Roger Gracie desabafa, diz que ‘nunca amou lutar MMA’ e afirma: ‘Obrigação por ser Gracie’

Lenda do Jiu-Jitsu, Roger Gracie lutou MMA entre os anos de 2006 e 2016, fazendo em média uma luta por ano; saiba mais

Roger Gracie desabafa, diz que ‘nunca amou lutar MMA’ e afirma: ‘Obrigação por ser Gracie’

Dez vezes campeão mundial no Jiu-Jitsu, Roger Gracie fez dez lutas no MMA e venceu oito delas (Foto: Reprodução)

Considerado por muitos o maior nome da história do Jiu-Jitsu, Roger Gracie participou recentemente do podcast “Connect Cast”, onde falou sobre sua carreira no MMA. O faixa-preta destacou que a transição da arte suave para as artes marciais mistas foi um processo natural, citando a tradição familiar de alcançar a faixa-preta e seguir para o MMA. No entanto, Roger ponderou que fez isso por uma espécie de “obrigação” por conta do histórico familiar e que nunca amou o esporte como amou o Jiu-Jitsu.

“O MMA para mim nunca ‘bateu’ muito. Eu não me acertava no peso, trocava de peso. Eu estava no meio de duas categorias (peso-médio e peso meio-pesado). Mas meu coração nunca esteve ali. Eu sempre amei lutar Jiu-Jitsu, eu nunca amei lutar MMA. Eu lutava MMA por obrigação, por ser um Gracie. Desde quando eu era criança, qual era o caminho de todo Gracie lutador? Fazer Jiu-Jitsu e lutar MMA”, declarou Roger Gracie, que prosseguiu:

“Todas as gerações antes de mim fizeram isso. O dia em que eu decidi ser lutador, para mim, foi um caminho natural, não uma escolha. Não era um querer, era o caminho Gracie. Foi o caminho natural que eu escolhi na vida. Peguei a faixa-preta e fui fazer MMA. Eu estava ganhando muito no Jiu-Jitsu e parti para o MMA. Não foi por paixão em lutar, mas sim por ser Gracie”, finalizou o faixa-preta.

Roger Gracie possui uma trajetória vitoriosa e repleta de grandes conquistas no Jiu-Jitsu, onde foi campeão mundial na faixa-preta dez vezes. Aos 42 anos, o carioca lutou pela última vez em 2017, quando finalizou o também multicampeão Marcus Buchecha na luta principal do evento Gracie Kore, realizado no Rio de Janeiro. No MMA, Roger fez 10 lutas, venceu oito, sendo seis delas por finalização, e foi superado apenas duas vezes. Com passagens por Strikeforce e UFC, o brasileiro lutou pela última vez em 2016, quando finalizou Michał Pasternak no ONE FC, se consagrando como campeão inaugural dos meio-pesados na organização asiática.

Para conferir mais notícias sobre Roger Gracie, clique aqui