, agora, focará na preparação para o Campeonato Mundial de Judô, em Tóquio. Nesta segunda-feira (12), os convocados que estão em Lima viajarão direto para Hamamatsu, no Japão, para o período de aclimatação antes da competição, que acontece de 25 de agosto a 1º de setembro e será evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2020.

Resultado final do Judô brasileiro em Lima:

-Ouro
Renan Torres (60kg)
Eduardo Yudy Santos (81kg)
Larissa Pimenta (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Mayra Aguiar (78kg)

-Prata
Daniel Cargnin (66kg)

-Bronze
Jeferson Santos Jr (73kg)
David Moura (+100kg)
Aléxia Castilhos (63kg)
Beatriz Souza (+78kg)