Artigo: a importância dos professores de artes marciais serem um bom exemplo para as crianças
Novo artigo publicado pela TATAME fala sobre o papel essencial dos professores de artes marciais; leia e deixe a sua opinião
Novo artigo fala sobre a importância dos professores de artes marciais serem bons exemplos para as crianças (Foto: Reprodução/@henriquesaraivajj)
* Artigo voltado para amantes das artes marciais – Sabemos que não existem seres humanos perfeitos, porém, às vezes devemos parar durante o dia e fazer uma avaliação sobre o nosso comportamento, sem medo de se questionar e consciente da grande responsabilidade que devemos ter ao ensinar nossas crianças. “Estou sendo um bom exemplo para o meu aluno?”
Em milhares de anos de evolução filogenética, a estrutura cerebral foi alterada em função das necessidades ambientais e culturais. Hoje, sabemos que a morfologia de nosso cérebro pouco se transforma diante de tantas inovações tecnológicas, mas a sua estrutura de funcionamento está totalmente aberta aos estímulos que recebe do ambiente e que serão responsáveis pela consolidação das redes neurais que conduzirão a aprendizagem.
Nota: Neurônios – Espelhos e as Ações dos Outros: Localizados no córtex pré-motor, os neurônios-espelhos são células ativadas pela execução de uma ação simples, que seja direcionada a objetivos e que respondem igualmente bem, à própria ou à outra pessoa, permitindo entender a base neural. O lóbulo parietal inferior e a parte dorsal do córtex pré-motor são todos frequentemente envolvidos na imitação.
Um neurônio-espelho, também conhecido como célula-espelho, é um neurônio que dispara tanto quanto um animal realiza um determinado ato. Dessa forma, o neurônio imita o comportamento de outro animal, como se estivesse ele próprio realizando essa ação. Esses neurônios já foram observados de maneira direta em primatas. Também em humanos e em alguns pássaros.
Para Relvas (2012, p.119), a plasticidade cerebral intencional é a denominação das capacidades adaptativas do sistema nervoso cerebral, ou seja, é a sua habilidade para modificar sua organização estrutural própria e seu funcionamento. É a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em virtude das necessidades e dos fatores do meio ambiente.
A plasticidade é minimizar ou reverter uma adaptação funcional/estrutural do sistema nervoso central. A aprendizagem de valores organiza-se através da aquisição de estímulos, informações e promove a modificabilidade neuronal, denominada de plasticidade cerebral intencional. O humano não aprende por conselhos, mas na maioria das vezes pelos exemplos. E essa consideração filosófica tem uma relação neurobiológica diretamente com os neurônios espelhos existentes na parte superior do cérebro no córtex.
Desde cedo, quando somos pequenos, imitamos. Primeiro, os gestos de nossa mãe. Um pouco mais velhos, brincamos de médico, professor, policial etc. Na adolescência, temos ídolos e pessoas que imitamos, e já adultos buscamos ser pessoas de sucesso a partir do que vemos em outras pessoas que admiramos.
Nas artes marciais, seja um professor que vale a pena ser imitado, um professor de artes marciais admirável aos olhos dos seus alunos. Os neurônios espelhos agradecem.
Referência
- RELVAS, M.P. Fundamentos Biológicos da Educação. Despertando a Afetividade no Processo de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2009. Sob o Comando do Cérebro. Entenda como a Neurociência Está no seu Dia a Dia. Rio de Janeiro; Wak, 2014.
Quem sou eu? Mônica de Paula Silva, também conhecida como Monica Lambiasi, é graduada em Pedagogia desde 2004. Concursada pela Prefeitura de Embu Guaçu – SP, atua há 13 anos como psicopedagoga clínica, área na qual é pós-graduada desde 2006. Em 2008 concluiu pós-graduação em Didática Superior, e em 2009 concluiu pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva. Já em 2017 concluiu pós-graduação em neuropsicopedagoga, e atualmente estuda psicanálise e neurociência. Também é escritora.
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* Por Mônica de Paula Silva