Dr. Fábio Gontijo dá dicas para lutadores se manterem hidratados em meio à rotina pesada de treinos

Dr. Fábio Gontijo dá dicas para lutadores se manterem hidratados em meio à rotina pesada de treinos

A perda de peso desenfreada e, muitas vezes, sem acompanhamento de um especialista, é o tema mais controverso do MMA. No Brasil, por exemplo, atletas que ainda buscam o lugar ao sol – contratos internacionais – lutam quatro, cinco ou até mais vezes por ano, às vezes em um intervalo de poucas semanas, sempre recorrendo à desidratação para atingir o peso combinado na véspera do combate.

Estritamente proibido por médicos, esse procedimento afeta desde o cérebro, passando por coração, rins, e até o maior órgão do corpo humano, a pele, que possui um papel fundamental na proteção contra bactérias, fungos e infecções em geral.

“Além dos riscos mais graves da desidratação, como infarto, por exemplo, o envelhecimento precoce e o risco de desenvolvimento de dermatites também são consequências dessa prática. A água é vital para o funcionamento correto da pele, e estando desidratada, todo o seu metabolismo fica alterado”, alerta o médico dermatologista Dr. Fábio Gontijo.

Integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o especialista, lógico, é totalmente avesso à ideia de utilizar a desidratação como meio de perda de peso. A pedido desta reportagem, ele deu algumas dicas para os atletas manterem o corpo bem hidratado, mesmo em meio a uma rotina de treinos pesada como a de um lutador de MMA.

“Beba água: nada substitui a água em sua forma pura. Além de nos manter hidratados, a água é responsável pelo transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal, ajuda a eliminar as impurezas do organismo e o processo digestivo. Em média, recomenda-se o consumo de dois litros de água por dia ou de seis a oito copos da bebida. A quantidade a ser consumida varia conforme a dieta de cada pessoa. Em média, para cada quilo baixado, o recomendado é repor 1,5 litro de água – essa quantidade total deve ser ingerida aos poucos, cerca de 180 ml a 300 ml a cada 20 minutos”, especifica.

Abaixo, Dr. Fábio Gontijo dá mais quatro dicas para se manter hidratado:

Consuma frutas

“O suco de frutas ajuda na reposição de água e a hidratar o corpo, mas o ideal é o consumo in natura, sem adição de açúcar. Desse modo, você poderá aproveitar as vitaminas e os nutrientes presentes no alimento, sem trazer maiores problemas à sua saúde. A melancia é composta por 90% de água. Altamente diurética, previne doenças cardiovasculares e contém vitamina C e licopeno, que ajudam a prevenir o câncer por causa de sua ação antioxidante. Outra fruta com alta concentração de água é o abacate — 83,8%. O alimento é também rico em vitamina C, lipídios, potássio, carboidratos, fibras, entre outros nutrientes que englobam uma alimentação saudável.”

Experimente os chás gelados

“Os chás gelados são uma excelente alternativa para hidratar o organismo e, de quebra, servem como um refresco nos dias de calor intenso. De sabores variados, são muitos os benefícios dos chás para a saúde. O chá verde, por exemplo, é antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, de modo a auxiliar na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares. Por sua vez, a erva cidreira é considerada um calmante natural que contribui para o funcionamento do sistema digestivo e na eliminação dos desconfortáveis gases.”

Inclua na dieta os alimentos crus e cozidos

“É preciso ter em mente que possuir hábitos alimentares saudáveis é fator de extrema importância quando falamos em hidratação. Isso porque diversos alimentos, em especial os crus e os cozidos, possuem alta concentração de água. Por esse motivo, seu consumo auxilia na reposição do líquido em nosso organismo. Vale citar o espinafre cru, composto por 94% de água. Entre outras propriedades, o vegetal contém fibras, carboidratos e proteínas. Os carboidratos são um importante nutriente para o fornecimento de energia ao nosso organismo e estão presentes também na batata inglesa cozida, alimento com alta composição de água – 86,4%.”

Prove a água saborizada

“Como o próprio nome sugere, a água saborizada pode ser uma excelente experiência degustativa — além, é claro, de ajudar na hidratação do corpo. As opções de sabores incluem frutas, legumes e até especiarias. A água saborizada de abacaxi integra a lista das melhores formas de se hidratar que você pode experimentar. Entre os benefícios da bebida estão o auxílio na digestão e o fortalecimento das gengivas e dos dentes.”