Mundial 2019: Victor Hugo garante ouro duplo na faixa-marrom; Yara finaliza Gabi e leva absoluto feminino
*Além da estreia dos faixas-preta no Mundial de Jiu-Jitsu 2019, o último sábado (1) também marcou a consagração de diversos faixas-marrom nos tatames montados pela IBJJF na Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA). O grande destaque do dia, mais uma vez, ficou por conta da fera Victor Hugo Marques, ouro duplo entre os homens.
Com a conquista, Victor Hugo ainda garantiu o Grand Slam da IBJJF – peso e absoluto – na temporada 2018/19: ele levou o ouro duplo no Europeu, Pan, Brasileiro e, agora, Mundial.
No feminino, Gabi Pessanha e Yara Soares foram os principais nomes. Enquanto Gabi ficou com o título no super-pesado e a prata no absoluto, Yara ganhou o peso aberto após finalizar a favorita Gabi na decisão depois de ter perdido para a lutadora na categoria.
Em sua campanha, Victor Hugo realizou um total de sete lutas. No pesadíssimo, o faixa-marrom da Ribeiro Jiu-Jitsu desbancou quatro adversários até alcançar o ouro. Já no absoluto, ele primeiro passou por Marcelo Gomida, da Gracie Barra, para em seguida vencer os duros Jonnatas Gracie, da Atos, e Marcus Vinícius Ribeiro, da Alliance. A consagração, por sua vez, veio com uma justa finalização no pé sobre Marcus Vinícius.
Apesar do revés no peso aberto, a dupla acima também brilhou. Jonnatas foi campeão nos médios, enquanto Vinícius Ribeiro triunfou no super-pesado. Outros destaques entre os homens na faixa-marrom foram Thalison Soares, Diego Pato, Israel de Sousa, Johnatha Barbosa, Ronaldo Junior e Gabriel Henrique Oliveira, todos medalha de ouro.
Entre as mulheres, a grande campeã do dia foi Yara Soares, representante da Team Lloyd Irvin. Depois de perder para Gabi Pessanha no super-pesado, a lutadora voltou com tudo no absoluto e, em revanche contra Gabi, conseguiu pegar as costas da adversária para sair vitoriosa. Além da dupla, Jessica Dantas, Elina Moestam, Ana Cristina Rodrigues, Janaina Maia, Thamara Silva, Margaret Rose e Rafael Guedes também subiram no alto do pódio.
Veja os campeões abaixo:
-Masculino adulto faixa-marrom
Peso-galo: Thalison Vitorino Soares – Cícero Costha Internacional
Peso-pluma: Diego Oliveira Batista – Cícero Costha Internacional
Peso-pena: Israel de Sousa Almeida – GFTeam
Peso-leve: Johnatha Barbosa Alves – Atos Jiu-Jitsu
Peso-médio: Jonnatas Gracie Araújo da Silva – Atos Jiu-Jitsu
Peso-meio-pesado: Ronaldo Pereira Junior – Atos Jiu-Jitsu
Peso-pesado: Gabriel Henrique Oliveira – Alliance
Peso-super-pesado: Marcus Vinícius Ribeiro de Siqueira – Alliance
Peso-pesadíssimo: Victor Hugo Costa Marques – Ribeiro Jiu-Jitsu
Absoluto: Victor Hugo Costa Marques – Ribeiro Jiu-Jitsu
-Feminino adulto faixa-marrom
Peso-galo: Jessica Caroline Coelho Dantas – Brasa CTA
Peso-pluma: Elina Moestam – Checkmat
Peso-pena: Ana Cristina Araújo Rodrigues – Alliance
Peso-leve: Janaina Maia de Menezes – Gracie Humaitá
Peso-médio: Thamara Ferreira Silva – Cícero Costha Internacional
Peso-meio-pesado: Margaret Rose Grindati – Fight Sports
Peso-pesado: Rafaela Ribeiro Guedes – Atos Jiu-Jitsu
Peso-super-pesado: Gabrieli Pessanha Marinho – Infight JJ
Absoluto: Yara Soares do Nascimento – Team Lloyd Irvin
*a cobertura do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF pela TATAME tem o oferecimento da @keiko_sports e da @prime_esportes_tatame. Siga conosco!