Abu Dhabi Grand Slam Moscou: estrelas brilham dentro e fora dos tatames na Rússia; resultados
Na última vez que o Abu Dhabi Grand Slam pousou na Rússia, a temperatura lá fora marcava -16 graus. Já no último domingo, 12 de setembro de 2021, as coisas estavam muito mais quentes dentro e fora da arena. A segunda parada da temporada 2021/2022 do ADGS entregou todas as emoções que os fãs aguardavam.
O ADGS Moscou teve a sorte de receber o astro de Hollywood e das artes marciais, Steven Seagal. Da arquibancada, Seagal assistiu com atenção aos combates e com certeza aprovou o nível da competição. Outra presença importante foi a do Embaixador dos Emirados Árabes Unidos na Rússia. Sua Excelência Omar Saif Saeed Ghobash gentilmente presenteou os atletas com as medalhas em uma cerimônia especial.
Nos tatames, faixas-roxa, marrom e preta deram um show que durou mais de 7 horas. Abaixo você confere um resumo com todos os campeões do adulto masculino faixa-preta e do feminino faixas-marrom/preta.
RESULTADOS:
> Masculino adulto faixa-preta
Peso-pluma (56kg) – em duas lutas, Francisco Jonas Andrade voltou ao topo da categoria após a medalha de prata em Miami (EUA). Ele venceu Rodnei Junior por 4-3 na semifinal e, na final, superou o estreante Yuri Hendrex por 8-3 para garantir o título.
PÓDIO
1º – Francisco Jonas Andrade (Brasil)
2º – Yuri Hendrex (Brasil)
3º – Rodnei Junior (Brasil)
Peso-pena (62kg) – um campeão consecutivo marcou a divisão dos penas. Depois de chocar a oposição em Miami, Diogo Reis provou que é um verdadeiro casca-grossa na Rússia. E após passar por Cleber Clandestino, ele encarou na decisão o duro Hiago George, garantindo o ouro com um triunfo por 5-3.
PÓDIO
1º – Diogo Reis (Brasil)
2º – Hiago George (Brasil)
3º – Cleber Fernandes (Brasil)
Peso-leve (69kg) – o caminho para Pablo Mantovani rumo à medalha de ouro não foi fácil. Ele estreou com um triunfo por 5-0 sobre Abubakar Khadaev e depois travou uma guerra contra Raul Basílio, vencendo apenas ao marcar por último no empate em 4-4. A disputa pelo título teve outra batalha, contra Leonardo Saggioro, que terminou com o placar de 5-3 para o campeão Pablo.
PÓDIO
1º – Pablo Mantovani (Brasil)
2º – Leonardo Saggioro (Brasil)
3º – Thiago Macedo (Brasil)
Peso-meio-médio (77kg) – duas lutas e duas finalizações para garantir o topo do pódio. Foi assim que Luiz Paulo Medeiros brilhou na Rússia. O faixa-preta derrotou Arslan Gadzhiev e, na grande final, finalizou Magomed Ansarov com uma chave de braço.
PÓDIO
1º – Luiz Paulo Medeiros (Brasil)
2º – Magomed Ansarov (Rússia)
3º – Arslan Gadzhiev (Rússia)
Peso-médio (85kg) – Julio Junior é mais uma cara nova que teve um desempenho de destaque na Rússia. Ele lutou duas vezes em sua caminhada até o ouro, vencendo Rostislav Berezovchuk por finalização e André Cantanhede pelo placar de 2-0.
PÓDIO
1º – Julio Junior (Brasil)
2º – André Luiz Cantanhede (Brasil)
3º – Murtazali Murtazaliev (Quirguistão)
Peso-meio-pesado (94kg) – o russo Arsen Shapiev levantou a torcida com uma campanha perfeita pela medalha de ouro. Shapiev estreou com vitória por 3-1 sobre Artem Ushakov. A semifinal foi contra Abdulbari Guseinov, e o empate em 4-4 decidido a favor do Arsen como último a pontuar. Já na final, em duelo emocionante, o russo pegou Catriel Rodrigues com uma chave de perna.
PÓDIO
1º – Arsen Shapiev (Rússia)
2º – Catriel Rodrigues (Brasil)
3º – Bruno Lima (Portugal)
Peso-superpesado (120kg) – o trabalho duro recompensou Roosevelt Sousa. O campeão brasileiro finalizou Walter dos Santos e depois venceu Matheus Xavier por 3-0 para ficar com o título.
PÓDIO
1º – Roosevelt Sousa (Brasil)
2º – Matheus Xavier (Brasil)
3º – Walter dos Santos (Angola)
> Feminino adulto faixas-marrom/preta
Peso-pluma (55kg) – duas lutas difíceis contra uma oponente muito habilidosa. Foi assim que Brenda Larissa conquistou sua medalha de ouro na Rússia. Ela encarou a americana Alexa Yaness, vencendo ambos combates pelo placar de 1-0.
PÓDIO
1º – Brenda Larissa (Brasil)
2º – Alexa Yaness (EUA)
Peso-leve (62kg) – Sayuri Toledo também precisou passar por duas adversárias em sua campanha dourada. A brasileira derrotou Liisi Vaht e, na decisão, fez 2-1 sobre Oksana Bench para garantir o topo.
PÓDIO
1º – Sayuri Toledo (Brasil)
2º – Liisi Vaht (Estônia)
3º – Banco Oksana (Rússia)
Peso-médio (70kg) – duas lutas, duas finalizações. Foi assim que Olga Vladimirova venceu Ekaterina Kustikova pela medalha de ouro. Um estrangulamento do arco e flecha deu o toque final na segunda partida.
PÓDIO
1º – Olga Vladimirova (Rússia)
2º – Ekaterina Kustikova (Rússia)
Peso-pesado (95kg) – Yara Soares segue em grande fase. Na Rússia, ela bateu Yulia Poznyakova duas vezes.
PÓDIO
1º – Yara Soares (Brasil)
2º – Yulia Poznyakova (Rússia)
> Masculino master faixa-preta
69kg – Vladimir Kuchmistyi (Rússia)
77kg – Magomedrasul Gadzhiev (Rússia)
85kg – Sergio Rios (Brasil)
94kg – Alan do Nascimento (Suécia)
120kg – Khasan Betelgeriev (Rússia)
> Masculino adulto faixa-marrom
56kg – Bruno Borges (Brasil)
62kg – Marcos Froede (Brasil)
69kg – Artur Agashirinov (Rússia)
77kg – Elder Junior (Brasil)
85kg – Simral Tagiev (Rússia)
94kg – Lucas Giraud (Brasil)
120kg – Eldar Saiidov (Rússia)
> Masculino adulto faixa-roxa
56kg – Omar Ali Alsuwaidi (Emirados Árabes Unidos)
62kg – Vladislav Safonov (Rússia)
69kg – Ricardo Conceição (Brasil)
77kg – Eduard Dimura (Rússia)
85kg – Sevlan Dzhafarov (Rússia)
94kg – Tagir Galimov (Rússia)
120kg – Anton Dmitrakov (Rússia)
> Feminino adulto faixa-roxa
62kg – Tatiana Leonova (Rússia)
70kg – Elena Antonova (Rússia)