Mundial de Jiu-Jitsu 2023: Victor Hugo e Gabi Pessanha dão show e faturam ouro duplo na faixa-preta

Maior torneio do calendário da arte suave, Mundial de Jiu-Jitsu 2023 coroou também os campeões do adulto faixa-preta entre homens e mulheres

Mundial de Jiu-Jitsu 2023: Victor Hugo e Gabi Pessanha dão show e faturam ouro duplo na faixa-preta

Victor Hugo e Gabi Pessanha conquistaram o ouro duplo no Mundial de Jiu-Jitsu 2023 (Foto: Reprodução/@lunivers.athletics/IBJJF)

Realizado desde a última quinta-feira (1), na tradicional Pirâmide de Long Beach, na Califórnia (EUA), o Mundial de Jiu-Jitsu 2023 – organizado pela IBJJF – chegou ao fim neste domingo (4), com as finais do adulto faixa-preta em duelos de altíssimo nível e, ao mesmo tempo, muito disputados. No fim, repetindo o que aconteceu na disputa do Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, Victor Hugo (Six Blades) e Gabi Pessanha (Infight) brilharam, sendo campeões ouro duplo (peso e absoluto) na faixa-preta.

Agora tetracampeão mundial, Victor Hugo ficou com o ouro no peso-pesadíssimo e no absoluto, derrotando Marcus “Scooby” Vinicius e Erich Munis, respectivamente. Já a hexacampeã Gabi Pessanha garantiu a medalha dourada primeiro no super-pesado, superando Mayara Custódio, e depois no peso aberto, vencendo Ana Carolina Vieira. Abaixo, confira um resumo das finais do absoluto e também como foram as decisões nas divisões de peso, masculino e feminino.

  • Confira AQUI os resultados completos do Mundial de Jiu-Jitsu 2023

Victor Hugo e Gabi Pessanha brilham no absoluto

O absoluto masculino faixa-preta do Mundial de Jiu-Jitsu 2023 teve um campeão inédito coroado. De início, Erich Munis conseguiu a raspagem e parecia ter o controle da luta. No entanto, de forma rápida e surpreendente, Victor Hugo atacou o pé do adversário, finalizando Erich com um leg lock. O jovem faixa-preta da Six Blades, cabe salientar, já havia sido campeão no pesadíssimo, finalizando o atleta Marcus “Scooby” Vinicius com uma chave de braço e garantindo seu tetracampeonato no torneio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)

Também campeã em sua categoria de peso, Gabi Pessanha chegou à finalíssima do absoluto no Mundial de Jiu-Jitsu 2023 e confirmou todo o favoritismo. Enfrentando a casca-grossa Ana Carolina Vieira, a jovem da Cidade de Deus teve dificuldades no início, mas com o desenrolar da luta, foi encontrando espaços e, no fim, de forma impressionante, apagou “Baby” depois de encaixar um justo estrangulamento pelas costas.

Agora, Gabi Pessanha contabiliza seis títulos mundiais em quatro participações como faixa-preta no campeonato. Além disso, a impressionante atleta da Infight repete o feito que atingiu nas duas temporadas passadas, quando foi ouro duplo no Grand Slam da IBJJF (Europeu, Pan, Brasileiro e Mundial).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)

Resumo das finais masculinas do adulto faixa-preta 

Em luta envolvendo dois grandes nomes da arte suave na atualidade, nos super-pesados, Kaynan Duarte rapidamente abriu dois pontos sobre Erich Munis após uma queda. Por baixo, Erich fez muita força e igualou o placar raspando. Decidido nos detalhes, o duelo de titãs terminou com triunfo e título de Erich Munis na decisão dos árbitros depois de 2 a 2 nos pontos. Na categoria dos pesadíssimos no Mundial de Jiu-Jitsu 2023, Marcus Scooby começou o embate contra Victor Hugo num ritmo bem forte, mas aos poucos, Victor igualou as ações. Na reta final, o faixa-preta da Six Blades cresceu de produção e, com uma chave de braço, finalizou Marcus para sagrar-se tricampeão mundial.

