Vídeo: única derrota de Jon Jones aconteceu há 14 anos e foi marcada por polêmica; assista

Com apenas 22 anos na época, Jon Jones foi desqualificado após aplicar golpes ilegais em Matt Hamill; relembre como foi

Vídeo: única derrota de Jon Jones aconteceu há 14 anos e foi marcada por polêmica; assista

Jon Jones sofreu sua única derrota no MMA em 2009, após aplicar golpes ilegais em seu adversário (Foto: Reprodução/UFC)

Está chegando a hora. No próximo sábado (4), Jon Jones vai fazer o seu tão aguardado retorno ao MMA em duelo contra Ciryl Gane pelo cinturão vago peso-pesado na luta principal do UFC 285, que será realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Atualmente com 35 anos, o ex-campeão meio-pesado do Ultimate não luta há três anos e contabiliza 26 vitórias, uma derrota e um No Contest (luta sem resultado) em seu cartel no MMA profissional.

Mas afinal, quando e contra quem aconteceu o único revés de “Bones” nas artes marciais mistas? Para os fãs mais recentes da modalidade, essa é uma pergunta que pode ser difícil, tendo em vista que o revés aconteceu em dezembro de 2009, na quarta luta que o americano fez no UFC. Antes disso, Jones havia vencido André Gusmão, Stephan Bonnar e Jake O’Brien, respectivamente.

O duelo em questão aconteceu contra o experiente Matt Hamill, e Jon Jones, com 22 anos na época, fazia uma luta segura até então, se mostrando claramente dominante sobre o adversário e caminhava para mais uma vitória. Mesmo muito jovem, “Bones” já mostrava grande destaque e já era um dos principais nomes da divisão meio-pesado.

No entanto, as cotoveladas, que se tornaram marca registrada de Jones ao longo dos anos, acabaram sendo “vilãs” na luta diante de Matt Hamill. No combate, o americano aplicou algumas delas de cima para baixo, o que é considerado ilegal nas regras do UFC. Com sangramentos, Hamill não conseguiu continuar no duelo, e o árbitro central Steve Mazzagatti interrompeu no exato momento em que Jones conectava as cotoveladas, avisando ao lutador que ele estava aplicando golpes ilegais.

Depois de alguns minutos, os jurados consideraram que os golpes conectados por Jon Jones foram intencionais e, com isso, o lutador foi desqualificado, com a vitória indo para Matt Hamill. Depois da polêmica, Jones precisou emplacar mais três vitórias, contra Brandon Vera, Vladimir Matyushenko e Ryan Bader, para então receber a chance de lutar pelo cinturão meio-pesado, em março de 2011. Na ocasião, no main event do UFC 128, o americano superou o brasileiro por nocaute técnico no terceiro round e deu início ao seu longo reinado na divisão até 93kg.

Relembre abaixo como foi o desfecho da luta de Jones contra Hammil:

Para conferir mais notícias sobre Jon Jones, clique aqui