Alex Poatan reafirma desejo de lutar no UFC Rio como peso-pesado: ‘Acho que sou forte’

Alex Poatan explicou os motivos que o levaram a pedir uma luta no peso-pesado no card do UFC Rio, que acontece em maio

Alex Poatan reafirma desejo de lutar no UFC Rio como peso-pesado: ‘Acho que sou forte’

Alex Poatan explicou os motivos que o levaram a pedir uma luta no peso-pesado no card do UFC Rio, que acontece em maio (Foto: Divulgação/UFC)

Com a rápida vitória por nocaute sobre Jamahal Hill na luta principal do UFC 300, realizado no último sábado (13), Alex Poatan defendeu com sucesso seu cinturão nos meio-pesados. Ainda no octógono, em meio à comemoração do grande resultado, o brasileiro chamou a atenção durante a entrevista ao pedir para fazer uma luta como peso-pesado no card do UFC 301, que será realizado no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro.

Logo depois, em nova entrevista, dessa vez para o canal do “UFC Brasil” no YouTube, Alex Poatan revelou que o pedido por uma luta nos pesados aconteceu por entender que não há tempo suficiente para promover uma nova defesa de cinturão nos meio-pesados. Além disso, o brasileiro disse que, apesar de não ter a mesma estrutura física de muitos lutadores da divisão dos pesados, ele considera ter a força necessária para lutar contra os atletas da categoria até 120kg.

“(A ideia inicial era lutar de) meio-pesado, né… mas como no meio-pesado não tem como fazer uma luta sem ser pelo cinturão, para fazer uma defesa (de título), acho que teria que ter uma promoção e tudo mais, então não sei se isso é possível, acho que nunca aconteceu (de um campeão fazer duas defesas de título em menos de um mês). Para uma luta como peso-pesado, as pessoas podem falar: ‘Ele é leve’. Bom, mas eu sou forte, pelo menos. Não tenho ninguém em mente, só queria fazer uma luta”, explicou.

Vale ressaltar que, após Alex Poatan pedir para lutar como peso-pesado daqui a 20 dias, no UFC Rio, Dana White, presidente da organização, foi questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa após o UFC 300. De forma breve, o mandatário disse que se trata de uma divisão de peso “selvagem” e que talvez não seja o “movimento certo” para o atleta brasileiro, recomendando que o paulista permaneça na categoria dos meio-pesados.

Atual dono do cinturão interino peso-pesado do Ultimate, Tom Aspinall se manifestou de forma enigmática sobre o pedido de Alex Poatan para lutar como peso-pesado. O lutador inglês postou uma foto no Instagram no último domingo (14), onde aparece encarando Poatan, antes do brasileiro entrar no octógono para encarar Jamahal Hill no UFC 300. No entanto, Aspinall, que já vinha sendo especulado como um possível adversário de Alex, não colocou nada na legenda e deixou no ar um clima ainda maior de rivalidade.

Cabe salientar que o nocaute sobre Jamahal Hill marcou a primeira defesa de título de Alex Poatan nos meio-pesados. O paulista conquistou o cinturão no fim de 2023, ao derrotar Jiri Prochazka. No mesmo evento, o UFC 295, Aspinall se tornou campeão interino até 120kg, mas ainda não tem nenhuma luta definida. Jon Jones, dono do cinturão linear, se recupera de uma grave lesão no ombro e não tem previsão de retorno.

Para mais notícias sobre Alex Poatan no UFC 300, clique aqui