Na divisão dos pesados, a medalha dourada ficou com o favorito Fellipe Andrew, que faturou o título mundial ao vencer Pedro Machado por 2 a 0 nos pontos. Superior desde o início da luta, Gustavo Batista foi o grande campeão meio-pesado no Mundial de Jiu-Jitsu 2023. Mais forte fisicamente, o atleta da Atos JJ derrotou o jovem Andy Murasaki, também da Atos JJ, por 4 a 2 nos pontos, chegando ao tricampeonato.

Na finalíssima dos médios, um dos grandes favoritos a ser campeão no evento ficou com o vice. Jansen Gomes surpreendeu e abriu duas vantagens sobre o favorito Tainan Dalpra, que por sua vez fez de tudo para reagir e pontuar, mas teve pela frente uma ótima defesa de Jansen, que controlou a pressão e conquistou o ouro ao vencer por 2 a 0 nas vantagens. Na divisão peso-leve, Johnatha Alves e Pedro Henrique Maia fizeram uma das melhores lutas entre as finais do Mundial de Jiu-Jitsu 2023. Com muita técnica de ambas as partes, o confronto terminou com vitória de Johnatha sobre Pedro por 4 a 2 nos pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)

Na categoria dos plumas, em combate entre ex-companheiros de equipe, o casca-grossa Diego Pato fez um duelo bem disputado e repleto de raspagens contra o jovem Meyram Maquiné, mas no fim, por 1 a 0 nas vantagens, saiu vencedor e campeão. Já nos penas, os fãs da arte suave acompanharam mais uma disputa bem parelha, que terminou com vitória do campeão Samuel Nagai sobre Diego Sodré por 4 a 2 nos pontos. No peso-galo, Thalison Soares e Lucas Pinheiro fizeram uma final disputadíssima no Mundial de Jiu-Jitsu 2023. Marcado por muito equilíbrio, o encontro acabou com o resultado positivo de Lucas depois de 3 a 0 nas vantagens.

Resumo das finais femininas do adulto faixa-preta 

Grande estrela do Jiu-Jitsu feminino nos dias atuais, Gabi Pessanha entrou em ação pela primeira vez neste domingo em sua categoria de peso, em confronto diante de Mayara Custódio, e deu mais um show. Na final da divisão super-pesado no Mundial de Jiu-Jitsu 2023, a pupila de Márcio de Deus, aos poucos, foi impondo seu jogo, e com muita tranquilidade e técnica, fez valer seu domínio mais uma vez, conquistando mais um título mundial após finalizar Mayara com um estrangulamento pelas costas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)

No peso-médio, Thalyta Silva e Andressa Cintra fizeram mais um confronto bem movimentado e de boas ações. Fazendo valer sua vantagem física, Andressa derrotou a oponente por 4 a 2 nos pontos e é a mais nova tetracampeã mundial pela IBJJF. Nos meio-pesados, Amy Campo fez um ótimo trabalho de guarda, conseguiu a transição para as costas e, de forma rápida e eficiente, finalizou Maria Malyjasiak com um estrangulamento pelas costas no Mundial de Jiu-Jitsu 2023. Na divisão peso-pesado, Melissa Cueto encarou Larissa Dias e superou a pressão da sua adversária para faturar o bicampeonato mundial após marcar 1 a 0 nas vantagens.

