Mundial 2019 gera debate após vistos negados: torneio deve voltar ao Brasil?
Encerrado no último domingo (2), o Mundial de Jiu-Jitsu 2019, organizado pela IBJJF na Califórnia, Estados Unidos, reservou diversos momentos marcantes para os fãs da arte suave. Porém, apesar dos prós, uma reclamação tomou conta das redes sociais.
A discussão em questão foi levantada após diversos lutadores brasileiros terem seu visto negado para entrar nos EUA e, assim, ficarem impedidos de disputar o Mundial, alguns passando até por situações constrangedoras na imigração (leia no post abaixo).
Diante do cenário de dificuldade dos atletas para entrarem nos Estados Unidos – muitos, inclusive, possíveis campeões -, algo que já acontece há alguns anos e vem piorando atualmente, a discussão é sobre um retorno do Mundial para o Brasil, país de origem.
Vale lembrar o que principal campeonato de Jiu-Jitsu do mundo teve sua primeira edição no Rio de Janeiro, em 1996, onde ficou por dez anos até se mudar para a Califórnia (EUA), em 2007, na 11ª edição, na Pirâmide de Long Beach. E você, o que acha caro leitor(a)?