Bate-Estaca x Namajunas, Spider em ação, Aldo e mais: UFC confirma oito lutas para card no Rio de Janeiro

Bate-Estaca x Namajunas, Spider em ação, Aldo e mais: UFC confirma oito lutas para card no Rio de Janeiro

MELBOURNE, AUSTRALIA - FEBRUARY 10: Anderson Silva of Brazil kneels at the center of the Octagon after his loss to Israel Adesanya of New Zealand in their middleweight bout during the UFC 234 at Rod Laver Arena on February 10, 2019 in the Melbourne, Australia. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

O UFC chega a cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de maio para um dos maiores cards da sua história no Brasil. O UFC 237 será realizado na Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca, com a campeã peso-palha Rose Namajunas colocando seu cinturão em jogo contra a desafiante e brasileira Jéssica Bate-Estaca, número 1 no ranking da divisão. As lendas da organização Anderson Silva e José Aldo, entre outras feras, também estarão presentes no card, que marca a décima passagem do Ultimate pelo Rio de Janeiro. A data da abertura oficial de venda de ingressos para o UFC 237 será anunciada em breve pela organização.

O evento pode garantir um novo cinturão para o Brasil. A paranaense de Umuarama Jéssica “Bate-Estaca” Andrade (19-6) enfrenta a atual dona do título peso-palha Rose Namajunas (9-3). A americana se tornou campeã da categoria após chocar o mundo e destronar a até então imbatível Joanna Jedrzejczyk por nocaute técnico no UFC 217, em novembro de 2017. A polonesa ganhou o direito da revanche em abril do ano seguinte, no UFC 223, mas foi novamente derrotada, dessa vez por decisão unânime dos jurados.

Já a brasileira vem em uma sequência impressionante de performances desde que desceu do peso galo para o peso palha, categoria onde hoje lidera o ranking. Com apenas uma derrota na divisão – para a então campeã Jedrzejczyk -, Jéssica acumulou vitórias sobre nomes como Claudianha Gadelha, Karolina Kowalkiewicz, Tecia Torres e Joanne Calderwood, até chegar à luta contra Namajunas pelo tão sonhado cinturão do Ultimate.

O UFC 237 também vai marcar a volta do “Rei do Rio” José Aldo (28-4) à Cidade Maravilhosa. Ex-campeão peso-pena e maior nome da categoria, o manauara já declarou que esse será seu último ano no UFC e que a conclusão perfeita para a sua carreira seria fazendo suas lutas finais em casa. Atual líder do ranking, atrás apenas do campeão Max Holloway, Aldo vem de duas grandes vitórias por nocaute técnico: sobre Jeremy Stephens, em julho de 2018, e sobre Renato Moicano, há pouco mais de um mês, no UFC Fortaleza.

Do outro lado do octógono estará o australiano Alexander Volkanovski (19-1). Invicto desde 2013 e com 16 vitórias consecutivas, Volkanovski – atual número quatro no ranking – pediu para lutar com Aldo após vencer Chad Mendes por nocaute técnico, em dezembro.

Outro nome confirmado e esperado é o da lenda Anderson Silva (34-9). O ex-campeão dos médios enfrentou em sua última luta Israel Adesanya, no UFC 234, em fevereiro. Apesar da derrota por decisão para Israel Adesanya, Anderson teve grande atuação e fez uma luta equilibrada com o jovem nigeriano, que rendeu o bônus de “Luta da Noite” para ambos.

No Rio de Janeiro, Anderson irá enfrentar o americano Jared Cannonier (11-4), nono entre os médios e que vem de vitória sobre David Branch, no final do ano passado. A luta do dia 11 de maio vai marcar o reencontro de Spider com seus apaixonados fãs cariocas.

Ainda no card, o brasileiro Rogério Minotouro (22-8) e o americano Ryan Spann (14-5) lutam pelo peso meio-pesado. Com 22 vitórias na carreira, Minotouro nocauteou Sam Alvey em sua última luta, no UFC São Paulo, em setembro passado. Já seu adversário vem de cinco vitórias seguidas, a última sobre o brasileiro Luis Henrique KLB, no mesmo evento.

Revelada no “Contender Series Brasil”, programa onde atletas brasileiros tiveram a chance de conquistar contratos com o UFC, Luana Carolina (5-1) faz sua estreia na organização no evento do Rio de Janeiro. A peso-galo paulistana enfrenta a chinesa Yanan Wu (10-2).

Outro nome feminino que marca presença no card do UFC 237 é o da ex-desafiante ao cinturão peso-galo feminino Bethe Correia (10-3-1). A paraibana, atual número 12 da divisão, retorna depois de um ano e meio afastada do octógono. Sua adversária será a mexicana Irene Aldana (9-4), décima na categoria. O esperado duelo entre Correia e Aldana deveria ter acontecido no ano passado, mas acabou cancelado devido a lesões.

Também marcam presença no card o cearense Thiago “Pitbull’ Alves (28-13), que enfrenta o argentino Laureano Staropoli (8-1) no peso meio-médio, e a brasileira Talita Bernardo (6-3), que vai em busca da sua segunda vitória no UFC contra a americana Jessica-Rose Clark (9-5), em luta válida pelo peso galo feminino. Os outros duelos do card serão anunciadas nas próximas semanas, assim como a data da abertura oficial de venda de ingressos.

CARD PROVISÓRIO:

UFC 237
Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca (RJ)
Sábado, 11 de maio de 2019

Peso-palha: Rose Namajunas x Jéssica Bate-Estaca
Peso-médio: Anderson Silva x Jared Cannonier
Peso-pena: José Aldo x Alexander Volkanovski
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Ryan Spann
Peso-galo: Bethe Correia x Irene Aldana
Peso-mosca: Wu Yanan x Luana Carolina
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Laureano Staropoli
Peso-galo: Jessica-Rose Clark x Talita Bernardo
Peso-leve: BJ Penn x Clay Guida *

* Duelo ainda não confirmado oficialmente (saiba mais)