Em uma das finais mais aguardadas entre as mulheres no Mundial de Jiu-Jitsu 2023, no peso-pena, Bia Basílio e Anna Rodrigues protagonizaram um combate bem estudado, resumido em vantagens e punições, o que tornou a luta até certo ponto “morna”. Nos últimos segundos, porém, Bia conseguiu uma vantagem decisiva e se tornou bicampeã mundial na faixa-preta. Na divisão peso-leve, a casca-grossa Ffion Davies fez valer o seu favoritismo e, com uma atuação dominante, estando por cima o tempo todo, faturou o bicampeonato mundial ao vencer Janaina Menezes por 6 a 0 nos pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por IBJJF (@ibjjf)

Nas categorias mais leves no Mundial de Jiu-Jitsu 2023, no peso-galo, Mayssa Bastos se sagrou tetracampeã mundial após superar Jhenifer Aquino por 4 a 2 nos pontos. No pluma, Jessa Khan e Thamires Aquino fizeram um confronto agitado no berimbolo e, ao mesmo tempo, com boas transições no solo de ambas as partes. No fim, depois de muito equilíbrio, Khan saiu vencedora por 8 a 6 nos pontos e conquistou seu primeiro título mundial na faixa-preta.

RESULTADOS:

> MASCULINO ADULTO FAIXA-PRETA

Peso-galo: Lucas Pinheiro (Atos JJ) derrotou Thalison Soares (Art of Jiu-Jitsu) por 3 a 0 nas vantagens (0x0 pts)

Peso-pluma: Diego Pato (Art of Jiu-Jitsu) derrotou Meyram Maquiné (Fratres JJ) por 1 a 0 nas vantagens

Peso-pena: Samuel Nagai (CheckMat) derrotou Diego Sodré (Nova União) por 4 a 2 nos pontos

Peso-leve: Johnatha Alves (Art of Jiu-Jitsu) derrotou Pedro Henrique Maia (Escola WF) por 4 a 2 nos pontos

Peso-médio: Jansen Gomes (CheckMat) derrotou Tainan Dalpra (Art of Jiu-Jitsu) por 2 a 0 nas vantagens

Peso-meio-pesado: Gustavo Batista (Atos JJ) derrotou Andy Murasaki (Atos JJ) por 4 a 2 nos pontos

Peso-pesado: Fellipe Andrew (Alliance) derrotou Pedro Machado (Atos JJ) por 2 a 0 nos pontos

Peso-super-pesado: Erich Munis (Fratres JJ) derrotou Kaynan Duarte (Atos JJ) por decisão dos árbitros (2×2 pts)

Peso-pesadíssimo: Victor Hugo (Six Blades) finalizou Marcus Vinicius (Alliance) na chave de braço

Absoluto: Victor Hugo (Six Blades) finalizou Erich Munis (Fratres JJ) com um leg lock

> FEMININO ADULTO FAIXA-PRETA

Peso-galo: Mayssa Bastos (Art of Jiu-Jitsu) derrotou Jhenifer Aquino (Atos JJ) por 4 a 2 nos pontos

Peso-pluma: Jessa Khan (Art of Jiu-Jitsu) derrotou Thamires Aquino (GFTeam) por 8 a 6 nos pontos

Peso-pena: Bia Basílio (Atos JJ) derrotou Anna Rodrigues (Dream Art) 2 a 1 nas vantagens (0x0 pts)

Peso-leve: Ffion Davies (Atos JJ) derrotou Janaina Menezes (Gracie Humaitá) por 6 a 0 nos pontos

Peso-médio: Andressa Cintra (Gracie Barra) derrotou Thalyta Silva (Fratres JJ) por 4 a 2 nos pontos

Peso-meio-pesado: Amy Campo (Zenith BJJ) finalizou Maria Malyjasiak (Abmar Barbosa Association) no estrangulamento pelas costas

Peso-pesado: Melissa Cueto (Alliance) derrotou Larissa Dias (R1NG BJJ) por 1 a 0 nas vantagens (0x0 pts)

Peso-super-pesado: Gabi Pessanha (Infight) finalizou Mayara Custódio (CheckMat) com um estrangulamento pelas costas

Absoluto: Gabi Pessanha (Infight) finalizou Ana Carolina Vieira (Aviv JJ) com um estrangulamento pelas costas

WhatsApp Image 2023 06 05 at 17.45.07
Saiba mais sobre o Mundial de Jiu-Jitsu 2023, aqui